segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Corrida para Iniciantes...


Oi Gente...
Beijos em vocês... E ai, seguraram a onda da dieta no finde? As vezes é difícil né? Confesso, eu também escorrego as vezes...
Mas não podemos deixar isso virar hábito, caso contrário nossa dieta não dá resultados, e nossos objetivos nunca chegam no final.
Hoje voltei aos treinos na ACADEMIA, pois com as chuvas tava difícil correr na orla... então pra não parar de correr voltei pra esteira.

Na correria do cotidiano acaba ficando difícil separar um tempinho para cuidar da saúde. Aquelas longas caminhadas, abolidas da agenda diária há muito tempo, consomem um tempo impraticável na vida de quem tem uma jornada de trabalho grande pela frente.

» Veja dicas para enfrentar uma corrida ou maratona 
» Os 10 erros mais comuns na hora de caminhar 

As tradicionais corridas matinais ou de fim de tarde, conhecidas também como cooper, podem ser uma solução saudável para quem quer se exercitar, mas não tem muito tempo disponível. "É importante que um médico seja procurado antes do começo do treino, para que seja feita uma avaliação física", explica o médico desportivo Samir Daher. Ele lembra ainda que pessoas com algumas alterações fisiológicas, como diabetes e pressão alta, podem correr riscos de saúde na prática do esporte sem uma orientação médica adequada.

Certos cuidados devem ser tomados, principalmente por quem nunca praticou algum tipo de esporte. Confira a seguir algumas dicas e sugestões de especialistas.

Os benefícios da atividade física
- Lembra do estresse e da ansiedade? Pois bem, a prática da corrida ajuda (assim como toda atividade física) a liberação de endorfina (hormônio que propicia a sensação de bem estar) pelo organismo. De bem com a vida, até o desempenho sexual recebe um upgrade.
- Aquelas gordurinhas podem deixar de ser um problema. Com a corrida, a pessoa passa a emagrecer devagar e de maneira saudável.
- Além de aumentar o condicionamento físico, a prática da corrida ainda ajuda a diminuir o índice de colesterol "ruim" no sangue - o que evita o entupimento dos vasos sanguíneos.
- O cooper ajuda no envelhecimento saudável da pessoa. Corre-se menos risco de ter doenças típicas do envelhecimento, como as coronarianas, a hipertensão, diabetes, osteoporose e artrose.

Preparando-se para a corrida
- Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
- Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de tênis.
- Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
- Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
- Alongue-se antes e depois do exercício físico.

Sugestão de treino para iniciantes
Todos os especialistas são unânimes em aconselhar a qualquer pessoa que intente a começar um treino de corrida a pegar leve. Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!

Treino 1
1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana:continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana:se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 3 de corridas ou 5 minutos de caminhada e 4 de corrida.

Treino 2
1ª Semana: comece caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: se você já se sente confortável, aumente para 10 minutos de caminhada e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos.

Treino 3
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 9 minutos caminhando e 1 minuto correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 8 minutos caminhando e 2 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 7 minutos caminhando e 3 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 6 minutos caminhando e 4 minutos correndo. Faça isso duas vezes.

Serviço:
Luis Eduardo Tavares - professor de Educação Física
www.ectavares.com.br

Renato Dutra - educador físico
www.acaototal.com

Samir Daher - presidente da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva
Tel.: (11) 5573-2773

4 comentários:

  1. Correr na rua é bem melhor que na esteira, né, amiga, mas melhor na esteira, que não correr. Bons treinos e adorei as dicas sobre corrida.

    Beijo



    http://belasnafoto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de correr na rua Sandrinha, mas andei pegando pesado na academia e senti o joelho, de novo. Agora tô naquela seleção de exercícios pra manter a integridade dos ligamentos. O mais engraçado é que tô me preparando pra Fila Night Run no transport! hehehehehehehehhee Vai entender! Força ai!

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha , parabéns pela força!

    ResponderExcluir
  4. SANDRA CURTO MUITO SEU BLOG E PRECISO MUITO DE SUA AJUDA POIS TENHO MUITA VERGONHA DO MEU CORPO E NAO TENHO ANIMO P MUDAR ESSA SITUAÇAO E ACABO SOFRENDO COM TUDO ISSO PORQUE COM MUITA VONTADE DE SUMIR COMEÇO COM UMA DIETA E PARO COMECEI ESSA SEMANA NA ACADEMIA + TENHO VERGONHA ATE DE IR NAO SEI + O QUE FAÇO COM ESSA ANGUSTIA POR CAUSA DO MEU PESO

    ResponderExcluir