segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Segunda de Dieta: Individualidade Bioquímica

Oi Gente Linda, Bom dia, Boa Semana...
Então... eu sempre falo aqui, mas é importante VOLTAR a falar no assunto... sabemos bem que cada pessoa tem seu metabolismo, suas necessidades, e que uma dieta, bem como a suplementação ou até uso de medicamentos e complementos de polivitamínicos é INDIVIDUAL, o que serve para mim, nem sempre vai servir para você, ou vice versa.
É sempre MUITO IMPORTANTE procurar um BOM nutricionista, fazer exames médicos, verificar se você não tem algum problemas de saúde, desfunções hormônais ( que no MEU caso tenho), que necessitem de tratamento e acompanhamento específicos. Uma dieta mal elaborada pode trazer riscos a saúde, deficit de algum nutriente importante! Fique alerta! NÃO CORTE GRUPO ALIMENTARES da sua dieta sem orientação médica.... ( eu particularmente não curto essas dietas da moda que comem só proteina, ou só fruta, ou só isso e aquilo...) Gosto de COMER, de me alimentar BEM, com equilíbrio, gosto de sentir PRAZER em me alimentar e me sentir saudável com o que como! =)
#ESSEÉMEUESTILO
Bom, vamos lá... tô no #desafioagostofit e #agostosemjaca e consegui manter a linha no finde... =)
 

#DietadaSandrinha 



A Individualidade Bioquímica está se tornando cada vez mais o parâmetro para se fazer planos alimentares, orientações e até mesmo prescrição de medicamentos (pelos médicos). Esta nova área está fundamentada na prevenção de doenças através do organismo como único em toda sua plenitude de metabolismo, absorção, interações, respostas, etc. Respeita que cada ser é único e responde a tudo de maneira diferente.
O tratamento com a individualidade bioquímica é baseado na avaliação de aspectos bioquímicos, genéticos e sua suscetibilidade em desenvolver alguma doença ou síndrome, Realização de questionários de rastreamento para verificação de antecedentes a determinada doença ou condição em que o paciente se encontra, hipersensibilidade alimentar, ou seja, quais possíveis alimentos estão causando as alterações e até mesmo o ganho de peso. Hábitos alimentares, condições em que o paciente vive como local onde pratica as atividades físicas, se está em constante inalação de poluentes ambientais, se ele está com inflamação, excesso de radicais livres, alterações hormonais e relaciona com as deficiências de vitaminas, minerais e fitoquímicos.
Atualmente já existem vários exames laboratoriais que indicam como o organismo responde a determinado alimento, se este alimento está sendo benéfico ou não, se o corpo está com inflamação, excesso de radicais livres e alterações hormonais.
E como o paciente se beneficia com isto? Planos alimentares feitos baseados na individualidade bioquímica conseguem ser mais eficazes e duradouros para o objetivo do paciente além de prevenir contra as doenças. Os planos são feitos de acordo com o paciente respeitando os limites metabólicos de seu corpo e procurando meios que ajudem a melhorar qualquer tipo de sinal, sintoma como acne, queda de cabelos, dor no estômago, pele ressecada, celulites, compulsão por doces, candidíase, a melhorar doenças como depressão, fibromialgia, artrite, hipotereoidismo, hipertensão e diabetes.
Além disso, ajuda também o paciente que almeja o emagrecimento, ganho de massa muscular, reforçar as defesas do sistema imunológico, melhorar a memória e centenas de outros. O tratamento modula os seus órgãos para que melhore a causa do que você está sentindo, ou qual doença está ou do que deseja melhorar.
E eu procuro quem? Os nutricionistas funcionais, que fizeram especialização em Nutrição Clínica Funcional.
*Texto exclusivo do site Ana Paula Fidélis – Nutricionista em BH.

3 comentários:

  1. Concordo com você, acho que devemos aprender a nos alimentar de forma correta comendo todos os tipos de alimentos, bjs

    ResponderExcluir
  2. Uma dieta equilibrada montada para suprir nossas deficiências de vitaminas, minerais e principalmente voltada a nossa rotina e é muito importante. Lemos muito, sabemos muito com certeza, mas nada como o acompanhamento de quem estudou a fundo e está antenado com pesquisas e estudos atuais sobre o tema. E como você bem falou aqui, é de supra importância uma dieta voltada para sua individualidade química.
    Beijos
    Lília Valença

    ResponderExcluir
  3. Concordo cem por cento, amiga, muito bem ! Beijo.

    ResponderExcluir