quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pra Facilitar a Vida na Dieta!

Oi gente =)
Beijos em vocês todos...MUITO OBRIGADA mais uma vez pelas visitas aqui no Blog e na Fã Page lá do Face =) fico sempre muito FELIZ em poder compartilhar um pouco do que sei, que aprendi com esses anos de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e treinos, com vocês.

E ai? Animados pro CARNAVAL?
Cuidado heim!!! Não vamos meter os 2 pés na JACA pelo amor de Deus!!! Lembrem-se que depois do Carnaval  AVIDA SEGUE e que é ruim demais voltar cheia de culpa e kilos extras só por conta de exageros... =) Dá pra viajar, brincar e se divertir sem extrapolar tudo, =).

INIMIGA DA DIETA NO CARNAVAL! =)

Então vamos lá...às DICAS!

COMIDINHA DA SEMANA CONGELADA! ;)

BOM, MAS VAMOS AS DICAS DE HOJE... como eu havia PROMETIDO a vcs, fiz um post falando de como é que eu ME VIRO EM CASA PRA DAR CONTA DE MANTER A DIETA A SEMANA TODA, cozinhar, e ainda cuidar de casa, filho, trabalho, facul, e treinos sem PIRAR kkkkkkkkkkk.=)
Eu normalmente cozinho já pra SEMANA TODA, tiro 1 dia na semana, de preferência o sábado, que um dia que fico em casa, faço compras de mercado e já faço logo minhas "marmitinhas" da semana toda pra NÃO TER DESCULPA de sair da linha e comer porcaria na rua! ;)
Como tenho um filhotinho pequeno que PRECISA se alimentar bem todo dia, isso me ajuda AINDA MAIS a ser disciplinada nas refeições, pois DURANTE TODA A SEMANA na minha cozinha, geladeira e dieta não entram PORCARIAS..., abro pra ele que é criança as devidas exceções , lógico, mas procuro sempre escolher alimentos SAUDÁVEIS pra minha família toda!
Por exemplo, aqui não COMPRAMOS e dificilmente consumimos REFRIGERANTES, comidas congeladas industrializadas, ou fast food. Deixo isso pra apenas um dia na semana... MINHA GELADEIRA eu tento manter o mais "limpa" possível no sentido de NÃO TER COISAS QUE ME FAÇAM PERDER O FOCO DA DIETA, não entra doces, chocolates, refris, e outras porcarias... =)


Organização facilita a vida na dieta! =)


COMO CONGELAR SEUS ALIMENTOS PRONTOS?

Congelar alimentos é prática muito comum que facilita bastante o nosso dia-a-dia na cozinha.
Mas não basta apenas guardar em qualquer recipiente e jogar no freezer ou congelador. É preciso alguns cuidados básicos para manter a qualidade dos alimentos.

Nessa hora organização é tudo.
Use potinhos de plásticos ou refratários de vidro, contanto que ambos tenham tampa plástica que os fechem hermeticamente. E não esqueça de retirar todo o ar quando for embrulhar os alimentos, além de etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento.

CARNE E FRANGO - PRONTOS PRA CONGELAR.

Limpo e preparo a carne e o frango, tempero com pouco sal, bastante alho, açafrão, cebola ralada, curry, pimenta do reino moída, alecrim e ervas ( aqui eu usei salsa e coentro).

Congelar Carnes:
Antes de ir ao freezer, a carne deve estar limpa, com pouca ou nenhuma gordura, e embalada em potes plásticos fechados hermeticamente ou filme plástico. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um.
As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras. Carne de boi ou vaca permanece por até 12 meses. Carne de porco ou vitela dura até nove meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira cinco horas antes do uso para cada meio quilo, duas horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar.

Congelando Aves:
Para congelar aves no freezer deve ser utilizado filme ou saco plástico. Pode ser congelada cozida ou crua. Quando crua deve ser bem lavada. Em pedaços congela-se um a um com filme plástico e coloca-se no saco plástico a quantidade de uma refeição. Peru e frango duram até 12 meses. Miúdos permanecem por três meses. O fígado não se mistura aos miúdos no congelamento e dura apenas um mês. Patos e gansos duram até seus meses.

LEGUMES PICADINHOS

Você pode picar e deixa-los prontos juntos em potinhos pra preparo de sopas e caldos.

Congelando legumes.
Lave bem os legumes em água fria e só use aqueles que não estão maduros para congelar. Alguns necessitam a retirada de pontas ou fios. Devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar. Escorra muito bem e embale-os em saquinhos plásticos ou potes fechados hermeticamente, na quantidade de uma refeição. Para consumir legumes congelados não é necessário descongelamento, basta colocá-los numa panela com água e sal e tampar até que fiquem cozidos.

MASSAS:



Congelamento de Massas:
Para evitar que ela fique ressecada, quando congeladas prontas e com molho, faça da seguinte forma:
1 - Cozinhe a massa al dente (pois com o descongelamento e aquecimento, a tendência é que amoleça mais), misture com o molho, reservando uma certa quantidade dele, para o processo.
2 - No recipiente, onde será feito o congelamento, coloque um pouco do molho reservado, que será utilizado na confecção do prato e congele um pouco des
te, sozinho. Assim que estiver bem congelado, coloque a massa sobre ele, normalmente. Regue com mais molho e leve para congelar, aberto. Depois de bem durinho, feche, date e pronto.
Resultado: Quando o prato for descongelado e aquecido,o molho ficará líquido, umidecendo a massa, evitando o ressecamento. Funciona com qualquer massa.



MEU AMADO FEIJÃO, NÃO VIVO SEM ELE!

Bom a "regrinha" básica do congelamento diz que se deve fazer sem NENHUM tempero, mas eu tempero o meu e fica DELÍCIA assim mesmo! =)

Congelamento de Feijão: 
Quem vai preparar os grãos para consumir durante toda a semana, o ideal é cozinhar o feijão sem tempero algum. Na verdade, não deixe-o cozinhar completamente. Depois de 35 minutos na pressão, desligue o fogo.  Depois, é necessário congelar em potes com capacidade para 200 g. Esta é a quantidade para descongelar todos os dias e consumir.  Para descongelar, basta tirar o pote do freezer e deixar na geladeira. Se a pessoa estiver com pressa, também pode fazer isso no micro-ondas.


Ok! Garotas! PRONTAS PARA COZINHAR???
Eu faço assim TUDO congeladinho, porque ODEIO COZINHAR, e não tenho tempo para estar na cozinhar TODO DIA fazendo comidinha, então faço da semana toda!
=)

OUTRAS DICAS QUE FAÇO QUE FACILITAM MUITO MINHA VIDA=)


Tenho sempre o CHEIRO VERDE (ou como chamamos aqui no nordeste, o COENTRO), a cebolinha e salsa, picadinhas num pote e CONGELO ASSIM MESMO, ai na hora de por na sopa, no caldo, ou no feijão, é só pegar! =) Fácil, fácil!



 O ARROZ ( esse ai é o branco), mas pra MIM faço sempre do integral, e cozinho pra 2 ou 3 dias, e deixo em potinhos na geladeira, o arroz NÃO FICA LEGAL se congelar!=)


Tenho sempre uma SALADINHA cortada num pote na geladeira, corto de manhã e deixo lá, no almoço já tenho salada PRONTINHA, e em qualquer hora do dia que bater FOME, posso pegar dela e misturar com ATUM e matar o desejo de comer! =)


 O QUEIJO eu tiro da embalagem de plástico e já CORTO FATIADO e deixo no potinho na geladeira, facilita na hora de servir, assar e comer.=) Tudo pra ganhar tempo!!!


 O mesmo faço com o QUEIJO fatiado mussarela e prato, e o presunto, já ficam nos potinhos na geladeira, fora daquelas embalagens plásticas de mercado, e pra facilitar na hora de ir a mesa ou fazer o sanduiche do filhote! =)

 FRUTAS SEMPRE........ ai só tem algumas, mas tenho SEMPRE ABACAXI, BANABAS, MAÇÃS, UVAS, TANGERINAS, MELANCIA .... são bem vindas! =)


Pronto gente!
Acho que é isso! =)
ESPERO TER CONSEGUIDO FALAR UM POUCO DE TUDO QUE FAÇO NO DIA A DIA DA COZINHA PRA ME AJUDAR NA ROTINA DE PREPARO DA ALIMENTAÇÃO, E QUE ISSO AJUDE A VCS TAMBÉM;)

BEIJOSSSSSSSSSSSS.
=)
SE VC CURTIU, DEIXA UM COMENTÁRIO AI PRA MIM, TÁ? =) Brigada!!!!!!
Té a próxima!

15 comentários:

  1. Que organização flor parabéns bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola Sandrinha!
    Q sensacional o q vc faz... isso incentiva e ajuda mta gente (uma delas sou eu).
    De ver sua disciplina acabei me incentivando a tentar fazer algo por mim...
    Vou me matricular na academia apos o Carnaval e vou seguir sua dieta!
    Agradeço em nome de tds!!!!

    Bjs!
    Alessandra -SP
    alessandra.sa.teles@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha, uma dica para o arroz eu tempero ele bem, e ponho em um recipiente na geladeira, quando quero comer, ponho a quantidade desejada e água, e assim como sempre arroz fresquinho, minha família ama.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandrinha tudo bem? Também faço parte do grupo Female Muscle Show no face e to sempre lendo suas dicas e de todas as outras meninas, são muito boas e parabéns pelo seu blog também, achei super interessante essa dica que vc postou. Tb tenho a vida um pouco corrida e com isso acabo não fazendo uma alimentação do jeito que deveria ser,ou seja, mais correta, não sou atleta mas amo fazer musculação ou qualquer outro esporte e gosto de tudo que estiver relacionado com saúde e bem estar do corpo, vou começar a fazer o q vc faz tb com os alimentos, facilita muito!!!Bjs de sua colega Conceição.

    ResponderExcluir
  5. Sandrinha... adoreiii!!!
    Faz pouco tempo que conheci tua história e acompanho seu Blog... estou muito empolgada e seguindo suas dicas!!!
    Abraçãooooo...

    ResponderExcluir
  6. Ah!Uma dúvida... as carnes vc congela sem cozinhar???? Valeu...

    ResponderExcluir
  7. Otimas dicas !Também faço isso..pra quem não tempo é TUDO !!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. amei as dicas ta de parabéns pela sua organização..

    ResponderExcluir
  9. Olá sandrinha,

    Amei suas dicas de congelamento..
    Até pq era meio leiga nisso....

    E amei sua receita do feijão..nunca o fiz assim e vou tentar
    fazê-lo da maneira que vc ensinou!!

    beijos e um ótimo feriadão light para nós!!

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas de congelamento, vou começar a treinar isso também...
    beijão,
    Mel
    Se der, tenta tirar a verificação de palavras. Se quiser, lá no desafio boa menina tem um tutorial que ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mel, já consegui tirar a verificação de palavras =) beijos flor.

      Excluir
  11. só dou uma dica: potinhos de vidro, please! o plástico solta bpa principalmente se congelado e aquecido. isso simula hormônio feminino e pode causar desde desequilíbrio hormonal a câncer. de resto, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. adorei as dicas, agora tenho que introduzir na minha vida também!!!
    obrigada por usar seu precioso tempo nos ajudando!

    ResponderExcluir
  13. OBRIGADA MENINAS, A TODAS VCS, PELOS COMENTÁRIOS E PELO CARINHO SEMPRE! =)
    BEIJOS GRANDES.

    ResponderExcluir