quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Musculação ajuda no processo de emagrecimento?

 


Oi Gente,
Beijosssss pra vcs!
Então....tenho visto que uma das perguntas mais RECORRENTES pra mim, é: " Sandra, vc fazia musculação desde o início do processo de emagrecimento?"
Muita gente tem um MEDO INFUNDADO, de GANHAR peso, ou não emagrecer se fizer musculação...
SIM, gente...EU FAÇO MUSCULAÇÃO há 3 anos...e fiz desde o início, isso me AJUDOU muito sim, pois eu associei a DIETA + TREINO DE CORRIDA + MUSCULAÇÃO 5 vezes na semana, e com isso o percentual de gordura foi baixando... claro que é GRADUAL...a gente não perde quase 30kg dentro de poucos dias... EU QUERIA ELIMINAR esse peso, então a coisa teve de ser com PACIÊNCIA.
Digo a todas as pessoas que me procuram: TENHA PACIÊNCIA, emagrecimento não é fácil, e é lento se vc quiser um resultado durável! =)

Passei 11 meses de dieta restrita, equilibrada + treinos pra secar 28kg... e continuo até hoje mantendo o treino e uma dieta balanceada.... caso contrário o peso VOLTA sim... não é pra voltar a comer TUDO ERRADO depois de atingir sua meta. É UMA MUDANÇA DE HÁBITOS E DE VIDA pra sempre...

Pesquisei sobre o assunto pra trazer uma informação mais embasada pra vcs... e vou postar aqui as informações.Ok! =)
Então...NÃO TENHA MEDO de fazer MUSCULAÇÃO, pois quanto mais musculos vc tiver no corpo, mais seu metabolismo estará acelerado... vc continuará queimando calorias mesmo após seu treino, e vc ainda ganha um corpo mais definido e firme, mesmo emagrecendo tanto... ( a minha PROVA de que dá certo está ai na foto a baixo! )

Você tem medo de aumentar o seu peso com a musculação? Pois saiba que a longo prazo, a musculação é uma das atividades que mais ajuda a emagrecer de forma saudável.

Mas não é só você que pensa desta forma, na verdade, muitas pessoas acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.


Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar flácida e fraca ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente? “Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação física a cada três meses de exercício).

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de calorias (dependendo de cada metabolismo).” Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino.

Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física. Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta. Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter déia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo (mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 9000 calorias a mais. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido. Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais como nutricionistas, professores de educação física e médicos do esporte. Mais é importante ressaltar que a musculação emagrece de verdade e ainda previne a uma excessiva flacidez corporal, por aumentar a massa muscular corporal total e “preencher” espaços vazios deixados pela diminuição da gordura subcutânea.

FONTE: Espaço10 Academia. ;)

8 comentários:

  1. Amo teu blog sandrinha, aqui quem escreve é Alessandra , Alê do emagrecendo unidas e estou curtindoooooooooo demais o que escreve aqui.

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    1. Brigada Alê....também te adoro. =) amiga linda.

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  2. OBRIGADA MENINAS PELO CARINHO DE VCS.;) Bjs

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  3. Gostei muito do artigo sobre musculação, pois comecei a fazer e com um certo receio, que agora lendo já acabou...beijoo

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  4. Nossa amei esse post,era tudo oq eu precisava ler mesmo,pois estou fazendo HIIT+exercícios de força localizados e na balança aumentei 2kg,mas pelas fotografias é visível meu emagrecimento!
    Seu blog é tudo de bom,já estou seguindo!!
    Bjo

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  5. Oi sandrinha te sigo aqui no face e no Emgrecendo unidas..Acabei de fazer um blog é http://emagrecendocomaju.blogspot.com.br/ se puder me seguir...bjsss..

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