terça-feira, 25 de outubro de 2011

Administração do Whey Protein...



Os principais e mais críticos horários de administração da whey:

O CAFÉ DA MANHø devido ao fato de você acordar de várias horas de sono sem administrar nenhum nutriente e estar com o cortisol (hormônio catabolítico) alto. Não há necessidade de administrar com carbo de alto IG (Índice Glicêmico) nesse horário¸ pode misturar aveia ou outro carbo.

- IMEDIATAMENTE APÓS O TREINO, que é o principal horário devido ao fato da necessidade imediata de aminoácidos no sangue, coisa que a comida normal não pode fazer porque demora para ser assimilada. Sem falar no fenômeno chamado anorexia pós-treino, onde seu corpo demora ainda mais para assimilar os nutrientes. Nesse horário você deve administrar sua whey com um carbo de alto IG pois o pulso de insulina vai promover anabolismo e a whey será assimilada com maior facilidade.

- ANTES DE DORMIR em conjunto com uma caseína ou alguma proteína de lenta absorção para ter um mix de amino ácidos girando no sangue com a intenção de minimizar o catabolismo induzido pelo sono. Caso opte por administrar apenas a whey nesse período insira em conjunto com o shake uma colher de azeite de oliva caso não tenha uma caseína ou outra proteína, pois a mesma irá retardar a absorção do whey te dando aminoácidos por várias horas minimizando o catabolismo, pois a gordura do azeite retarda a absorção da proteína. Mais uma vez¸ nada de carbos nessa hora.

- PODE-SE TAMBÉM, porém não é essencial, administrar a whey protein 15 minutos antes do treino em conjunto com um carbo como malto para melhorar o plasma sanguíneo e realizar um treino mais proveitoso. No caso, faz-se a refeição sólida pré-treino normalmente uma hora antes e 15 minutos antes usa-se o whey em conjunto com malto, creatina, glutamina e bcaa’s.

A orientação para uma boa administração do whey seria nesses horários, portanto 4 vezes ao dia. Porém como sabemos que essa não é uma realidade acessível para a maioria das pessoas, pelo menos o pós-treino deve ser mantido pelos motivos já citados acima.
Por Rafael “Big Raffa” Bracca
Graduado em Educação Física e Pós Graduado em Exercício Resistido e Nutrição Esportiva.


*********************
BOM SABER: Whey protein tem a capacidade de fazer o corpo armazenar menos gordura e construir tecido magro, além de ter maior sensibilidade a insulina mais que qualquer outra proteína. Analises metabólicas de laboratório demonstraram que a utilização desse suplemento possibilitou uma utilização mais eficaz da gordura corporal como fonte energética (oxidação)¸ além da maior preservação muscular.
E pra encerrar e animar ainda mais a galera aqui do grupo Vassouras sobre esse produto, existem estudos comprovando a capacidade e a relação direta desse suplemento com o aumento da produção de IGF-1, o que é uma excelente notícia, pois esse é um dos hormônios mais anabólicos do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário