segunda-feira, 23 de abril de 2012

Insônia? Você conhece a Melatonina?

Oi Gente...
Como foram de final de semana? =)
Então...eu me comportei razoavelmente ...risos... na dieta, não treinei nesse finde + feriado, só foi uma pausa e dia de descanso mesmo, eu tava precisando pro corpo se recuperar 100% da gripe e ficar mais forte no pique e na imunidade. ( Da-lhe vitamina C )...   Bom mas hoje eu trouxe uma informação pra vocês, da qual eu mesma estava precisando e comecei a pesquisar a respeito, é sobre a "INSÔNIA", naqueles dias de sono leve demais que até o passo do gato na cozinha acorda a gente... Sei que tem muita gente que sofre desse mau, insônia é fogo...e além disso QUEM TREINA PESADO, precisa do SONO ANABÓLICO, do repouso pra crescer e se recuperar do esforço do treino anterior... Então uma noite mau dormida pode causar um bom estrago no nosso humor e resultados de ganho de massa magra sim. 

   
Porém, eu já usei medicação ansiolítica, e antidepressivos no passado, na época que precisei de tratamento para depressão, mas passou graças a Deus, e hoje em dia fujo de qualquer medicamento que tenha tarja preta ou risco de causar dependência... então pra MIM nada de Rivotril , ou qualquer outro diazepínico... escolha minha tô fora. =) Busco sempre algo mais leve, mais natural, mais saudável pra me ajudar. Então descobri a MELATONINA. Tá ai a baixo as informações pra vocês! 






Melatonina é um suplemento natural para ser usado à noite. Conforme nossos olhos registram o cair da noite, a glândula pineal (localizada no centro do cérebro) inicia a produção de melatonina para auxiliar o nosso organismo a regular o ciclo do sono (ciclo circadiano). Estudos sugerem que uma pequena suplementação de melatonina nos ajuda a melhorar a qualidade do sono e facilita a adaptação ao “jet-lag” (mudança de fuso horário em viagens intercontinentais). Conforme envelhecemos, a quantidade de melatonina produzida pelo nosso organismo vai decrescendo. Cientistas acreditam que esta é a causa principal das pessoas idosas dormirem mal.

A melatonina não é considerada uma medicação porque é produzida no próprio corpo, está mais para suplemento alimentar, tal como são as vitaminas. A melatonina por ser natural não possui efeitos colaterais nem induz a dependência, além de não perder a eficácia ao longo do uso.

Podemos dizer que essa é a melhor alternativa para um bom grupo de pacientes com insônia. Como sonífero, a melatonina funciona ainda melhor do que os sedativos sintéticos, como os barbitúricos e as benzodiazepinas. Para os iniciantes: a melatonina é eficaz em pequenas doses e não produz efeitos colaterais. Além disso, o hormônio preserva a arquitetura natural do sono, inclusive o tempo e a duração das fases de sonho caracterizadas pelo movimento rápido do olho (a fase REM – rapid eye movement).

Qualquer pessoa, de qualquer idade, que sofra de insônia pode se beneficiar da melatonina. O hormônio é especialmente adequado aos idosos. Essas pessoas têm dificuldade de ter uma boa noite de sono porque a glândula pineal reduziu a produção de melatonina.

Você não precisa ser um insone inveterado para se beneficiar da melatonina. Para pessoas que dorme bem, mas nem sempre o sono é como deveria, o hormônio pode estimular o sono mais profundo e mais restaurador. No dia seguinte, você se sentirá muito mais descansado.

Os suplementos de melatonina facilitam o sono aumentando as concentrações sangüíneas do hormônio dos níveis diurnos de 10 picogramas por mililitros para os níveis noturnos de 100 picogramas por mililitros. A dose do suplemento necessária para obter esse aumento varia de uma pessoa para outra. Doses “normais” variam de 0,3 a 6,0 miligramas, embora, alguns casos resistentes de insônia tenham exigido até 20 miligramas. Ainda assim, sua melhor opção é começar de baixo – digamos, de 1 a 3 miligramas – e ir aumentando a dose aos poucos, até chegar ao nível mais adequado.

O tipo de insônia determina a duração do tratamento com melatonina para a produção do máximo efeito. Por exemplo, se você tiver dificuldade de pegar no sono, mas não de dormir, tome regularmente meia hora antes de se deitar. Se pega no sono facilmente, mas tem sono leve ou costuma acordar de madrugada (entre 2 e 5 da manhã) e não consegue pegar no sono de novo, talvez consiga melhores resultados se tomar melatonina de ação prolongada ao deitar-se.

Algumas pessoas têm os dois tipos de insônia. Se você for uma delas, talvez seja bom experimentar uma combinação de suplementos de melatonina regulares e de ação prolongada.
Quando começar a tomar melatonina, você talvez se sinta um pouco desorientado ou confuso nas primeiras horas após acordar. Essa sensação deve desaparecer após algumas noites de uso do hormônio. Se persistir, é provável que tenha que diminuir a dose.


Em humanos, a melatonina tem sua principal função em regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. Outra função atribuída à melatonina é a de antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta e, através da administração suplementar, ajudando na recuperação de neurônios afetados pela doença de Alzheimer e por episódios de isquémia(como os resultantes de acidentes vasculares cerebrais).

Bons sonhosssssssss
beijos té a próxima!




Um comentário:

  1. Adorei! Pois tenho sono pesado, mas tenho muita dificuldade pra dormir e inclusive pra ter horário de dormir!

    Adorei !

    Beijos

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