segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo pra Você também...

Chegamos ao último dia de 2012...
=)
É engraçado rever as "profecias" apocalípticas que rolaram em 2012 né? Risos...
Desde que eu me entendo de gente existiam essas especulações de "fim do mundo", fossem baseadas nos livros de Nostradamus ou nos textos do Apocalipse da Bíblia... mas lembro bem que na virada de 1999 para o ano 2000 o mundo estava em polvorosa com o tal "bug do milênio" e a perspectiva de fim do mundo, e de lá pra cá essa história se repetiu mais algumas vezes...

E como muito bem canta a Adriana Calcanhotto, a letra de Carmem Miranda: " E o mundo não se acabou"...            

                             "Anunciaram e garantiram 
                             Que o mundo ia se acabar


Por causa disso
Minha gente lá de casa
Começou a rezar...
E até disseram que o sol
Ia nascer antes da madrugada
Por causa disso nessa noite
Lá no morro
Não se fez batucada...
Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando
De aproveitar...
Beijei a bôca
De quem não devia
Peguei na mão
De quem não conhecia
Dancei um samba
Em traje de maiô
E o tal do mundo
Não se acabou...
Anunciaram e garantiram
Que o mundo ia se acabar
Por causa disso
Minha gente lá de casa
Começou a rezar...
E até disseram que o sol
Ia nascer antes da madrugada
Por causa disso nessa noite
Lá no morro
Não se fez batucada...
Chamei um gajo
Com quem não me dava
E perdoei a sua ingratidão
E festejando o acontecimento
Gastei com ele
Mais de quinhentão...
Agora eu soube
Que o gajo anda
Dizendo coisa
Que não se passou
E, vai ter barulho
E vai ter confusão
Porque o mundo não se acabou...
Anunciaram e garantiram ...Que o mundo ia se acabar..."



Adoro essa música =)



Pois é gente...mas dai eu fazendo cá meu balanço pessoal de 2012... percebo que o ano foi atípico, não saiu  tudo como eu deseja e planejava, mas em meio as dificuldades que aconteceram, percebo que muitas coisas vieram para meu crescimento pessoal e espiritual, e se vieram foi com o consentimento do Senhor, e aceitei, enfrentei... SUPEREI, agora é seguir em frente! =)
Não sou dessas de remoer passado, nem lamentar pelo que não deu certo, prefiro focar nas coisas que deram certo! E graças a DEUS foram muitas... tive saúde para enfrentar e batalhar por tudo, tive a companhia sempre constante e amorosa do meu marido e filho, tive os bons e fieis amigos do meu lado, e os que não valiam muito a pena sumiram de vez... =)
Conseguimos superar a fase de doença da minha mãe, com o fundamental apoio da família e do querido Dr. Luciano enviado de deus nessa jornada!
Passei 5 meses afastada de muitas coisas que para mim antes eram rotina e me faziam bem, mas que mesmo longe consegui perceber que dá pra viver sem tudo o que se pensa precisar... e o que é FUNDAMENTAL na vida é mesmo muitas vezes INVISÍVEL aos olhos... =)
E no final do balanço eu me sinto FELIZ! Porque como bem diz Martha Medeiros, a felicidade é SIMPLES...


Agradeço a DEUS cada momento vivido em 2012, os bons e os difíceis, que me fizeram aprender e crescer... agradeço ainda mais pela ação Dele em minha vida nesse ano em especial... em nenhum momento de minha vida me senti tão próxima, tão íntima com minha espiritualidade e com Deus! Agradeço o meu Cursilho, e aos amigos que Deus me deu desde esse momento tão único e inesquecível... =)
No fim meu sentimento ao chegar ao final de mais um ano é GRATIDÃO!


Deixo um BEIJO grande cheio de carinho para vcs leitores do blog, e para todos os amigos que amo tanto!
E outro cheio de "boa sorte" com um tom de sarcasmo, para aqueles que torceram contra kkkk, não deu certo! =)

Meu Livro do Mês... Um Lugar na Janela

Oi Gente, beijos.
E ai...como estão os últimos preparativos para a Virada de Ano?
Animados?

Bom eu tô aqui acabando de ler meu livro que ganhei de Natal do meu amor, " UM LUGAR NA JANELA" relatos de viagens da Martha Medeiros,  Ah... tô AMANDOOOOO, pois consegui unir duas PAIXÕES nesse livro, a paixão pela leitura e a paixão pelas viagens... além de amar a forma da Martha escrever, sou fã, sou suspeita para falar, ela nem sabe o quanto a admiro...
O livro é deliciosamente envolvente, como todos os seus demais, porém esse tem um "Q" a mais, as viagens... impossível não viajar junto... elegi como meu livro do mês!
E fuçando pela net achei o Blog da Carol, com umas resenha maravilhosa sobre o livro, vou postar aqui o link dela pra vcs lerem... ;) ok!



Beijos... 
Vou ali terminar minhas coisas pra esperar o Ano Novo...
Feliz 2013!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Cheia de planos pro Ano Novo! E você?


(⁀♥⁀) ✫✫✫.♥ ♥
. `⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫ 

Mais um ano chegando ao fim... 
Eu gosto desse texto de  Carlos Drumond de Andrade, que diz:

          Cortar o tempo

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente"

Pois é... acho que assim como quase todo mundo nessa fase de final de ano bate aquela vontade, necessidade de fazer balanço pessoal... e que bom que no final das contas o saldo quase sempre é POSITIVO... Houveram muito mais coisas boas e acontecimentos maravilhosos e marcantes no ano do que coisas negativas...
SOU GRATA a DEUS por isso.
E ai vou começando a fazer uma nova lista de planos, desejos, sonhos, para RECOMEÇAR a contagem de um novo ano cheia de novas ESPERANÇAS e ideias...
Feliz por receber essas possibilidades...
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫ ♥




Sou dessas que adora as tradições, os rituais, as festas e brincadeiras da época... pulo ondas, faço pedidos, oro e entrego a DEUS meu novo ano sempre... e que bom que Ele tem me atendido a cada ano, cuidado de mim com todo amor, mais até do que eu possa desejar...
Esse clima festivo do Reveillon e da virada de um ano para mim é feliz, alegre, entusiasmado... me identifico...
Gosto de estar próxima das pessoas que amo, da família, de preferência na praia, ou em qualquer outro lugar que esteja em paz!
(⁀♥⁀) ✫✫✫.♥ ♥
. `⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫ 




Eu faço listinha de desejos e novos planos para o Ano Novo simmmmmmmm.... isso me ajuda a ter FOCO e manter o rumo dos meus objetivos, e se algo no meio do caminho me desvia sei como retomar, ou adiar por um tempo aquele objetivo, para mais na frente recomeçar!



E em 2012 muitas coisas aconteceram na minha vida, umas maravilhosas, outras nem tanto...alguns desafios que eu nem imaginava de enfrentar, mas passei por eles... e tô fechando o ano com a sensação de dever cumprido...fiz o meu melhor, dei o que pude de mim para realizar o que Deus esperava de mim... E se não foi melhor, perdão...era o que eu podia fazer.
Tenho a plena certeza de que 2013 será um ano BOM pra mim, com novas possibilidades, novos rumos, novos planos e ano de retomada, recomeço de algumas coisas que precisei deixar de lado nessa caminhada da vida... Faz parte!
Agora é minha hora....que DEUS esteja comigo, contigo, com todos nós.........
Amém!

FELIZ ANO NOVO....
beijos, Sandrinha.


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

E ai como foi de Natal???


Oi Gente...
E ai, como passaram de Natal? 
Muita jacada na dieta? Muitas compras e presentes? Muita festa... =)
Bom espero que tenha sido MARAVILHOSO, com saúde e em família! 
Li esse texto hoje, que desconheço a autoria, mas achei perfeito:

"Hoje é 26/12. Acabou o Natal? É só isso? Uma data no calendário do cristianismo? O que faremos agora? Esperaremos mais 11 meses até que o "Espirito do natal" volte fazendo da sociedade uma irmandade mais fraterna? Porque somos mais humanos apenas em dezembro? 
Eu proponho um natal que dure 12 meses, 365 dias! Cada encontro será uma confraternização! Em cada rua mais luz. A cada próximo necessitado... uma doação generosa. A cada dia uma celebração grata ao Deus que se fez homem e reconciliou consigo o mundo. Mais sorrisos, mais mensagens de amor entre amigos, mais presentes, mais festas familiares, mais banquetes, mais vida na existência! Porque Natal é todo dia quando a manjedoura sou Eu, quando Cristo nasce e cresce em mim!"

Concordo... não precisamos esperar um ano para ser gentis, doar, fazer boas ações, vistar quem precisa, dar cesta básica a uma família necessitada, um presente a uma criança pobre... podemos fazer tantas coisas boas no decorrer do ano, boas para nós mesmos, nos cuidando mais, com mais saúde e amor, e boas aos outros... Pense nisso! =)


Vou dar um exemplo do que andamos fazendo o ano todo, mesmo não sendo Natal... isso pode ser feito na sua comunidade, seja na escola, no bairro, no condomínio...  Nós fazemos com um grupo da igreja, existe um Projeto de ação Social ( não de assistencialismo ), mas de dar atenção, carinho, ajuda, palavras, orientações... Essa foto foi nesse último sábado antes do Natal, fizemos evangelização para as crianças, com música, lanche, contos, histórias, e distribuição de presentinhos (simbólicos) e cestas básicas para que as famílias das crianças do Projeto Nova Geração tivessem um Natal mais feliz, em seus lares, visto que são de uma comunidade muito pobre!



 Fazer o bem ao próximo faz bem a nossa própria alma e coração!

A turma do Projeto Nova Geração - (parte dos voluntários), entre elas minhas amigas Ericka e Wiara e nosso grande amigo Márcio ( responsável e criador de tudo isso).
=)
 Bom.... o meu Natal, graças a Deus foi ótimo, em família como sempre, com amor e muita gratidão por tudo de bom que temos e recebemos no decorrer de mais um ano!
E agora as festas de Reveillon estão se aproximando... mais festas, hum........ e o que vamos fazer? Como será? kkkk....
Meu desejo a vocês desde já é:

beijos, Sandra Falcão.


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Riscos da Obesidade

Oi Gente, eu havia ficado devendo um post sobre esse artigo que li sobre os riscos da obesidade e o quanto ela está ligada a doenças sérias como a Diabetes Tipo 2, então aqui está:

A obesidade é um problema de saúde e não apenas um problema estético; é uma doença crônica tem de ser tratada como tal. Associa-se ainda a um grande número de co-morbilidades, assim como a uma redução da esperança de vida, pelo que merece toda a atenção dos técnicos de saúde.

As possíveis complicações que provêm da obesidade e do excesso de peso estão intimamente relacionadas com a distribuição de gordura no organismo e originam um conjunto de problemas a vários níveis:

Físicos: diabetes mellitus, dislipidemias, HTA, problemas respiratórios, cardiovasculares, osteoarticulares, digestivos;
Psíquicos: perda da autoestima, depressão, ansiedade, alterações do comportamento alimentar;
Sociais: isolamento social, discriminação laboral;
Econômicos: em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Economia da Saúde, o custo direto da obesidade, em 1996, foi de 46.2 milhões de contos o que corresponde a 3.5% das despesas totais com a saúde. Em 1999 rondou os 90 milhões de contos.

Muitos doentes com excesso de peso apresentam alterações da função da insulina e do metabolismo dos hidratos de carbono, das lipoproteínas e dos triglicéridos. Todas estas situações constituem factores de risco para a ocorrência de doença cardiovascular e aumentam proporcionalmente ao aumento do Indice de Massa Corporal (IMC). Indivíduos com excesso de peso têm um risco relativo de desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 superior ao triplo, comparativamente com a população geral; da mesma forma, o risco de doença coronária duplica ou triplica em indivíduos com excesso de peso.

Muito aumentado
Moderadamente aumentado
Ligeiramente aumentado
Hiperlipidemia
Dispneia
Doença coronária
Osteoartrite (joelhos)
Hiperuricemia/gota
Cancro
(cancro da mama em mulheres pós-menopáusicas, cancro do endométrio, cancro do cólon)
http://www.roche.pt/imagens/nada.gif Anomalias das hormonas da reprodução
http://www.roche.pt/imagens/nada.gif Síndroma do ovário poliquístico
http://www.roche.pt/imagens/nada.gif Diminuição da fertilidade
http://www.roche.pt/imagens/nada.gif Lombalgia devida à obesidade
http://www.roche.pt/imagens/nada.gif Aumento do risco anestésico
http://www.roche.pt/imagens/nada.gif Anomalias fetais associadas a obesidade materna
                                            Riscos relativos a problemas de saúde frequentemente associados ao excesso de peso

O excesso de peso é um fator de risco independente para a ocorrência de doença cardiovascular. O peso corporal é um fator de previsão de doença coronária melhor do que a pressão arterial, o tabagismo ou a intolerância à glicose. Para além disso, o excesso de peso também aumenta o risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde, incluindo alguns tipos de cancro, doenças gastrintestinais, perturbações respiratórias e doenças articulares.

O excesso de peso prejudica significativamente a qualidade de vida

Muitos indivíduos com excesso de peso sofrem de dores, apresentam limitações da mobilidade e desenvolvem uma baixa auto-estima, depressão, perturbações ansiosas e outros problemas psicológicos, em virtude da existência de preconceitos sociais, discriminação e isolamento.

O excesso de peso constitui um importante fardo econômico para a sociedade

Os custos econômicos associados ao excesso de peso e às doenças a ele relacionadas são substanciais. Incluem tanto os custos diretos, relacionados com os cuidados de saúde, como os custos indiretos, associados à perda de produtividade secundária a doenças e incapacidade. Um inquérito, realizado nos EUA a mais de 17 000 membros de uma organização de manutenção da saúde, verificou que os custos diretos com os cuidados de saúde aumentam com o aumento do IMC. Os custos com os cuidados de saúde foram 25% e 44% mais elevados, respectivamente, em doentes com um IMC de 30 a 34,9 kg/m2 e com um IMC de 35 kg/m2 ou mais, comparativamente com doentes apresentando um IMC normal (20 a 24,9 kg/m2).

Benefícios da Redução de Peso

Os doentes com excesso de peso não necessitam de atingir o seu peso corporal ideal para conseguirem benefícios significativos para a saúde.
Embora a perda de peso possa reduzir os riscos de saúde relacionados com o excesso de peso, muitos doentes e até mesmo médicos, podem não estar completamente esclarecidos em relação aos benefícios comprovados da perda de peso.
Para além disso, os benefícios não se limitam aos doentes que atingem um peso corporal ideal, um objectivo que pode ser pouco realista e desnecessário. Aceita-se que, uma perda de peso de pelo menos 5% do peso corporal inicial, é suficiente para se conseguirem melhorias clinicamente significativas relativamente a doenças associadas ao excesso de peso.
Esta perda de peso em doentes obesos associa-se a:
Reduções dos níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicéridos, e aumentos dos níveis do colesterol HDL em doentes com hiperlipidemia;
Aumento da sensibilidade à insulina e diminuição da glicose plasmática e da concentração de insulina em doentes com diabetes mellitus tipo 2;
Reduções significativas da pressão arterial em doentes com hipertensão arterial;
Aumento da longevidade;
Melhoria da auto-estima e do humor.

Se quiser saber mais visite: Cyber Diet

Minha Dieta: o que Pode e Não pode!

Oi Gente... então, um monte de meninas me perguntam o que eu Posso ou Não comer na minha dieta, né?
Bom...eu digo o seguinte... eu aprendi a fazer Reeducação Alimentar, que na verdade quase te dá o direito de comer um pouco de "quase" tudo, o que vale mais é manter o equilíbrio e não exagerar nas quantidades.
Mas eu tenho uma listinha pessoal de coisas que não quero pra mim, vou postar ai vcs...
Eu preferi optar por abrir mão de algumas coisas que pra mim não ajudavam em nada, como: Cigarros, bebidas alcoolicas, e excessos de doces e frituras e fast food.
E quais são esses alimentos? São estes dez criminosos ai:
Quer manter o peso? Evite-os até ao limite da sua força ou da sua gula:
  1. Gelados – tirando as versões artesanais quase saudáveis, a maioria dos gelados industriais são uma mistura de muito açúcar, corantes e gorduras trans.  ( Tipo esses sorvetes, iogurtes cremosos, etc...)
  2. Aperitivos – Em particular os salgadinhos de milho. Amendoins salgados, essas coisas... esses pasteizinhos e azinhas de frango fritos...afff. É muita gordura viu!
  3. Pizzas e Bolos recheados – Parece um bom alimento: pão, queijo, tomate… Mas é feito de farinha refinada. Como os bolos. Rapidamente transformada em açúcar pelo corpo humano. Logo causador de obesidade de desequilíbrio de açúcar no sangue. Prefira tudo com massa integral!
  4. Batatas fritas – É preciso explicar? Sal, fritura em óleos a milhares de graus. Gorduras trans e habitualmente uma substância cancerígena: a acrilamida.
  5. Batatas fritas de pacote – Igual às feitas em casa ou no restaurante com um par de corantes e sal a duplicar. Já lhe falei da acrilamida!
  6. Bacon – É uma mania dos americanos que parece ter-se tornado moda comer bacon frito. Gordura em estado puro. Dou-lhe dois argumentos para poupar no bancon: Risco aumentado de ataque cardíaco em 42% e de diabetes em 19%.
  7. Cachorro-quente – Eu sei, as crianças vão detestar-me e nunca lerão este blog. Mas o consumo de salsichas e outras carnes processadas industrialmente é causa de cancro no intestino e pâncreas. Tem semelhanças com o bacon: o nitrato de sódio, uma substância cancerígena.
  8. Donuts e Sonhos de padaria– Bons, fofinhos, doces, saboroso? Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alertam os nutricionistas. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de cancro. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
  9. Refrigerantes – Esses mesmo. Coca-cola, seven-up, ice tea. Cada lata tem 10 envelopes de açúcar. E 150 calorias. E 30 a 55 mg de cafeína. Além de corantes e sulfitos. Se não vai correr a maratona, não precisa deles, pois não?
  10. Refrigerantes light – São piores do que os normais. Tem todas as desgraças alimentícias dos normais só que substituem o “saudável” açúcar pelo aspartame.Essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperactividade, insónia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
Está pronto para começar a sua dieta, riscando estes alimentos da lista?



Bom...parece muito difícil né? mas não é, difícil é cuidar das doenças provocadas pela má alimentação lá na frente... cuide-se hoje e curta feliz sua saúde no futuro.
É essencial uma alimentação equilibrada, com frutas e verduras, cereais integrais, pouco sódio, bastante água, proteínas e gorduras boas, sim existe a boa sim... ( depois faço um post sobre elas! ), mas vá de castanhas, amendoas, azeite, tudo de pouquinho!
=)
Beijos..............té a próxima.
Sandrinha.

Blog em Obras...

Oi Gente....vou dar uma remodelada nas coisas por aqui...
Ano Novo, vida nova, novos planos, novos projetos, e quero o Blog com carinha renovada também ;) 
Volto logo, beijossss
Sandrinha Falcão.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Post Especial para as Grávidas! =)



Oi Gente,
beijos... então, eu estava pesquisando sobre o assunto GRAVIDEZ x OBESIDADE, para fazer esse post ESPECIALMENTE para minha amiga Alê que está grávida do seu 1º desejado bebê! =) ... Como estávamos conversando bastante sobre o assunto, e trocando idéias, acabei criando o post, pois pode até ajudar outras mamãe e futuras mamães. =)
Gravidez é um estado de GRAÇA, um presente de DEUS, acho um milagre LINDO a vida se fazendo dentro da gente, mas também exige de nós alguns cuidados em nome da boa saúde da mamãe e do bebê!
Cada mulher tem um histórico diferente, mas é sempre importante e necessário o bom acompanhamento médico e nutricional nessa fase tão especial!
Na minha gestação eu engordei na época uns 10kg...11kg... dos quais em apenas 2 meses já tinha me livrado de 14kg!!! com alimentação balanceada e amamentando bastante =) ... ( Minha história de obesidade veio DEPOIS não na gravidez... minha gravidez, graças a DEUS foi linda, saudável, feliz, tudo de bom! ) ....Mas vamos ao assunto........

Grávida, bonita e saudável


Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é a chave do sucesso para a saúde do bebê e das formas da futura mamãe - que, ao se cuidar bem, não engordará além da conta

Matéria por PATRÍCIA RODRIGUES.


Vem bebê por aí!Passada a euforia dos primeiros dias com a notícia, gordinhas, ex-gordinhas, mulheres que estão no peso normal e até mesmo as magras não escondem o temor de perder o controle da situação e, pior, nunca mais se ver livre dos quilos adquiridos.
E é preciso mesmo ficar esperta, pois a gestação vem acompanhada de uma natural alteração de medidas e muitas mudanças internas: a partir do momento da fecundação, o corpo feminino já começa a se preparar para receber a nova vida, mesmo que a barriguinha não esteja aparente. "Tudo conta na balança: o útero (que, de 25 g, pode chegar a 700 g no 9º mês), o feto (cerca de 3 kg), as membranas fetais e o líquido amniótico (2,5 kg), as mamas (1 a 1,5 kg), os edemas e o volume plasmático (1 kg)", informa a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, empresa de assessoria e atendimento em Nutrição de São Paulo (SP). O aumento de peso acontece em benefício da mãe e do bebê. "Além dos aspectos fisiológicos, ele é responsável pela reserva energética e de nutrientes para deixar a mãe saudável e capaz de amamentar a criança", complementa a nutricionista Camila Leonel Mendes de Abreu, da Clínica Médica Moema, também em São Paulo (SP).

MITO DE QUE GRÁVIDA PRECISA COMER POR DOIS! NÃO FAÇA ISSO!!!



Qualidade é tudo
Mas a vida em crescimento não justifica ceder ao impulso de alimentar-se em dose dupla. 
A nutricionista Gabriela Halpern, da Clínica Halpern, de São Paulo (SP), resume bem qual deve ser a preocupação da gestante: "Ela não deve comer duas vezes mais e sim duas vezes melhor". Manter uma dieta balanceada desde o início da gravidez é importante. Impede que os ponteiros da balança disparem e, ainda, previne anemia e diminui riscos de aborto, nascimento prematuro ou bebê com baixo peso, além de controlar a pressão materna e beneficiar a cicatrização dos tecidos no pós-parto.
A fome, sim, é maior - e deve ser encarada como um aviso de que seu corpo precisa de energia. Mas até o terceiro mês não há necessidade de acrescer o número de calorias, basta fazer escolhas acertadas. O ginecologista Sílvio Halpern, também da Clínica Halpern, concorda: "As demandas do feto até esse período são muito pequenas. Somente após o segundo trimestre elas sobem, elevando a carência calórica." O endocrinologista Olavo Homce Pereira, do Curso de Gestantes e Pais do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo (SP), porém, alerta: "Não é o caso de fazer uma alimentação hipocalórica para evitar engordar excessivamente, pois isso pode restringir os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê ou comprometer seu crescimento." Ou seja, se a mãe não possui as reservas ideais, o filho estará mais sujeito a apresentar deficiências neurocognitivas, malformações congênitas e ter tamanho incompatível com sua idade gestacional.


Quanto comer?
A partir do início da década de 90, o método mais utilizado para determinar o ganho de peso durante a gravidez tem sido o Índice de Massa Corpórea (IMC) pré-gestacional, com base em recomendações da Academia Nacional de Ciências americana. Por essa tabela, mulheres abaixo do peso antes da gravidez (IMC menor que 19,8) podem ganhar de 12,5 kg a 18 kg; as normais (IMC entre 19,8 e 26), entre 11,5 kg e 16 kg; as com sobrepeso (IMC 26 a 29), um aumento entre 7 kg e 11,5 kg; e as obesas, menos de 6 kg. "Teoricamente, essa orientação poderia ser interessante para frear o consumo das obesas, mas deve-se tomar cuidado para não estimular ganhos excessivos em outras mulheres", analisa Camila Abreu.
Como não existe fórmula ideal, o consenso adotado atualmente é um acréscimo de peso entre 9 e 12 kg para fetos únicos e de 15 kg para gêmeos. "A idéia não é engordar 1 kg por mês. Os ideais 9 kg são distribuídos por trimestres: 2 kg no primeiro, 3 kg no segundo e 4 kg no terceiro", esclarece o endocrinologista Homce. Os 3 kg de tolerância são para atender às necessidades de certas constituições e condições físicas..
A ingestão diária recomendada pela Academia Nacional de Ciências americana tem sido adicionar a cada trimestre 300 calorias à dieta normal, que devem ser divididas entre as refeições. Assim, nos primeiros três meses é aconselhável uma ingestão de 2.300 calorias/dia e, para o segundo e terceiro, 2.500 calorias/ dia. Os valores podem aumentar em casos de gestantes com baixo peso, ou diminuir para mulheres obesas - mas sempre com orientação médica.


Por que o ponteiro arranca?
Muitos fatores fazem a grávida engordar demais: histórico familiar, predisposição genética, sobrepeso anterior, ansiedade, estresse, preocupações em relação às responsabilidades futuras. A questão é que a situação é erroneamente considerada normal por muitas pessoas. Olavo Homce Pereira explica que, para complicar a situação, existe uma cultura que vê a gravidez como um estado que impossibilita a prática de exercícios físicos - o que não é verdade: "É comum a mulher se tornar inativa e, por outro lado, passar a ingerir mais alimentos considerados 'produtores de leite' pelo senso popular, como canjas e canjicas." Aí, o ganho de peso é certo.
No último trimestre de vida uterina ocorre a multiplicação das células de gordura. Portanto, também aumentam as chances de a criança ter problemas de peso. E as conseqüências para a gestante são as mesmas para uma mulher com gordura corporal: dores nas costas, problemas nas articulações, varizes nos membros inferiores, estrias e maiores riscos de desenvolver doenças, entre elas diabetes e hipertensão. "A mãe que engorda muito está sujeita à Doença Hipertensiva Específica da Gestação, conhecida como pré-eclampsia e eclampsia", alerta Sílvio Halpern. Além de ser uma das principais causas de morte materna, pode levar também a criança ao óbito. Por isso, todo cuidado é pouco.
Acompanhe, agora, um menu especialmente preparado para ajudá-la a não engordar demais nos últimos seis meses de gestação... E curtir feliz o bebê!



CARDÁPIO PARA A MAMÃE:

Este menu elaborado pela nutricionista Camila Leonel Mendes de Abreu tem 2.300 calorias - adequado para os dois últimos trimestres da gravidez.
Café da manhã
OPÇÃO 1
• 1 1/2 copo (300 ml) de leite
• 1 xíc. (chá) de cereal matinal
• 1 Polenguinho
• 1 fatia de mamão

OPÇÃO 2
• 1 xíc. (240 ml) de mingau de aveia e frutas secas
• 2 fatias de queijo branco (30 g cada)
• 4 bolachas de água ou integral

OPÇÃO 3 
• 1 pote (200 g) de iogurte natural
• 1 col. (sopa) de cream-cheese ou margarina light ou geléia diet
• 2 fatias de pão integral ou 1 pão francês
• 1 fatia de melão


Lanche da manhã

OPÇÃO 1
• 1 maçã

OPÇÃO 2
• 1 banana

OPÇÃO 3
• 1 pêra


Almoço

OPÇÃO 1
• 1 filé de peixe assado
• 4 col. (sopa) de arroz
• 1 concha (média) de feijão
• 1 prato (sobrem.) de salada de folhas
• 1 xíc. (chá) de uvas

OPÇÃO 2
• 1 filé de frango grelhado
• 3 col. (sopa) de macarrão com molho de tomate
• 1 prato (sobrem.) de brócolis refogado
• 1 xíc. (chá) de salada de frutas

OPÇÃO 3
• 4 col. (sopa) de picadinho de carne com broto de feijão
• 1 unidade (média) de batata sauté
• 1 prato (sobrem.) de escarola
• 1 taça de gelatina



Lanche da tarde
OPÇÃO 1
• 1 copo (300 ml) de bebida à base de soja
• 1 barrinha de cereais

OPÇÃO 2
• 1 copo (300 ml) de leite batido com 1/2 mamão papaia
• 1 fatia de pão de aveia com queijo branco

OPÇÃO 3
• 1 copo de iogurte natural com 2 col. (sopa) de granola


Jantar



OPÇÃO 1
• 1 prato (fundo) de sopa de ervilha

• 2 fatias de lagarto assado
• 1 prato (sobrem.) de salada de folhas escuras
• 1 laranja

OPÇÃO 2
• 1 pires de salada de beterraba com cenoura
• 2 col. (sopa) de arroz integral
• 1 sobrecoxa de frango sem pele assada
• 2 panquecas de ricota com espinafre
• 2 ameixas

OPÇÃO 3
• 1 prato (fundo) de sopa de legumes
• 1 pires de salada de pepino e palmito
• 1 filé de pescada grelhado
• 1 figo


Ceia

OPÇÃO 1
• 1 xíc. (chá) de erva-doce
• 2 cookies

OPÇÃO 2
• 1 xíc. (chá) de camomila
• 2 torradas com requeijão

OPÇÃO 3
• 1 xíc. (chá) de hortelã
• 1 fatia de bolo sem cobertura



Conselhos para ir à mesa
• Faça refeições menores, mais vezes ao dia. O intervalo entre elas deve ser de 1,5 a 3 horas.
• Tome de 1,5 a 2 litros de líquidos entre as refeições. Ingeridos com a comida, podem provocar refluxo e soluços.
• Evite enlatados, embutidos ou congelados, que contêm muito sódio. Este nutriente em excesso pode elevar a pressão arterial, reter líquidos e provocar inchaço. Evite pelo mesmo motivo as bebidas energéticas.
• Produtos dietéticos e light não devem ser usados por grávidas para manter a balança sob controle, salvo sob recomendação médica. "Para uma mãe acima do peso pode-se indicar leite desnatado, rico em cálcio e livre de gordura, queijos leves, iogurtes com 0% de gordura e pães com fibra, também mais pobres em gordura", ressalva Camila Abreu.
• Em relação aos adoçantes, os especialistas aconselham a consumir o menos possível. Hoje, no entanto, até o uso de aspartame, que já foi bastante discutido, está liberado para gestantes pelo Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora americana.
• Substitua frituras por itens grelhados, cozidos ou assados.
• Procure comer legumes e verduras levemente refogados. O excesso de cozimento faz com que percam as fibras, que dão sensação de saciedade e ajudam a evitar a azia e o refluxo.
• Não tome bebidas alcoólicas e evite as com cafeína (café, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola), limitando a duas porções por dia. Em excesso, a cafeína aumenta o risco de aborto no início da gravidez.
• Beba chás de ervas somente sob orientação médica, pois podem provocar reações.




domingo, 9 de dezembro de 2012

As Coisas Mudam...as Pessoas Mudam...


Engraçado como a vida MUDA... 


Já passei POR TANTAS FASES...

Já fui meio hippie, meio underground, meio maloqueira, meio perua, meio marombeira, meio gorda, meio magra, ...

Já fui morena cacheada, lisa, ondulada...

Já fui ruiva pintada... Já gostei de botas, coturnos, tênis e odiava saltos...

Usar dourado pra mim era o fim...só usava prata!
Os anos passaram... o tempo mudou... a menina cresceu, a mulher aflorou... 
Hoje sou MAIS FELIZ INTEIRA DO JEITO QUE EU SOU.
Hoje não sigo um estilo, gosto de conforto, de coisas que me agradem do jeito que for.
Hoje eu uso salto 15, mas também ando descalça na areia...
Hoje eu estou numa fase plena, inteira, seja LOIRA ou de outra cor... 
Porque hoje eu sei sentir por mim AMOR! =)
Texto: Sandra Falcão.


VERÃO É A ESTAÇÃO DA ALEGRIA!


( De 21 de dezembro a 21 de março )



Verão é a estação mais quente do ano!

Verão lembra férias. Viagem! Alegria!



Simpatia! Calor humano! Família unida!


Praia! Piscina! Cachoeiras! Água!
Estação dos corpos bronzeados e saudáveis!
TEMPO DE SER FELIZ. Tempo de
saborear com vontade, um suco de frutas gelado!
TEMPO DE LUMINOSIDADE! CLARIDADE!
Água salgada do mar. Estrelas no céu. Noites
de lindo luar!
SOMOS TAMBÉM COMO O VERÃO! Como as
Estações do ano que enfeitam a vida e não deixam
trazer monotonia. Pois são sinônimo de RENOVAÇÃO!
Somos exatamente assim. Depois de um tempo
refletindo e contemplando a beleza primaveril, nos
alegramos e celebramos com um sorriso no rosto
a chegada do verão!
No verão a alma fica colorida e aquecida.
A vida flui melhor. Tem uma
magia especial, que encanta e faz dançar!
Verão tem gosto de natal! Presente! Papai Noel!
E é com grande expectativa que todos esperam
a chegada do verão para trazer mais vida ao
coração!!

Antonio Marcos Pires.





...COMEÇANDO MINHAS REORGANIZAÇÕES DE FIM DE ANO...
...........................FAXINA DE FIM DE ANO..............................


MINHA CASA É QUASE TÃO MUTANTE QUANTO EU...MUDA A MEDIDA QUE MUDA MEU HUMOR E MINHAS VONTADES...MUDO MÓVEIS DE LUGAR, MUDO CORES DE PAREDES...MUDO QUADROS E FOTOS...

ADORO FAZER ISSO...A ENERGIA SE RENOVA.

COMECEI HOJE A FAXINA PRO FIM DO ANO....KKKK, PARECE CEDO? MAS TEM MUITA COISA PRA MUDAR E RENOVAR! 

QUERO UM AR LEVE, ARMÁRIOS LIVRES, LIVROS EM ORDEM...
E QUE VENHA 2013......=D


Beijosssssssssssssss....té já.