sábado, 28 de janeiro de 2012

Agachamento, adoro! + Look Fitness.

Oi gente....Tudo bom?

Bom final de semana pra vcs...

Hoje eu vou falar de um dos exercícios mais completos da musculação nas séries de pernas, e que eu ADORO, que é o AGACHAMENTO.



Atletas e treinadores experientes não têm dúvidas com relação à importância do agachamento quando se pretende resultados expressivos em volume muscular e força física geral.
Este exercício é seguramente o mais estudado da musculação e apresenta algumas variações interessantes na sua forma livre, uma delas é o agachamento com a barra à frente. Este movimento foi subtraído dos levantadores olímpicos na prova de Arremesso, em que o atleta levanta o peso agachando e levando a barra até a altura dos ombros, para em seguida ficar ereto e, numa segunda etapa, levantar a barra acima da cabeça até a extensão total dos braços.

OS PRINCIPAIS MUSCULOS TRABALHADOS NUMA SÉRIE DE AGACHAMENTO:

 

 
No Front Squat são ativados os mesmos músculos que no agachamento tradicional, embora com menor intensidade.

Trabalham principalmente o quadríceps (músculos anteriores da coxa), os isquiotibiais (posteriores da coxa), glúteos e lombares (eretores da coluna) e com menor intensidade os adutores e a cintura escapular.
Os abdominais também são bastante solicitados por que se contraem fortemente para estabilizar a coluna lombar. O glúteo e posteriores da coxa são ativados pela ação da extensão dos quadris.



TÉCNICA DO MOVIMENTO
A busca pelo conforto para que se possa sentir a sensação de trabalho muscular é válida em todos os exercícios da musculação, mas especialmente neste.
Em pé, com um espaçamento natural e confortável dos pés, tome a barra do suporte.
Esta será apoiada sobre o deltóide anterior, clavícula e parte superior do peito.
Olhando para frente, inspire e desça lexionando os joelhos com o cuidado de conservar as costas retas para manter o equilíbrio do centro de gravidade durante todo o percurso.
Agache até que eventualmente sinta dor ou desconforto nos joelhos e coluna lombar; caso este sintoma não ocorra, o movimento deverá ser completo até o ponto máximo possível do agachamento.
Neste momento, com os pulmões cheios de ar, faça um apnéia para que ocorra um aumento da pressão abdominal que fará a estabilização da coluna. Nunca relaxe os músculos no inal do movimento, retorne sem impulsos expirando quando ultrapassar o ponto de maior diiculdade.  Com o corpo ereto, faça mais uma ou duas inspirações profundas e desça novamente até que sejam completadas as repetições propostas.
EU USO UM CINTO DA RUDEL.=)

CUIDADOS ESPECIAIS E SEGURANÇA

As mãos poderão empunhar a barra na largura aproximada dos ombros, como faz o levantador, ou com as mãos cruzadas no estilo tradicional dos bodybuilders, veja o que é mais confortável e seguro para você.
Caso sinta desequilíbrio, um calço poderá ser colocado sob os calcanhares, mas primeiro experimente outra abertura entre os pés que permita equilibrar o corpo, pois um calço pode provocar tensões e desconforto sobre os ligamentos dos joelhos.
Um cinturão especial de treinamento apertado na cintura poderá ser utilizado nas séries mais pesadas para proporcionar maior solidez à coluna vertebral.
Não tome impulso para iniciar a subida, este é um erro sério que poderá expor as estruturas a lesões muito graves. A tentativa de impulso deixará por instantes a coluna, os quadris e os joelhos sem a proteção da contração muscular.
A tentativa de trabalhar algum ângulo do quadríceps em especial, utilizando posições de pés antianatômicas, aumenta as tensões dos ligamentos colocando-os em risco de lesões.
Pessoas não treinadas poderão fazer este exercício na falta de equipamentos próprios para estes casos, mas deverão ser assistidos pelo professor e evitar cargas que não permitam um mínimo de oito repetições.

PODE SE TRABALHAR O GRUPO MUSCULAR DAS PERNAS TAMBÉM NO LEG PRESS:


É importante observar que nesta proposta todos os músculos da coxa são trabalhados com profundidade.
Tanto a parte anterior e posterior, como glúteos e adutores recebem um forte estímulo. Havendo maior interesse na parte posterior da coxa e glúteos, o Leg Press deverá ser executado com os pés bem no alto da plataforma.  Os adutores da coxa são mais trabalhados com abertura maior entre os pés, tanto no agachamento como no Leg Press.
Conforme o grau de condicionamento e motivação, técnicas de alta intensidade poderão ser aplicadas, mas é necessário cuidado com o exagero, pois alta intensidade tanto quanto o volume excessivo de treinamento são catabolizantes.

UM VIDEOZINHO DE UM DOS MEUS TREINOS;)

Ah............e pra não perder o embalo, kkk, já que estamos falando em treino, academia....vou postar HOJE O LOOK FITNESS =) ...........
Risos...
Eu sou viciada, adoro comprar malhinhas de ginastica, é uma delícia treinar com uma malha confortável, legal, eu adoro... então vou postar um look desses pra vcs.;)


Bom, deixa eu explicar tudo isso ...kkkkkkk =) 1º eu ADORO malhas com estampa , =), essa ai da Camburiú leg e camiseta com top, o MEIÃO branco é tradição pra mim, uso sempre, não por modismo mas por questão de cuidado e higiene mesmo, pra evitar muito contato com os equipamentos da gym, tênis Nyke, esse é pra musculação mesmo básico sem grande amortecimento, O CINTO  é RUDEL, pra proteção da coluna, pra mim cabelo vai sempre presinho, num rabo de cavalo ou numa traça assim =) ... E a bolsa de tecido é Tommy, levo ai dentro sempre uma garrafa de água, luvas pra musculação, MP4, e toalha. =)
beijosssssssssss, gente, té a próxima.


3 comentários:

  1. Vc vai malhar toda lindaaaa! Eu tenho que comprar outra blusinhas pois eu suo demais e fico pegando vento, então eu vou trocar depois do aeróbico. Ah vc tem um cinto só seu! Chiquérrima!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus videos de treinos, assisti todos que estavam na série, nossa eu tbm adoro malhas de GYM, só que hj em dia por conforto eu optei pelo uso de macacões , acho melhor pra treinar, calça e bermudas me dão aflição pq ficam enrolando na cintura kkkkkkk ( Gordaaaaa). Eu acho legal ir arrumadinha pra GYM, não é pq vai ficar suada que vai feito baranga né? Bjooo

    ResponderExcluir
  3. ai dorzinha do outro dia do agachamento é otimoooo...heehehe
    adoroooo fazer agachamentoooo

    ResponderExcluir