sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Entenda os efeitos da Insulina!

OI GENTE...=)

BOM DIA....beijos pra vcs!



Olha só, hoje eu recebi de uma amiga querida a ROSA MARIA RODRIGUEZ PAOLI, lá de Assunção no Paraguai um texto SUPER INTERESSANTE sobre os EFEITOS DA INSULINA em nosso organismo. O texto ORIGINAL está disponível no site: Nataliejillfitness.com , é em inglês, mas eu fiz a tradução pra poder postar de uma forma mais fácil pra vocês. ( Perdão se a tradução não fica assim tão boaaaa...não sou a fera no inglês, ok! ) Mas a intensão é ajudar, e creio que no final A IDÉIA PRINCIPAL DO TEXTO, foi passada! Que é a importância de se manter o EQUILIBRIO NA ALIMENTAÇÃO, optando por carboidratos integrais sempre, menos amido, mais proteinas magras, mais gorduras saudáves!
Vocês podem ler mais sobre tudo isso no texto a baixo da LINDA Natalie Jill Consulting .



Insulina - O que é, e como age na  sua saúde e peso corporal?

Quando as pessoas ouvem a palavra 'insulina", a maioria associa com diabetes e não prestam muita atenção ao que significa para o seu próprio corpo. Insulina recebe um 'significado ruim' por causa de sua associação direta com diabetes, mas a insulina desempenha um papel grande em cada corpo!
A insulina é responsável por determinar se você está armazenando ou queimando gordura, se seus níveis de energia estão bem, a sua consciência mental, o desempenho atlético, e até mesmo a possibilidade de doença crônica! Ou seja ... insulina, compreende-la é muito importante para sua saúde!
O que é a insulina de qualquer maneira?

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas quando você come carboidratos. Alguma vez você já comeu uma refeição de massa grande, e queria tirar um cochilo poucas horas depois? Você já começou a comer batatas fritas ou bolachas e você simplesmente não conseguia parar? Se você tem experimentado uma ou ambas as situações, você experimentou o que é um pico de insulina pode fazer para você. Mais sobre isso mais tarde ...O que a insulina faz em você?

Em termos simples, quando você come carboidratos, que são absorvidos pela corrente sanguínea (como a glicose), que por sua vez, eleva os níveis de açúcar no sangue. O pâncreas secreta insulina para ajudar seu corpo a processar o açúcar no sangue aumentados >>> (glicose), e armazená-lo como glicogênio nos músculos e no fígado. Se os estoques de glicogênio nos músculos e fígado estão cheios, então o açúcar no sangue ' em excesso' é armazenado como gordura corporal! Se o seu corpo estiver secretando a insulina, ele está em um processo de 'armazenamento', e nenhuma gordura corporal será queimada. ( Ou seja você estará engordando).Voltando a falar da nossa refeição de massa grande... Quando comíamos a refeição, tivemos uma grande inundação de hidratos de carbono o que levou a um aumento muito grande na secreção de insulina. Desde que o trabalho da insulina é "inferior" de açúcar no sangue, ele faz exatamente isso. Mas por causa da enorme pico de insulina, pode reduzir o açúcar no sangue um pouco demais, e isso é quando você se sentir sonolento, cansado, e, geralmente, como você precisa de uma soneca! Apos comer muito carboidrato.



O que a gordura tem a ver com a insulina?


Os hidratos de carbono estão diretamente ligados a seus níveis de insulina, mas as gorduras têm um papel nisso também. Se você está comendo gorduras saudáveis ​​com as suas refeições, estas gorduras irão diminuir a digestão dos hidratos de carbono que vai abrandar o aumento do açúcar no sangue que vai manter os picos de insulina na faixa boa.O que é uma gordura saudável?

Um equilíbrio entre Omega 3 (a partir de óleo de peixe) e 6 (gorduras Omega encontrada em óleos vegetais, milho, gergelim, amendoim cártamo etc, ...). Nós, naturalmente, obtemos o suficiente, muitas vezes muito ômega 6 (gorduras boas)  em nossa dieta. Para ter um bom equilíbrio, você tem que ser consciente e aumentar a sua ingestão de ômega 3, que pode ser encontrado em peixes, carnes silvestres e alguns suplementos. Uma maneira fácil de obter estas é de suplementos de óleo de peixe.Se você está comendo gorduras ruins (gorduras-trans) ou você não está comendo o próprio equilíbrio de ômega 3 e ômega 6, suas células não serão capaz de converter o açúcar no sangue com facilidade, levando a resistência à insulina.


O que é a resistência à insulina ?

Resistência à insulina é quando as células são menos afetadas pela insulina e de açúcar no sangue (a partir de carboidratos que você comeu) não pode se mover livremente em células do seu corpo para ser queimados ou armazenado. Como a reação de seu pâncreas secreta mais insulina e você tem níveis elevados de glicose (açúcar no sangue) e de insulina circulando em seu corpo com nenhum deles indo para onde eles deveriam ser. Altos níveis de insulina, gatilho a produção de hormônio do estresse, o cortisol junto com o açúcar no sangue será transformado em gordura corporal. A resistência à insulina, gera negativamente gordura corporal,  (especialmente a gordura da barriga) aumenta o risco de doenças cardiovasculares, e destúrbios a saúde, incluindo hormônio testosterona. Nos homens, os níveis mais baixos de testosterona estão associados com maiores teores de gordura corporal, menos massa muscular , falta de desejo sexual, e problemas de saúde geral. 
A resistência à insulina em última análise, vai se transformar em Diabetes Tipo 2. No entanto, a resistência à insulina não é uma constante e pode ser melhorado com nutrição e exercício físico!
Nessa mesma linha, quando você mordiscar biscoitos, batatas fritas, ou outros hidratos de carbono dos alimentos 'snack' rico, você tem uma constante liberação de insulina. Esta constante liberação de insulina mantém baixo o açúcar no sangue, que por sua vez diz-lhe para continuar comendo para obtê-lo de volta! Agora você sabe porque você simplesmente não pode colocar esses biscoitos, batatas fritas e doces para dentro! (Isso gera mais compulsão). 



Melhore a sua dieta comendo mais proteínas, menos carboidratos ricos em amido, alimentos e gorduras saudáveis ​​em cada refeição. A proteína é muito importante porque a proteína secreta um hormônio que é basicamente o oposto da insulina, e é trabalho é elevar os níveis de glicose no sangue. O hormônio é o glucagon, e aumenta os níveis de glicose, liberando energia armazenada. A liberação de energia na corrente sanguínea é a forma como a gordura corporal é queimada. Se a insulina está sendo segregada, você está armazenando energia. Se glucagon é secretado, você está liberando energia. Então, se você quiser manter a insulina sob controle, verifique se você está o consumo de proteínas e gorduras saudáveis ​​em cada refeição.
Coma carboidratos baixo índice glicêmico, tais como: Legumes, couve, brócolis, alface, repolho, couve-flor, cogumelos, feijão verde, aspargos, pepinos, espinafres, pimentão...Frutas de morangos, mirtilos, framboesas, cerejas, amoras, nectarina, abacate ( tem gordura saudável), uva, tomate.  Grãos de aveia, cereais integrais, pães integrais.
Aumentar a atividade física - Certifique-se de que você está fazendo exercícios de treino de cardio e força. Em uma base diária, certifique-se que você está levantando pesos, fazendo o treinamento intervalodo, a uma  velocidade que você caminhe - corra - caminhe. Faça elíptico, bicicleta, subir escadas, ou o que mantenha o seu coração acelerado e pode suar bastante, vaaaaaaaaai!Esperamos que você tenha uma melhor compreensão da insulina e do papel que desempenha em sua vida! Sei que as coisas podem ter ficado um pouco complexas no texto, mas confiem em mim, é realmente fácil. Apenas certifique-se que você está comendo gorduras saudáveis ​​e proteínas com os carboidratos integrais, e você deve sentir a diferença!

Texto by: Natalie Jill.

BEIJOS EM VOCÊS!
E obrigada Rosa Maria pela dica maravilhosa! Té a próxima....

O que você pode fazer para melhorar sua saúde de insulina:

6 comentários:

  1. Oi Sandra!
    Que texto ótimo, Quanta informação!
    Parabéns pelo seu inglês!
    Abraços.
    Convido para que leia e comente “AGATHA CHRISTIE” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

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  2. É isso aí Sandrinha, levanto informações de ótima qualidade à todas. Adorei o post sobre a insulina!

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  3. É isso aí Sandrinha...
    Adorei o post sobre a insulina!!! Sempre levando informação de grande valia para as leitoras do teu blog. Adorei!!!

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  4. Adorei o post! Informação muito útil né amiga? Coincidência pq to pesquisando justamente sobre a insulina e o efeito (ou não) do picolinato de cromo sobre ela! Se achar algo, posta aí! :D
    Saudades suas! Bjão! :*

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  5. Adorei!!Mas uma pergunta: banana é rica em amido ou não??Mas se é, pq os marombeiros amam a banana??Eu tb amo, fiz uma dieta em 2 meses comendo 4 bananas por dia e perdi mt gordura abdominal!!Bjks

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  6. Valeu Jeferson! =) brigada...vou lá sim.

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