segunda-feira, 30 de abril de 2012

Receitas e Como Sair do Efeito Platô


Oi Gente... Tudo bem?
Saudades de ter mais um tempo livre e ficar aqui trocando idéias com vocês... respondendo os comentários, e.mails... Pôxa, mas nem sempre é possível...
Mas daí aproveitei esse final de semana com "Feriadão" , pra além de descansar e curtir a praia, fazer umas atualizações aqui pra vocês. :) Tá.
Minha amiga linda e querida a Rita Aguiar me perguntou sobre a questão do Efeito Platô, que é aquela fase quando a gente já eliminou bastante peso, e o corpo ( o organismo em geral) dá uma estacionada, desacelerada a eliminação de peso...Então hoje vamos falar sobre isso aqui e mais umas dicas de como "Acelerar o Metabolismo" ok. ;)
Aproveito e deixo aqui pra vocês um vídeozinho que fiz esse finde com duas receitas que eu gosto de fazer nos dias que quero dar uma Desintóxicada no organismo e um up na dieta:

Receitinha do Suco Detox + Abobrinha Refogada com Carne Moída.

O efeito platô é quando o peso se estabiliza em determinado momento,quando a redução de peso para por um período .Isso sempre leva a desmotivação .mas tem umas causas para acontecer isso [...]


 Então vou começar postando pra vocês as dicas de como ajudar o corpo a acelerar esse metabolismo.
Pessoas com metabolismo acelerado podem comer mais, se exercitar menos e, ainda assim, conquistar os mesmos resultados que alguém com metabolismo mais lento.
Isso acontece porque um metabolismo acelerado faz o seu corpo gastar mais energia. As atitudes abaixo fazem seu metabolismo ficar mais rápido. Quanto mais dicas você adotar, mais ágil ele ficará.


1. Faça musculação
A musculação aumenta o seu gasto calórico mesmo nos momentos de descanso. Isso acontece porque o tecido muscular é metabolicamente ativo e necessita de energia mesmo quando você não está se exercitando.


2. Adote ácidos graxos essenciais (“gorduras do bem”) na sua alimentação 
As “gorduras do bem” são necessárias para a produção de hormônios e para a construção de membranas celulares.Ou seja, elas têm uma ação anabólica (=construtiva). Para compensar o aumento de calorias, vindo destas fontes de gordura na dieta (castanhas, nozes, salmão, atum), o ideal é diminuir o consumo de carboidratos.
3. Todo estímulo conta
Acredite você ou não, pequenas mudanças de hábito podem fazer milagres pelo seu metabolismo. Caminhe mais, use escadas ao invés do elevador, evite o controle remoto. Ponha-se em movimento sempre que possível.

4. Não tenha medo dos carboidratos
Carboidratos não são seus inimigos. Usar os carboidratos corretos é uma ferramenta valiosa para o seu metabolismo. Opte sempre por carboidratos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico. Para que você saiba a diferença entre os carboidratos, segue um exemplo: considerando 20g de carboidratos provenientes de lentilha e 20g de carboidratos vindos do açúcar. Na digestão das lentilhas, você gasta muito mais energia porque, ao contrário do açúcar, as lentilhas contêm fibras e outros nutrientes que o corpo precisa extrair. O açúcar é “caloria vazia”, sua digestão não exige muito esforço porque não existem nutrientes a se aproveitar.

5. Não abuse das dietas hipocalóricas
Dietas muito restritivas deixam seu metabolismo mais lento. Isso acontece porque ele “entende” que as atividades para manter seu organismo são as mesmas de antes, mas agora ele terá menos energia para realizá-las. Para evitar esta economia, não mantenha sempre o mesmo aporte calórico. Você pode variar dia-a-dia (ex. se sua meta são 2000 calorias, você deve consumir 1800 em um dia, 2200 no outro), ou economizar durante a semana e deixar um dia livre no fim de semana, ou ainda, fazer dieta por 2 semanas e liberar uma. Só não esqueça que a conta precisa “fechar”. Caso você opte pelas variações dia-a-dia ou liberar no fim da semana, a meta continua sendo 14000cal/semana (considerando a meta de 2000cal/dia)


6. Aumente seu consumo de proteína
Para que a proteína seja usada como combustível, seu organismo precisa realizar reações químicas bem complexas. 30% das calorias provenientes de proteínas são usadas na digestão delas. Então, quando você consome 100 calorias vindas de proteínas, na prática você absorve 70 calorias e gasta 30 só no processo de digestão.

7. Faça exercícios aeróbicos de alta intensidade
Os aparelhos aeróbicos  são grandes aliados. O ideal é utilizá-los, no mínimo, por 30 minutos, 5x por semana.
8. Aumente a freqüência da sua alimentação
Quando ingere qualquer alimento, você “força” seu organismo a iniciar o processo de digestão e, com isso, consumir calorias. Alimentando-se a cada três horas, você mantém seu organismo trabalhando o dia todo e acelera seu metabolismo.
 9. Coma alimentos integrais
As calorias que você queima durante a digestão se devem ao trabalho que seu organismo tem para absorver os nutrientes e eliminar o que não serve. Quando você ingere alimentos integrais, esse trabalho é maior porque eles são formadas por cadeias de moléculas mais difíceis de quebrar. Outra vantagem é que estes alimentos são ricos em nutrientes que participam de processos metabólicos e são usados para queimar gordura e construir músculos.
 10. Beba água gelada
Seu organismo gastará energia para elevar a água gelada à temperatura do seu corpo. O quanto este hábito te ajudará a acelerar seu metabolismo ainda é muito discutido mas, como é super simples de se fazer, não custa nada tentar, certo?
Estes são apenas alguns hábitos que você pode adotar para acelerar seu metabolismo hoje mesmo. Você já deve ter escutado histórias de pessoas que perderam peso com atitudes como: subir escadas, eliminar frituras, consumir adoçantes no lugar do açúcar. O fato é: quanto mais mudanças você fizer, mais rápido você atingirá seus objetivos.

Ainda falando sobre o Efeito Platô:   Ele pode ter várias causas, pode ser problemas hormonais. Má alimentação. Falta de exercícios físicos .O ideal é fazer exames regularmente ,há diversos fatores, mas na maioria das vezes esta relacionada a alimentação.

O que fazer ? 
Pratique atividades físicas, alimentação saudável, o consumo calórico tem que ser menor do que a queima de calorias durante o dia. Com uma dieta muito restrita acontece a perda de peso rápido,mas sem qualidade na alimentação,aí aparece outro efeito ,o efeito sanfona que agrava ainda mais o efeito platô .Dieta restrita não é a solução e para sair do efeito platô precisa ter uma alimentação regrada com qualidade nutricional.

O que acontece no efeito platô?
O que acontece é que a gordura é uma garantia de sobrevivência para o cérebro ,ele é quem comanda o organismo .Se você estiver comendo muito abaixo da sua necessidade diária , o cérebro vai travar a perda de gordura e a tendência é você perder massa muscular (que ajuda no metabolismo ).
Se você perceber é tudo controlado, se você descontrolar tudo não vai dar certo sua perda  e peso .Com o seu metabolismo muito lento (pela perda de massa )não ocorre queima de gordura e você vai parar de perder peso .O corpo perfeito para o padrão do mundo é bonito ,mas você tem que 1°respeitar seu biotipo e se tiver com necessidade de perder peso ,faça isso com segurança ,cuidado e consciente .

A solução é Reeducar sua alimentação .Aprender como comer .
Você é linda(o) e não adianta querer ser igual as capas de revista,respeite seu corpo se não você vai viver infeliz .Perda de peso é importante (saúde) previne doenças ,mas cuidado .É fundamental fazer exercícios físicos(anaeróbicos e aeróbicos).
Se você tiver disciplina e força de vontade vai conseguir exterminar este efeito platô.
Não existe milagre é força de vontade.

Pra dar uma força a mais, vou deixar aqui o LINK do Ebook do Emerson Rocha, que tem várias dicas super legais.

"O meu nome é Emerson Rocha sou especialista em nutrição saudável e consultor pela internet .Estudo diariamente novas técnicas para melhora no desempenho na hora da perda de peso com saúde .Minha missão é tornar a vida das pessoas mais fácil ,sempre criando matérias simples e objetivas.Meu novo ebook é prova disto !!"

E agora pra finalizar esse Post que ficou Giganteeeeeeee...kkkkkkkkkkkk
Vou deixar aqui as duas fotinhas das RECEITAS que postei no Vídeo ok...já que lá no vídeo eu não mostrei a finalização do prato como ficava...
Essa é a Abobrinha refogada com Carne Moída...


E aqui o tal Suquinho Detox de Colve com cenoura e limão....com muito geloooooo ;)


Tudo isso foi pra ajudar o corpo a voltar pra dietinha depois do Domingão de Praia com minha amiga linda Alê, marcamos hoje um OFF com direito a salada de fruta com leite condensado aiiiii....kkkkk.Foi ótimo! Vale a pena uma vez na semana se dar um dia de off na dieta, pra curtir com a amiga e comer algo bem gostoso fora do cardápio tradicional, né! 


Beijos gente....
nos vemos no próximo post! Bom feriado pra vocês! 
Sandrinha Falcão.

11 comentários:

  1. Amiga vc é show, ainda vamos ver vc sendo apresentadora de TV!!! Beijus!!!

    ResponderExcluir
  2. SANDRA TEM 1 SEMANA QUE FELIZMENTE TE ACHEI NA INTERNET E SOU SUA FÃ , POIS TAMBÉM TENHO QUE EMAGRECER VARIOS KILOS ESTOU COM 110,500 , DÚVIDAS ENTREI NA ACADEMIA : FAÇO 30 MIN DE AEROBICO +MINHA SERIE DE MUSCULAÇÃO + 30 MIN DE AERÓBICO NOVAMENTE. O CORRETO NÃO É FAZER 1 HORA DE AEROBICO P/ PERDER PESO E DEPOIS FAZER AS SÉRIES DE MUSCULAÇÃO? BJS AGRADECIDA.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, tudo aqui muito acertado no intuito de sair do efeito platô ! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olaa...adoro suas dicas, me motivam muito!..o video ficou showw rs..
    Bjokassss

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei seu blog.
    Vou usar as dicas.
    Passa lá no meu, sou iniciante nessa vida de blogueira!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Nossa vi seu antes e depois em outro blog smam adoreiiii caraca era o que eu precisava para levantar estou igual o seu antes só que tenho 1,70 e 93 kg já cheguei a 101 mais empaquei nesses 93, vou treinar sério e me alimentar direito minha história é igualzinha a sua não saio pra lugar nenhum visto roupas largas tudo igualzinho só não fiz exames ainda pra ver como anda a saude, mais a partir de hoje vou me cuidar, parabéns to na luta e sei que não é nada fácil e vc venceu parabéns mesmo bjuss

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Estou sofrendo desse efeito platô, acredito que isso aconteceu porque estava consumindo apenas 600 calorias e ainda fazenda 2x ao dia 50 minutos de caminhada e o ponteiro da balança não mexe, o que faço agora aumento as calorias estou desesperada me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amiga, vou te responder por aqui porque infelizmente não tenho seu contato de e.mail, mas enfim, o efeito platô acontece sim com todas nós, e passa sim, não se preocupe, essa resposta vale pra vc e pra Elisângela, pois ambas estão com a mesma dúvida, não adianta baixar demais as calorias que o organismo vai economiar energia, façam uma dieta balanceada, rica em proteinas magras, façam exercícios aeróbicos, se puder uma musculação leve, use chás termogênicos como o chá verde e de hibiscos.
      Tome mais água gelada.
      O platô passa sim

      Excluir
  8. Minha pergunta eh a mesma da Elisangela...Adoraria uma resposta. '-'
    Como semana que vem aqui onde moro eh uma semana de folga, mais aniversario do meu filho, festas e tals, e entrei no efeito plato justamente agora, estava pensando em semana que vem, comer normalmente (como eu comia antes da dieta), mas claro acompanhada de caminhada, sera que depois disso, voltarei a sair do efeito plato? Adoraria uma resposta! E muito obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Amiga, vou te responder por aqui porque infelizmente não tenho seu contato de e.mail, mas enfim, o efeito platô acontece sim com todas nós, e passa sim, não se preocupe, essa resposta vale pra vc e pra Elisângela, pois ambas estão com a mesma dúvida, não adianta baixar demais as calorias que o organismo vai economiar energia, façam uma dieta balanceada, rica em proteinas magras, façam exercícios aeróbicos, se puder uma musculação leve, use chás termogênicos como o chá verde e de hibiscos.
      Tome mais água gelada.
      O platô passa sim

      Excluir