quinta-feira, 19 de abril de 2012

Muita coisa... Dieta Cutting, Entusiasmo, Novo Treino... e lá vamos nós!

ENTUSIASMO, meu lindoooo, que BOM que você VOLTOU, eu já estava com SAUDADES! =)


Oi Genteeeeeee.
QUE SAUDADE de postar com CALMA aqui, afffff!


Nessas últimas semanas A CORRERIA foi geral, MUITO TRABALHO, e coisas da facul pra estudar, além claro de todas as DEMAIS coisas e afazeres do dia a dia, né...
DAI EU DEI UMA PIFADA=/ SÉRIO MESMO...
Passei alguns dias num DESÂNIMO só, sem conseguir tempo pra treinar nem corrida, nem musculação, 15 dias praticamente sem conseguir botar o pé na academia ( pra minha TRISTEZA), ai vc se olha e começa a sentir o EFEITO disso, perde aquele tônus, aquela forma TÃO SUADA e BATALHADA na academia semana, pós semana... =( bate uma tristezaaaaaaaaa...
Nesse estresse todo, já viu né? o CORTISOL sobe, (hormônio danado), a barriga parece que é a 1ª a dar o ar da graça kkkkkkkkkk quando a gente começa a derrapar na dieta, já viram?
Até porque EU (no meu caso) que FUI OBESA muito tempo, as células de gordura PERMANECEM aqui no meu corpo, isso é mal de todo EX-OBESO viu..., se a gente RELAXAR NA DIETA E NO TREINO as danadas das células de gordura VOLTAM A CRESCER COM TUDO, elas só querem uma DERRAPA nossa! 
Mas enfim, estive GRIPADÍSSIMA, moel, sem ânimo =( 
MAS...GRAÇAS A DEUS A URUCA PASSOUUUUUUUUUUUU!!!
Tô me recuperando da GRIPE MARVADA, e VOLTEI AO TREINO E A DIETA HOJE! =)




Bom...TEM TANTA COISA PRA FALAR AO MESMO TEMPO, que vou ver por onde começo, né?! =)


BOM, 1º minha DIETA MUDOU... eu havia começado a fazer a dieta ciclica do Desafio da Dani Tamega, mas foi justo quando começou as mudanças aqui pra mim, ai perdi 2 semanas de treino, e não deu pra obter os resultados que eu desejava desse desafio, então vou praticamente COMEÇAR DE NOVO...  Nova dieta tá sendo montada=) devo entrar nela com TUDO nessa próxima semana.


O TREINO também vou mudar =) a ficha já tá com minha linda professora Ricarda Serejo pra dar um UP nesses MUSCULOS, que eu QUERO E PRECISO DAR UMA SECADA AGORA, baixar % de gordura, (coisa difícil em mim, viu...afff...MAS EU NÃO DESISTO E VOU A LUTA! ) e manter a massa magra ao MÁXIMO possível! 
PENSANDO NISSO........... eu que tinha minhas dúvidas sobre tal assunto, fui PESQUISAR e achei esse texto MUITO BOM, da MUSCULAÇÃO TOTAL - No Pain, no Gain, e trouxe pra vcs.;)
Porque tem MUITA DICA boa!




EXCELENTE TEXTO! (RECOMENDO A LEITURA)





Quem aqui nunca errou na preparação de uma dieta? Alias, quem nunca errou na preparação de um cutting? Eu acho muito mais fácil errar a preparação de um cutting (fase em que almejamos perda de gordura para aqueles que não estão familiarizados com o termo) do que em um bulking. As pessoas se desesperam quando o assunto é perda de gordura, querem ver resultados rápidos e na maioria das vezes querem ver resultados na balança.

O que acontece então com essas pessoas? Montam uma dieta muito pobre em calorias e perdem uma grande quantidade de PESO, o que é totalmente diferente de perder GORDURA. Para atingir resultados máximos durante o cutting não basta apenas perder peso ou gordura, você deve manter o máximo de massa magra possível ou até ganhar um pouco (vamos ser realistas aqui não espere ganhar 2 Kg de músculo durante uma fase de depleção calórica) e ai que mora o “segredo”. Com isso, segue uma lista com os erros mais cometidos durante o cutting.





Começar com uma depleção calórica muito alta

Eu sempre vejo as pessoas dizendo “calcule suas necessidades calóricas e tire 500 Kcal”, isso não faz muito sentido. 500 Kcal para quem gasta 5000 Kcal por dia corresponde a 10% do total, para quem gasta 2500 Kcal já é 20%, para quem gasta 2000 Kcal é 25% do total, ou seja, para uns 500 Kcal pode representar 1/10 para outros 1/4 da dieta. Na hora de montar sua dieta retire 10% das calorias totais, assim fica adequado para cada pessoa e com o tempo se necessário vá abaixando mais as calorias.





Utilizar pouca carga

Claro que a sua força vai cair por causa da depleção calórica, não estou falando sobre isso, o que eu quero dizer é que as pessoas ainda tem na cabeça de que existe um treino pra “definir” quando isso já caiu por lenda faz vários anos, não há necessidade de utilizar repetições muito altas.
Repetições altas = pouca carga = pouca tensão intramuscular = poucas microlesões.
Continue treinando na mesma margem de repetição que você utilizar para ganhar massa e no final, caso seja necessário, aumente o volume do treino para aumentar o gasto calórico diário, mas utilize isso como uma jogada final para perder gordura não como a principal.

Treinar demais
Se para com uma dieta hipercalórica é “desnecessário” treinar 6-7x na semana, imaginem quando você está em uma dieta hipocalórica que seu corpo possui menos energia para fazer as mesmas coisas? Limite à quantidade de treinos na semana, ao meu ver 4-5x está de bom tamanho, no resto da semana faça alguma atividade aeróbica e tire pelo menos um dia de descanso total para relaxar.






Comer pouco carboidrato 

Para perda de peso costuma-se utilizar menos carboidrato, mas tem pessoas que tiram carboidrato demais da dieta, o que acaba deixando-os fracos, com insônia, sonolentos e etc. Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e os neurônios se “alimentam” apenas desse tipo de nutriente, além de que estudos comprovam que os carboidratos possuem grande influencia na regulação de um hormônio chamado adiponectina. Secretado pelo tecido adiposo essa substancia proteica desempenha um papel na regulação da energia, bem como no metabolismo lipídico e de carboidratos, reduzindo a glicemia e lipídios, melhorando a sensibilidade à insulina e tem um efeito anti-inflamatório. Conclusão: reduza apenas o suficiente de carboidrato da dieta, não tire todo ele.


Depender de estimulantes


A primeira coisa que 90% das pessoas me perguntam quando querem perder gordura é: “qual termogênico eu tomo?”. Parece que os suplementos que contem estimulante, bloqueadores de cortisol, controladores de apetite são mais importantes do que treino+dieta+descanso. O que é um absurdo, os suplementos alimentares como o nome diz são SUPLEMENTOS foram criados para SUPLEMENTAR, colocar algo a mais e não para ser o principal. Utilize-os quando estiver próximo do seu objetivo, pois provavelmente nessa fase você vai precisar de algo que auxilie o seu metabolismo a queimar gordura.





Não fazer recargas


Refeed, carb-up, dia do lixo, refeição lixo. Utilize o nome que quiser. A verdade seja dita aqui, além de fazer um bem absurdo para o psicológico comer algo fora da dieta é muito bom também para queima de gordura. Aumentar as calorias nessa fase significa acelerar o metabolismo, pois aumenta a produção de leptina e a já citada aqui adiponectina, que regulam diversas vias metabólicas responsáveis pela composição corporal. Por favor, isso é uma estratégia a ser utilizada e não uma desculpa para comer tudo que puder no menor espaço de tempo, sendo que a frequência das recargas é inversamente proporcional a sua porcentagem de gordura corporal.



Lembrem-se, você não ganhou toda sua gordura em um mês então não tente perde-la toda em um mês também. Assim como ganho de massa magra, a perda de gordura é algo que leva tempo. Para aqueles que não tem pressa pode-se fazer uma “recomposição corporal”, no qual perdemos gordura e ganhamos massa magra no mesmo período mas isso é assunto para outro dia.

Musculação Total.



=)


BOM..........eu HOJE APROVEITEI TODO MEU PIQUE DE VOLTA, RENOVADO, MEU ENTUSIASMO DE VOLTA, pra TREINAR........
Fui pra academia cedo, fiz minha série de musculação e ainda aproveitei as aulas de aeróbio ( Jump Circuit e dança) que adoro! =) 
A PALAVRA CHAVE AGORA é foco nos novos rumos! 
VAMOS LÁ?
Bons treinos! 

7 comentários:

  1. Parabéns pela determinação... Ta linda!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, fiquei interessada em saber sobre como perder gordura e ganhar massa magra no mesmo período. Só a musculação básica já faz isso?
    Gostaria muito de ficar com os músculos mais definido como na foto que vc postou da moça de biquini preto, não tenho muita pressa só quero um dia chegar lá. Obrigada pelas informações. abraços Va.

    ResponderExcluir
  3. é isso ai sandrinha...adoro ver tuas fotos de antes e depois, me inspira mtooooooooo....bora q essa gripe vai embora e tudo volta numa boa

    ResponderExcluir
  4. nossa, tenho verdadeiro PÂNICO de professor que fala em treino pra definição e passa trocentas repetições com pouca carga. isso aconteceu comigo uma vez e eu comecei a sentir dor (comecei a treinar há mais de 10 anos por conta dos joelhos - indicação do ortopedista), falta de ânimo pra treinar e a depressão ameaçou voltar. eu preciso de carga, meu corpo precisa dela. aí fui percebendo que, sempre que quero baixar o %bf, PRECISO continuar pegando pesado. esse tal de treino de definição me engorda mais ainda. claro que cada um é cada um, mas eu acho isso uma porcaria. em duas semanas tentando fazer essa m*, senti até meus músculos mais moles, sem aquele pump. graças aos céus que minha academia atual tá cheia de prof nerdinho, que pesquisa, estuda e tá sempre atualizado.

    isso de cortar carboidratos me agonia muito. já vi muita gente reengordando depois. eu acho isso válido só pra quem é praticamente profi e já tem uma dieta 100% sempre. aliás, tbem acho que uma pessoa que queira tomar termogênico já tem que ter uma dieta 100%. só que o que vejo (inclusive nesse fórum que vc postou - sou leitora dele tbem)é muita gente com treino meia-boca e dieta meia-boca querendo milagre com termogênico. são atalhos. e atalhos são sempre receita pra voltar tudo depois. suar ninguém quer, né?

    e o dia do lixo, pra mim, funciona muito. claro que não vou estragar tudo que fiz nos dias anteriores, mas é meu dia de mais carbo complexo, de um doce, coisa assim. e, pra mim, tem um efeito curioso: no dia seguinte ao do lixo, me sinto mais magra. louco, né?

    isso de cortar muita caloria é um crime. receita pra perder músculo e desacelerar o metabolismo. por isso que a gente vê por aí tanto blog com meninas que só engordam e dizem que nenhuma dieta adianta. curiosamente, histórias de sucesso, como a sua, já mostram qual é a receita do sucesso. é muito claro. mas, né, milagres...

    isso aí. força. beijo.

    ResponderExcluir
  5. Parabens Sandrinhaaa !
    Vc me animou tbm com esse post, rss.

    Um beijoo ♥

    ResponderExcluir
  6. Vai lá, Sandrinha! Senta a pua!!! Quero ver nós duas bem sequinhas...vai dar certo!

    ResponderExcluir
  7. parabéns pela força e determinação!!
    estou iniciando meu processo de dieta e ler sobre pessoas como vc só me dão mais vontade se forte até o fim

    ResponderExcluir