quinta-feira, 28 de março de 2013

Auto-Estima... lá em cima!


BOM DIA GENTE QUERIDA....=)
Vamos voltar aos posts, né...
Passei a semana anterior bem envolvida no encontro com as amigas de dieta...=)
Hoje quero falar de assunto muito pertinente, a tal da AUTO-ESTIMA! 
Você consegue lembrar-se da última vez que teve um desequilíbrio emocional, em que as crenças em si próprio e as suas capacidades se escapuliram? Como é que conseguimos manter as crenças que temos em nós de forma a vivermos menos ansiosos e com mais alegria?Imagine as coisas que conseguiríamos realizar se tivéssemos a crença que éramos capazes de nos propor a fazer qualquer coisa (dentro dos limites do aceitável) para atingir os nossos sonhos e objectivos, especialmente se conseguíssemos manter um nível de auto-estima que não fosse abalado perante nenhuma circunstância. O que é que você faria?
A auto-estima surge da auto-imagem positiva que temos de nós, é algo que de forma pro-activa construímos. A auto-estima não se constrói na passividade, nem quando pensamos que vem dos acontecimentos exteriores, a auto-estima desenvolve-se no mundo real. O que se pretende é uma construção sólida, e isto só é possível a partir do nosso interior.
Citação: “Pessoas com elevada auto-estima são as mais desejadas e, as pessoas desejadas em sociedade.” –  Brian Tracy 

Durante as nossas rotinas diárias, a mente é especializada em procurar todo o tipos de coisas ou situações que fizemos mal, e certificar-se que estamos conscientes disso. Com esta força e tendência contra-produtiva que a nossa mente tem, beneficiaremos muito em regularmente trabalharmos no sentido de construir a nossa própria imagem. É comummente aceite que a forma como nos vemos a nós próprios afeta directamente tudo aquilo que fazemos. Pessoas com a auto-estima elevada, promovem a capacidade para serem felizes, aumentam o seu bem-estar e consequentemente a produtividade nas suas vidas.


UMA HISTÓRIA FAMILIAR A MUITOS DE NÓS

Provavelmente você já passou ou está a passar por uma situação da sua vida em que se sente sobrecarregado, dia após dia as coisas vão-se acumulando (as que tem para fazer e o sentimento de responsabilidade daquelas que deixou por fazer), chegando a um ponto em que vê-se forçado a abrandar. Deixa de fazer algumas das tarefas habituais, adia um prazo de entrega de algo, falta a alguns compromissos. Vai-se instalando um sentimento de decepção, pode até chegar a desenvolver sentimento de culpa. O stress faz-se sentir e o desânimo aumenta. No entanto, você levanta-se de manhã com a intenção de fazer nesse dia o que deixou por fazer no dia anterior, mas verificando a dura realidade que não conseguiu cumprir com as expetativas.
Você começa a cair num ciclo vicioso de acumulação de trabalho, tendo a percepção de que necessita dar um empurrão nos seus compromissos e obrigações. A sensação de incapacidade, de aperto e desespero vai aumentando, prejudicando e diminuindo a sua auto-estima. Em consequência do sentimento de alarme que foi accionado ao seu ego, o impulso é grande para a construção de justificações e desculpas sobre o problema instalado. No entanto, para aquele que tem um sentimento de falha, um sentimento de culpa e de incapacidade, outros sentimentos vão-se instalando, crescendo e minando a confiança em si mesmo. A probabilidade de cair no ciclo da procrastinação é grande, e este vício é um ótimo combustível para queimar a sua auto-estima. Você criou um estado mental propício à auto-crítica, auto-avaliações negativas e descrença nas suas capacidades, aptidões e habilidades. Criou um estado mental auto-depreciativo, que é um misto de lamuria, descrença e auto-imagem negativa.
Outras histórias exemplificavas poderiam ser abordadas, histórias de traumas, de abusos, de precariedade de vida, de humilhação, de stress psicológico, depressão, problemas agudos deansiedade. Os casos e situações serão certamente muito diversificados dependendo da pessoa. De qualquer forma, independentemente das circunstâncias, os processos desencadeados e as incapacidades geradas são muitos semelhantes.

ENQUADRAMENTO

VAMOS OLHAR COM ATENÇÃO:

  • Auto-estima = O quanto gostamos de nós mesmos
  • O quanto gostamos de nós mesmos = Nível de auto-domínio
O que é o domínio de si mesmo? É a habilidade que temos para nos conduzirmos a realmente fazer, o que queremos fazer, por outras palavras, tem a ver com a nossa auto-confiança auto-disciplina. Uma pessoa que tem domínio sobre si mesmo, tem auto-integridade e capacidade para manter-se fiel às suas palavras e compromissos. Cada vez que deixamos de ouvir a nossa voz interior, e não agimos de acordo com algo que nós precisamos, ficamos susceptíveis a perdermos a confiança em nós mesmos e nas nossas habilidades. Esta falta de auto-fé,  vai aumentando numa espiral descendente à medida que queremos realizar mais compromissos e objetivos.

DESCRIÇÕES DE UMA BAIXA-AUTO-ESTIMA:

  • Você pensa excessivamente sobre si mesmo, e analisa porque razão você é do jeito que é.
  • Você tem medo da adversidade, o que lhe provoca uma enorme angustia. Você pode ser alienado em relação e em oposição  aos seus pais, cuidadores e figuras de autoridade em geral.
  • Você não sorri facilmente. Você pode ter uma visão negativa, desesperançada de si mesmo, da sua família e sociedade.
  • Você sente-se muito cansado. Você pode estar relutante ou incapazes de definir e alcançar os seus objetivos.
  • Você fica com você mesmo. Você prefere ficar sozinho do que conhecer novas pessoas e estar com os outros.
  • Você afasta as pessoas. Você tem dificuldade em fazer e manter amigos.
  • Você evita olhar nos olhos dos outros. Você tem dificuldade com a confiança verdadeira , intimidade e afeto.
  • Você recusa-se a assumir riscos. Você sente-se carente e pode ter uma tendência a apegar-se à falsa independência.
  • Você pode criar efeitos e situações negativas. E em casos extremos, pode ser anti-social e talvez violento.
  • Coisas que outros não podem observar incluem: Você fala para si mesmo de forma negativa, você não diz a verdade  e/ou nem mantém a sua palavra, você não perdoa a si mesmo ou aos outros. Você pode não ter empatia, compaixão e remorso.
Aumentar a auto-estima implica algumas mudanças de comportamento. O comportamento vai mudando com a prática e a intenção. A auto-estima é uma realização, um processo que energiza e lhe dá motivação. Não é algo que nós temos, mas  desenvolve-se com a experiência das coisas que fazemos. A auto-estima é a experiência de ser capaz de  enfrentar os desafios e promover a felicidade.



COMO TRABALHAR A AUTO-ESTIMA

A maioria de nós está familiarizado com o conceito de impulso e/ou dinâmica. Quando fazemos algo bem, independentemente de quão pequena a tarefa seja, vamos construir energia positiva e a dinâmica necessária, que tendencialmente  poderá alimentar e energizar outras tarefas da nossa lista. Por exemplo, se você tiver acabado de lavar todos os pratos, cortado a relva à frente da sua casa e ajudado os filhos a fazer os trabalhos de casa, será mais fácil para você, psicologicamente, transitar rapidamente para outra situação ou assunto e completar a tarefa seguinte. Você terá construído o impulso necessário para terminar as coisas. Isto acontece porque você está animado de energia, a qual utiliza na tarefa seguinte, impulsionado pelo sucesso gerado na execução da tarefa anterior. Por outro lado, quando adiamos o que queremos fazer ou sabemos que devemos fazer, perdemos a força, e o mais grave de tudo é que perdemos a confiança em nós mesmos.
Uma forma de melhor entendermos estas questões pode ser através de um exercício mental. Imagine que você tinha um assistente pessoal na sua vida. Que você lhe vai pedindo para executar algumas tarefas específicas, à medida que ele as for executando de forma correta e acertada, mais segurança você vai ter nele, mais confiante vai ficando nas suas capacidades e prontidão. Aos poucos, vai atribuindo tarefas mais importantes à medida que a confiança é reforçada. Você desenvolve um profundo sentido de confiança nessa pessoa e na sua responsabilidade perante as tarefas atribuídas. Você confia nele.


Inversamente, se o seu assistente pessoal adia-se aquilo que lhe pedia para fazer, com prejuízo para si, certamente iria perder a fé nas suas capacidades para seguir adiante. Você deixaria de confiar nele. Consequentemente deixaria de lhe atribuir algumas das tarefas consideradas importantes, e provavelmente iria ponderar o seu despedimento.
Agora, pense em si mesmo como sendo o seu próprio assistente. Quanto mais se apoiar através de acções, mais segurança e confiança irá estabelecer em si mesmo. Irá então, ganhar mais confiançana sua capacidade de assumir e executar mais tarefas. As pequenas vitórias de nós mesmos, afetam diretamente o quanto gostamos de nós mesmos. Cada vez que conseguimos concretizar, realizar e seguir em frente, essa experiência torna-se num bloco sólido de auto-confiança, promovendo a construção de uma imagem mais positiva de nós.


DICAS PARA MELHORAR A AUTO-ESTIMA:

Para construir  a sua auto-estima, você deve estabelecer-se como o mestre da sua própria vida. Cada minuto da sua vida é um momento que pode utilizar para fazer coisas para se melhorar. Se você andou a adiar alguma tarefa ou acção durante grande parte do seu dia, não se martirize ou penalize por isso, mude o seu foco para o momento presente e o que você pode fazer. Comece com a menor coisa que acha que consegue fazer face à tarefa mais importante.

APRESENTO A SEGUIR ALGUMAS DICAS QUE LHE PERMITIRÃO PROMOVER O IMPULSO ASCENDENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MELHOR AUTO-ESTIMA:

COMECE COM PASSOS PEQUENOS

Comece com algo que você pode fazer imediatamente e facilmente. Quando começamos com pequenos êxitos, construímos o impulso para ganhar mais confiança nas nossas capacidades. Cada tarefa completada, independentemente de quão pequena seja, é um passo importante na construção da sua confiança. Que pequenas ações você consegue fazer imediatamente, para demonstrar que é capaz de atingir as metas que estabeleceu para si mesmo? Por exemplo, limpe a sua mesa, organize os seus papéis, pague as suas contas, faça uma caminhada ou elabore a lista de compras.


CRIE UMA VISÃO CONVINCENTE

Use o poder da sua imaginação. Crie uma imagem de si mesmo como sendo uma pessoa confiante em que você aspira tornar-se. Quando você é essa pessoa, como você se sente? Como os outros o percebem? Qual é a linguagem corporal que utiliza? Como é que você fala? Imagine isso claramente na sua mente, com os olhos fechados. Sinta as coisas, sentimentos, a experiência de ser e de ver do ponto de vista dessa pessoa. Este é um exercício muito utilizado por atletas para aumentarem os seus níveis de confiança. No fundo é uma ferramenta que todos temos ao nosso dispor: a capacidade de simular (imaginar) cenários que queremos que aconteçam. Pratique com regularidade. Coloque uma música de fundo que o relaxe ou que o energize. Quando você terminar, memorize esse estado, as sensações e atitudes que teve e o quão capacitantes e energizantes são.

SOCIALIZE

Saia da casa, convide um amigo para um almoço. A convivência com os outros dará oportunidades de estabelecer contacto com outras pessoas, e praticar uma comunicação efetiva e relacionamento interpessoal.

FAÇA ALGO ARROJADO

Como acontece com todas as habilidades, ficamos melhor à medida que vamos repetindo e praticando. Quanto mais vezes se propuser a fazer algumas das coisas que o assustam, ou sente dificuldade, menos assustador estas situações parecem e, mais preparado se irá sentir para as enfrentar e/ou realizar. O simples facto de se propor a enfrentar algumas coisas ou situações em que se sente menos capaz ou mais incomodado, permitir-lhe-á desconfirmar a sua incapacidade. Provavelmente irá verificar que o receio era infundado, ou mesmo que exista justificação para esse medo, que tem igualmente a capacidade de o enfrentar e ser bem sucedido.

FAÇA ALGO NAQUILO EM QUE É BOM

No que é que você é especialmente bom e gosta de fazer? Regularmente fazer coisas em que você é bom, reforça a crença nas suas habilidades e pontos fortes. Proponha-se a fazer aquilo que faz bem e que gosta, reforce-se e elogie-se a si mesmo. Perceba como é que faz essas coisas, em que estado se encontra quando se sente energizado? Quando se sente em uníssono com a tarefa, o que é que diz para si mesmo, quais são as suas expetativas, qual é o seu estado de ânimo? Ninguém é bom em tudo o que faz, e igualmente ninguém é mau em tudo o que faz. Tente não utilizar qualificações de si mesmo do género tudo ou nada. Perceba que existem coisas que faz muito bem, leve isso em consideração.

DEFINA METAS

De acordo com um estudo feito na Universidade Virginia Tech, 80% dos americanos dizem que não têm metas. E as pessoas que estabelecem regularmente os seus objetivos ganham nove vezes mais ao longo das suas vidas, comparativamente aos que não os estabelecem. Ao definir metas claras, práticas e exequíveis, você tem um alvo em direção ao qual se pode movimentar. Com o estabelecimentos de metas, os passos e acções que faz estão direcionados para a obtenção de um resultado.  Quando você tomar um conjunto de medidas para alcançar esse objetivo (claro e específico), irá construir mais confiança e auto-estima nas suas habilidades para seguir em frente.



AJUDE OS OUTROS A SENTIREM-SE BEM

Ajude alguém ou ensine-lhe algo. Quando você ajuda outras pessoas a sentirem-se melhor e a gostarem delas, certamente irá fazer você sentir-se bem consigo mesmo. Veja o que você pode fazer para os outros se sentirem bem ou estimulá-los a sorrir. Talvez dando-lhes um verdadeiro elogio, ajudando-os com alguma coisa ou dizendo-lhes que você os admira. A interação social, a convivência e a interajuda, são fundamentos e pilares de construção da felicidade de cada um de nós. São fatores de promoção de bem-estar, pois enquanto seres humanos somos seres gregários, por outras palavras temos a necessidade de viver em grupo e em contacto como outros. O contacto e a partilha são duas condições necessárias ao bom desenvolvimento e crescimento saudável. É na interação e contacto humano que se fundamenta a vida. Os laços e os sentimentos que se criam são promotores da auto-estima e auto-confiança.

OBTENHA CLAREZA NAS VÁRIAS ÁREAS DA VIDA

Esforce-se para obter clareza nas áreas de vida que precisam mais da sua atenção. A sua auto-estima está relacionada com o seu auto-conceito em todas as áreas importantes da sua vida. Anote todas as categorias principais da sua vida (sentimental, financeira, profissional, social, pessoal, familiar, sexual, entre outras). Em seguida, avalie numa escala de 1-10 em cada área. Trabalhe nas categorias que pontuou mais baixo. Cada área afeta as outras áreas. Desta forma invista na obtenção de um melhor bem-estar nas áreas de vida que percepciona como menos satisfatórias, analise os pontos fracos e fortes e elabore uma forma de poder minimizar o problema ou melhorá-lo. Por vezes, um dos erros comuns que as pessoas comentem é percepcionar algumas áreas da sua vida como tendo necessidade de melhorar, para isso iniciam algumas acções, e se passado algum tempo verificam que não melhoram, desistem. Alerto para o facto de que algumas alterações e/ou melhorias levam tempo a surtir efeito, pelo que não deve esperar uma melhoria repentina, mas sim a médio ou longo prazo.

CONSTRUA UM PLANO

Ter um objetivo por si só, pode não surtir o efeito desejado. Deverá tentar esclarecer-se do que é necessário para conseguir realizar os objectivos a que se propõe. Um dos principais motivos para alguns de nós ficarmos pelo caminho ou vermos a nossa vontade paralisada para realizar algo, deve-se ao facto de não construirmos um plano para alcançar os objetivos desejados. Por vezes não sabemos o próximo passo a ser dado, movimentamo-nos ao acaso, não tendo uma noção correta para onde nos dirigimos ou se nos estamos a afastar daquilo que queremos. Quando você se propõe a confeccionar um bolo, certamente terá muito mais sucesso se seguir as instruções claras e específicas da receita, do que jogar ingredientes aleatoriamente para dentro da taça.

MOTIVE-SE

Leia algo inspirador, oiça uma música que o energize, converse com alguém que possa elevar o seu espírito. Procure algo que o possa motivar para se tornar uma pessoa melhor, para viver mais conscientemente, e para tomar medidas preventivas no sentido de criar uma vida melhor para si e para os outros. Tente perceber aquilo que mexe consigo, que lhe fornece energia, que o faz levantar-se cedo da cama, que lhe dá uma vontade enorme de concretizar e realizar algo. Se não consegue encontrar ou sentir isso, imagine para si o que gostaria de fazer.Podem ser pequenas coisas ou grandes coisas, isso não é o mais importante, o que realmente importa é perceber como é que se energiza e onde pretende colocar essa energia. Normalmente as duas coisas encontra-se juntas, ou seja, aquilo que nos dá energia é exatamente aquilo onde queremos aplicar a nossa energia. É como que um feedback positivo, começamos a gostar de fazer algo, ou imaginamos fazer algo, e ao propormo-nos a fazer, automaticamente, gera-se mais vontade de continuar. Desta forma, motivar-se para fazer algo é sempre uma estratégia de ganhar/ganhar.

AFIRMAÇÕES

Use afirmações, mas de forma adaptativa. Não me refiro a afirmações em vão, vazias e ocas, onde nos limitamos a dizer umas quantas coisas positivas na esperança que isso funcione. As afirmações são muito capacitadoras e orientadoras, mas apenas se forem suportadas e acompanhadas de ações. Sentado no sofá e dizendo: “Estou muito motivado e  energizado para produzir” apenas esta frase não acrescentará nada à sua vida. Diga algo como “Eu estou sentado aqui neste sofá, sinto-me improdutivo, será isto o ideal para mim? O que é que eu poderia fazer?” A sua afirmação tem que ser sentida e coerente com aquilo que pretende realizar. Assim que você seja honesto consigo mesmo, proponha-se a fazer algo, mesmo que seja um pequeno passo, faça alguma coisa de acordo com a sua afirmação.

DEIXE DE SE COMPARAR

Pare de se comparar a outras pessoas. Uma baixa auto-estima decorre do sentimento de sentir-se inferior aos outros. Por exemplo, se você fosse a única pessoa no mundo, você acha que poderia ter  uma baixa auto-estima? A auto-estima só entra em cena quando há outras pessoas à nossa volta e percebemos que somos inferiores. Não se preocupe com o que seu vizinho está fazendo.Perceba o que quer, daquilo que é capaz, e eventualmente o que tem de melhorar ou mudar para alcançar os seus objetivos ou sonhos. Ainda que todos nós possamos ter um tendência quase inata para a comparação, tente relativizar  o máximo que conseguir quando sentir que se está a comparar.  Podemos ter algumas pessoas que nos sirvam como modelo, mas se assim for, isso deverá servir para perceber em que deveremos trabalhar ou desenvolver para nos aproximarmos daquilo que queremos e não para nos depreciarmos. Certamente que se nos comparamos com alguém que nos serve de modelo, estaremos provavelmente alguns passos atrás. Se accionarmos uma visão construtiva e positiva iniciaremos um conjunto de açções, passo  a passo, pouco a pouco seguiremos para a obtenção do resultado desejado.
A reter: A auto-estima vem do domínio de si mesmo. Quanto mais coisas você se propuser, quanto mais coisas for conseguindo realizar (mesmo as pequenas coisas) e passo a passo for obtendo êxito, mais confiança vai crescendo em você, sedimentando a sua auto-estima. O seu nível de auto-estima afeta a sua felicidade e tudo que você faz.

ESPERO SEUS COMENTÁRIOS =) BEIJOS GENTE QUERIDA.





domingo, 17 de março de 2013

Vamos fazer um " SPA Day Home..." kkk

Oiiiiiiiiiiii Gente =)
Sabe aquele dia que você acordar com vontade de cuidar SÓ DE VOCÊ MESMA... sem o desejo de sair de casa para isso... ( ah, tudo bem, eu adoroooooo ir ao salão, fazer unhas, depilação, cabelos, tudo que tenho direito sim, mas HOJE eu não queria isso...) _ queria algo SÓ MEU, no espaço da  minha casa, no meu banheiro, com os meus cheiros preferidos, um dia de CURTIÇÃO só minha! =)
Dai quando escutei no interfone minha amiga Cris ( consultora Natura ) me avisar que os produtos que eu havia pedido estavam me esperando, pensei: "Pronto, era tudo que eu precisava"!
Feliz da vida fui abrir a caixinha e reunir os demais produtos que eu precisaria para uma tarde de MIMOS só pra mim!


Não sei vocês, mas EU sou dessas que AMA cosméticos, cremes, perfumes ( são minha PAIXÃO! ) - há quem  não goste de ganhar perfumes, e diz-se por ai que não é muito legal dar perfume de presente, se não se conhece bem o gosto da pessoa a ser presenteada... Porém EU vou contra as convenções, PODE ME DAR PERFUME DE PRESENTE que eu gosto, e adoro os doces, florais, frutais, cítricos, amadeirados, enfim...SOU APAIXONADA por perfumes ! - Tenho muitosssssssss, não consigo ser fiel a uma única fragrância como algumas pessoas são, e trona-se marca registrada...

Mas enfim...lá vamos nós para o DAY SPA HOME: 


Começando por uma boa esfoliação na pele do corpo... optei pelo sabonete de Orquídeas da Natura, mas você também pode usar uma bucha vegetal, ou outros tipos de sabonetes esfoliantes líquidos, ou ainda as boas receitinhas caseiras.
Vou deixar aqui um LINK de receita de Esfoliação Corporal Caseira


Nos cabelos, aquela atenção toda especial, devido as luzes loiras, preciso usar um shampoo específico para cabelos loiros, uso esse da L'oréal que até já fiz outro post sobre ele... >>>Dicas-da-semana-vaidades...
E depois da esfoliação é essencial um óleo de banho pra deixar a pele ainda mais macia e cheirosa... Usei esse de Muru-muru da linha Avatim.


Para finalizar os cabelos, uso o Shampoo e Condicionador profissionais, de uso diário da Agi Max, S'Ollér para cabelos com progressiva! 



Ainda vem uma boa hidratação nos fios, deixo o creme lá por uns 15 ou 20 minutinhos, se der numa touca térmica, para potencializar o efeito =)  Usei hoje a Natura Plant - Proteção e Realce da Cor.



E para finalizar antes da escova o Creme protetor diário UV da mesma linha. Adoro o cheirinho.... faço sempre umas mudanças, intercalando entre um creme e outro pro cabelo não ficar habituado demais com o produto...adoro novidades. 


Pós banho nada como um cheirinho suave, pra alegrar o dia, e deixar tudo com ar de frescor, fui experimentar o Body Spray de Frutas Vermelhas...  se for sair a noite ou um momento mais especial opto por perfumes mais marcantes...


Na pele do rosto TODA ATENÇÃO é bem vinda, tenho muito cuidado, uso filtro solar 30 no mínimo todos os dias... e hidratação é diária, uso vários creminhos =) Mas como bem diz uma frase que li outro dia, o melhor rejuvenescedor é a FELICIDADE, o bem estar, o estar tranquila consigo mesma... de nada adianta usar cremes no rosto se a alma tá carregada! =)
CAPRICHE NOS SORRISOS =) esse é meu lema de bem estar! 


Pra hidratação de pele do corpo, depois da esfoliação e do óleo de banho... um hidratante em creme é sempre bem vindo, adoro os da Victória's Secret,  e esse outro de Flor de Cerejeira da Avatim.


Pra FINALIZAR o Day SPA nada como um make básico, pra ficar com aquele arzinho de saúde naturalmente bronzeada =) ...risos.... né? Um trato nos cabelos, escovas, chapinhas, e finalizadores...e PRONTO....tudo certo!
Não esqueço nunca do Baton e do Rímel, meus FAVORITOS!!! 


Hora de secar os cabelos....... 


E fechar o trato no visual com as unhas feitas! =)


Apesar de amar o clássico vermelho nas unhas, dessa vez optei pelo Francesinha =) suave.... =)


E enfim...nada como terminar o dia de SPA HOME e sentir-se linda, de bem com vida e com você mesma...
Para isso não precisa tanto, é algo que precisa estar dentro da gente, ainda que vá no melhor salão e vista-se com as melhores grifes se você não estiver de bem consigo mesma, vai continuar a sentir-se sem jeito. 
Seja CRIATIVA, crie, imagina, faça acontecer... o dia pode ser tudo o que você quiser que ele seja!
Vista a roupa que te faz sentir bem, elegante, roupa é para nos vestir, não "despir", vestir-se de forma vulgar, apelativa não ajuda... =) 
Use da sua alegria de viver, seja GRATA a Deus por mais um dia, bote um sorriso no rosto e vá ser FELIZ HOJE! =) 
Eu fui............. =)
Beijos.
Até a próxima!





sábado, 16 de março de 2013

Livro da Semana: Sem Juízo - Danuza Leão...

Comecei a ler esse livro ainda em janeiro, nas férias, e é uma leitura gostosa, descontraída, bem característica das crônicas da Danuza Leão. O livro me acompanhou na viagem de férias em fevereiro... e nesse meio tempo acabei deixando ele meio de lado, e como sempre estou comprando novos livros, acabei me interessando pela leitura de outro - ( esse que está na foto na coluna ao lado do blog >>>> )
É também super interessante, mas é sobre alimentação, saúde, histórias de superação contra a obesidade, depois vou contar sobre ele, num próximo post!
Mas dai voltei a ler o SEM JUÍZO, para concluir e poder comentar com vocês...

"Homem só consegue fazer uma coisa de cada vez; já a mulher consegue fazer várias ao mesmo tempo. Está acostumada a atender o telefone e abrir a geladeira _ com o filho no colo _ e simultaneamente dar uma olhada na televisão."  Da crônica Dois Mundos - Página: 224.


Hoje um sábado preguiçoso, meio nublado, vontade nenhuma de sair de casa, preferi ficar com meu chá e meu desejo de me jogar no sofá e LER deliciosamente meu livro....

"Bom mesmo é SER FELIZ e perceber, na hora, mas para isso é preciso estar muito atento a todos os momentos, e sobretudo atento a você mesmo; ...
pretendo ser HOJE muito FELIZ, e vou fazer minha parte para que isso aconteça..."
Da crônica: Responda, se puder _ Páginas: 176 e 177.



Danuza tem uma maneira única de escrever sobre a vida, gosto de suas crônicas, as vezes até meio agressivas, mas gosto esse seu jeito "agridoce" de falar das coisas da vida, especialmente do cotidiano, de coisas que só as mulheres conseguem viver e entender... acho ela divertida!


Seu livro é dividido em partes para reunir as crônicas referentes ao mesmo tema em:
Recordar é viver;
Amores, Desamores;
O ser humano;
Essas Mulheres;
Para Eles;
Tudo em família;
De tudo um pouco.
"Só amar e ser fiel não é o suficiente: os homens, IGUALZINHO às mulheres, gostam de ser muito bem-tratados. E para usar a linguagem dos economistas, esse investimento costuma dar o maior retorno."
Da crônica: Eles merecem - página: 243.



Hoje meu sábado está PERFEITO... preguiçoso como nenhum outro...
em boa companhia!
Fico por aqui, e deixo a dica de leitura do livro da Danuza.... e você já leu algum livro dela?
" E quando acordasse de manhã teria do meu lado, ainda dormindo, aquele homem capaz de dar aquilo com que as mulheres do fundo SONHAM: uma certa PAZ..."
Da crônica: Certos Sábados - Página: 227.

Bom sábado pra você também...
beijos e até a próxima! 

Uma Alerta! Uma triste Realidade! Cuidem das nossas Crianças!


Oi gente, eu vi esse vídeo no Blog da minha amiga Monikinha, e fiquei MUITO CHOCADA com essa realidade, pois é algo que vemos diariamente em todos os cantos, nas escolas, na praia, e as vezes até na família... crianças cada vez mais obesas!
Alimentando-se cada vez pior!
Esse vídeo é triste,  chega a ser chocante, mas é REAL, e serve de alerta a todos nós!

GENTE, pelo amor de DEUS o que é isso?
Onde vamos parar com a OBESIDADE?
Muito passada com essa realidade!
MÃES assistam e CUIDEM DA ALIMENTAÇÃO DE SEUS FILHOS JÁ!!!!!
=/

É MUITO TRISTE ver essa realidade de crianças mal educadas, viciadas, filhos muitas vezes de pais obesos =(
muito SÉRIO! vale o alerta!!!



MUITO ALÉM DO PESO - OFICIAL


Publicado em 25/01/2013
Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Muito Além do Peso (Way Beyond Weight, 2012)
Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

Um Beijo ....e fica a reflexão!

quinta-feira, 14 de março de 2013

A União faz a Força...


Foto de preto HOJE! 

Oi Gente ♥
Bom, tenho acompanhado aqui pelo Blog bem como na página do Face e nos grupos que participo, a história de superação de MUITAS, as lutas de outras, e enfim estamos juntas no mesmo barco, nas mesma lutas diárias por nossos objetivos, seja para eliminar uns kilinhos extras que teimam em aparecer, ou para eliminar muitooooos kilos.

Algumas pessoas já me conhecem de tempos, outras ainda não... então por isso vim contar pra vcs um POUCO de mim e me dispor a ajudar, pois é GRATIFICANTE ver outras mulheres ( e homens) seguirem um caminho e obterem suas próprias vitórias!
( Isso também me fortalece a me ajuda! )
Então, para quem DESEJA CONTROLAR IMPULSOS, lutar contra a OBESIDADE é necessário além de FORÇA DE VONTADE, auto-conhecimento... Pois nós somos MUITO mais do que apenas KILOS, existem vários aspectos a serem trabalhados em nós para nos fazer MUDAR DE RUMO... especialmente o lado EMOCIONAL!
Por isso é TÃO IMPORTANTE a ajuda profissional, de médicos nutricionistas, de psicólogos e também de profissionais de educação física, quando se parte para pratica de exercícios.

E o MAIS LEGAL são os GRUPOS DE APOIO, esses são FUNDAMENTAIS, sem eles não conseguimos sozinhas ir muito longe... ( alguns até conseguem, mas é MUITO melhor tendo a agradável companhia de amigas para torcer e dar força a cada novo passo!)

No livro que li outro dia do Dr. Ravenna ele enfatiza isso, o quão NECESSÁRIO é um grupo para APOIAR!
Como ele diz: " Grupo é um lugar onde é possível transformar SONHO em realidade e o participante sempre pode mudar e melhorar sua vida!
Quando nos reunimos em grupo, também tentamos LEVANTAR a energia daqueles que precisam e sentem-se abatidos, e fortalecer aqueles que atingiram o peso ideal!
Assim como o grupo dá, também PEDE! E o que pede?
Pede o COMPROMISSO de cada um, de se fazerem presentes, é fundamental NÃO SE ISOLAR, porque o obeso que se desconecta, continua gordo, e o obeso que se COMUNICA, deixa de sê-lo"! ( Dr. Ravenna)

Eu sai de uma OBESIDADE grau 1, dos 89kg, e eliminei 28kg em 1 ano , cheguei no meu peso mínimo de 61kg, e consegui manter isso por um tempo... depois com a musculação estacionei nos 65kg FELIZ DA VIDA ♥
Mas MUITAS COISAS aconteceram em minha vida... passei 6 meses afastada dos treinos, e acabei ganhando de volta 10kg =( que me deixaram bem TRISTE...com vontade de DESISTIR de tudo... mas O RETORNO aos grupos dos quais faço parte me FORTALECEU a RECOMEÇAR =)
E com isso tenho levado entre trancos e barrancos, dias corridos, mas fazendo minha RA, e eliminando os kilos que havia ganho, já mandei embora uns 3kg...e vou secar o resto! VAMOS JUNTAS!? ♥
Deixo aqui o link do meu blog, onde conto ONDE TUDO COMEÇOU... =)
E me coloco a disposição das meninas que me perguntam como fiz, quem quiser pode me perguntar que a medida do possível eu respondo! Ok.
FORÇA, FOCO E FÉ para TODAS NÓS! 



Vamos manter a força....
E recomeçar sempre...
 

Tentei montar os pratos dessa semana, mas faltaram fotos, pois nem sempre lembro de fotografar... Tenho tentado manter uma alimentação EQUILIBRADA, sem exageros, sem frituras, doces, refris... Isso já me ajuda, mas meu peso não tem baixado essa semana, tô no auge da TPM, me sentindo inchada já...
Mas vamos em frente...
AI TEM:
Café da manhã: Sanduíche de queijo prato e café com leite desnatado.
Almoço na rua: Subway com suco de uva light.
Lanche: banana assada com leite desnatado e aveia e um tiquinho de açúcar.
jantar: 1 rodela de inhame peq. + 1/2 pão francês ( desejo), ovo pôche com tomate picado, e chá de erva doce.
Outro lanche: Iogurte de ameixa com aveia.
e Almoço: frango, arroz integral , salada e suco.
Tô levando ♥
#PACIÊNCIAÉOLEMA


BEIJOSSSSSSSSSSSSS....té a próxima.
Fiquem com DEUS.=)

sábado, 9 de março de 2013

Dica do dia: Bons Hábitos Alimentares...

Cuidar da sua alimentação é fundamental =)
Vamos juntas?
beijos, BOM FINDE.


Bons hábitos alimentares para a saúde:


- Prefira alimentos integrais em vez de refinados. Eles têm maior teor de fibras, que ajudam no bom funcionamento intestinal e no controle do índice de glicose no sangue.

- Evite o uso de alimentos gordurosos, frituras, álcool e refrigerantes.

- Procure consumir carnes magras e alimentos preparados sob a forma de grelhados, refogados, ensopados, cozidos ou no vapor.

- Coma mais frutas, verduras e legumes para abastecer diariamente o seu organismo com vitaminas, minerais e fibras.

- No dia-a-dia, reduza o uso de óleos, sal e alimentos salgados, enlatados e embutidos. O excesso desses alimentos pode trazer problemas como obesidade, hipertensão e colesterol elevado.

- Não fique longos períodos sem se alimentar. O jejum prolongado desequilibra as funções do organismo, ocasionando o consumo excessivo de alimentos na refeição seguinte.

- Consuma, no mínimo, 5 a 8 copos de água por dia. Isso ajuda a manter o bom funcionamento do organismo de forma geral.

- Evite o consumo de doces. Dê preferência às frutas, principalmente se você é diabético.

- Consuma alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, para prevenir a osteoporose (ossos frágeis).

- Mastigue bem os alimentos antes de engolir, para facilitar a digestão.

Dicas da nutricionista Silvia Helena Marangoni dos Reis, do CRN-3

Dica do Dia: Mexa-se !!!


Beijos minha gente querida =)
Bom sábado........
bjs.



Vc sabia que:

O grande aliado do processo de emagrecimento é a prática do exercício físico. Engordar é o resultado de um desequilíbrio energético entre o que se ingere e o que se gasta. Exercitando-se mais ou fazendo mais atividade física, a balança pende para eliminação da gordura estocada “desnecessariamente”, facilitando o emagrecimento.

Quando queremos perder peso é bom identificar exercício físico como fonte de endorfina. Esta é uma substância natural que o próprio organismo produz quando praticamos exercícios físicos dentro de um limite saudável. É uma espécie de morfina natural que interage com a serotonina, a responsável pela sensação de bem-estar, que ajuda a contrabalançar com as angústias que as restrições alimentares impostas pela dieta podem suscitar.

Estabelecer um desafio a superar pode ser um estímulo
É comum as pessoas utilizarem “recursos anestésicos” para suportar dores… como, por exemplo, as exclusões geradas por uma sociedade lipofóbica. A comida, então, pode atuar como um anestésico?!

Outro fator presente no sucesso para atingir um peso saudável pode ser o peso/papel de um desafio, enquanto estímulo para a transformação corporal, atuando como uma meta. Por exemplo, conseguir jogar futebol com o filho... Sem esquecer a supremacia da importância do desejo sobre todas as outras variáveis, já que sabemos que o ser humano caminha na direção do seu desejo. Daí a importância de se descobrir qual é o nosso desejo!

É difícil mudar hábitos em geral e, em especial, hábitos alimentares. Criam-se muitas desculpas para justificar a não mudança. Essa dificuldade está atrelada, no caso da alimentação, à questão da compulsão alimentar. A compulsão é um conceito da psicanálise que diz respeito à repetição de atos ou pensamentos que vão na direção contrária às decisões e aos desejos conscientes dos sujeitos. A compulsão tem sua origem no inconsciente, tal como foi descoberto por Sigmund Freud.

Perder peso é ganhar saúde
E por sua vez, a compulsão alimentar, aparentemente “tão prazerosa”, pode esconder muito desprazer. A compulsão alimentar é a grande vilã da obesidade, e, como nos diz o próprio Freud, tem um “caráter demoníaco”, presente na perda/falta de controle, transformando-se numa má conselheira na tomada de decisões. É indicado, portanto, buscar trabalhar na direção da adesão a novos hábitos, evitando retomar os antigos “supostos prazeres”, que eram entendidos como “hábitos”.

E, concordando com Dr. Alfredo Halpern, o segredo do emagrecimento saudável está no equilíbrio, aprendendo a trocar quantidade por qualidade e evitando a radicalidade. Tem que poder comer de tudo! E para emagrecer não se deve fechar a boca, mas aprender a mantê-la aberta. A perda de peso é um ganho de saúde!

Dirce de Sá Freire
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (2002)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia da Mulher!

Oi Gente querida...
Eu não sou muito ligada nessas datas que acabam tornando-se comerciais, mas sem dúvida que o Dia Internacional da Mulher MERECE ser comemorado, e a todas as minhas amigas, colegas, conhecidas, seguidoras, e até as milhares e milhares de outras mulheres que nem conheço, desejo hoje um dia FELIZ, e que nossas lutas diárias tornem-se vitórias sempre!
As mulheres conquistaram muito e cada dia conquistam mais!
Por todos os passos dados nós merecemos um dia especial, e os parabéns pela garra e perseverança!
beijos em todas!
Vocês são todas LINDAS, magras, gordinhas, morenas, loiras, negras, ruivas, misturadas SOMOS únicas e especiais! 


quarta-feira, 6 de março de 2013

Cuidado com a neura!

Oi gente, beijos em vocês!
E ai como vamos?

Bom essa semana tá tudo certo... continuo com a dieta, o treino, a rotina em dia... com certeza os bons frutos vou colher mais na frente, a balança já começa a dar sinal de "vou baixar mais e mais"... porém ter paciência é necessário... Foi bastante tempo parada e voltar agora tá sendo um desafio diário, até o corpo adaptar-se de novo com a musculação, as cargas, e o metabolismo com a dieta, eu fico meio em câmera lenta... os exercícios me dão sono e como o nível de "energia" ( calorias) que estou ingerindo agora voltou a ser  mais baixa de novo, meu corpo sente a mudança, e meu metabolismo TENTA me boicotar, ficando LENTO, me dando sono, para que eu não gaste as "reservas" ... ( ele não é bobo, já sentiu que a comida tá mais escassa e que o ritmo de gasto com a atividade física aumentou! )
mas tô conseguindo levar esse primeiro mês... já conheço essas manifestações todas do meu corpo, então é só segurar a onda mais um tempinho que tudo se estabiliza.


A dieta vai bem... tenho consultas marcadas em breve com a nutri e minha médica endocrino pra acompanhar a saúde no geral! =) Não podemos descuidar!
Por falar em CUIDAR DO GERAL, me lembrei agora do papo que tive outro dia com umas amigas, nós falávamos sobre a falta de EQUILÍBRIO de algumas pessoas em saber cuidar de si e da vida... Sim existe DIFERENÇAS significativas... afinal nós somos MUITO MAIS do que só um corpo sarado, mas tem muita gente, muitas mulheres, que parece que focam SÓ NISSO, esquecem do essencial gente!!!
É maravilhoso sim cuidar da dieta, fazer uma alimentação saudável e equilibrada, malhar, treinar, fazer esportes, e consequentemente obter um peso desejado, um corpo em forma, e acima de tudo uma SAÚDE boa... Mas é essencial também o cuidar da ALMA, da cabeça, do coração, da vida, da família, dos amigos.
Infelizmente a gente vê hoje em dia por ai a fora uma enxurrada de gente FÚTIL, que só pensa no AQUI E AGORA, gente inconsequente, que vai treinar numa academia mas quer resultados em 2, 3 meses e se enche de anabolizantes sem nem saber como usar, sem orientação só pra ter a "perna da Juju", os caras querem virar o Arnold Schwarzenegger em 6 semanas, as meninas querem o corpo da musa não sei de onde, ou  " a bunda da Gracianne - que valha-me Deus!!! Vale até um APARTE aqui... ficou totalmente deformada depois do Metacril e de todos os exageros em nome da "BELEZA" ( alôoo, que beleza?)
Tem muita gente perdendo a linha do bom senso, desculpem-me os adoradores e seguidores dessas  pessoas e ideologias!
Afinal, não cabe a mim julgar as escolhas de NINGUÉM, eu até respeito, mas sinceramente tem horas que me pego pensando e ainda NÃO ENTENDO o que faz tantas pessoas bonitas, jovens, perderem o rumo assim... É triste!



Não dá pra esquecer que nós, além da CASCA ( por mais sarada e bonita que seja ), somos UM SER INTEIRO, completo, temos que passar e valorizar um pouco mais  do que só pernas, bundas, peitos, cabelos, roupas, fotos, baladas, e a efêmera sensação de "tô no auge", "tô podendo", "tô causando"...  Isso tudo é legal, mas passa, e passa bem rápido...
E as vezes me surpreendo com relatos de meninas que me procuram em desabafos desesperados porque não usam manequim 40 ( ah, 40 é muito, tem que ser 38 né!?), ou porque ainda não chegaram em suas metas de peso, ou não tem o silicone no peito, ou isso ou aquilo...
Gente, eu falo até por experiência própria, pois eu muitas vezes também passei por fases, momentos assim de "frustração" por ter ganho kilos a mais, ou por não ter alcançado a meta X que me determinei a chegar... Mas faz tempo que isso mudou na minha cabeça, afinal os anos vão passando, a MATURIDADE chega e com ela traz um pouco de aprendizado a cada dia, ( não digo sabedoria, pois tenho MUITO o que aprender ainda)... Mas a gente aprende a SE AMAR, do jeito que é, se valorizar cada dia mais, não precisa apelar pra exageros pra chamar a atenção, afinal o SER BONITO envolve tantas coisas além da aparência.
Como MUITO BEM DIZ a Fernanda Montenegro ( atriz que admiro! )


Infelizmente eu conheço pessoas "belas" por fora, mas que por dentro são um verdadeiro "pão bolorento" _ Conhecem essa frase?
Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.... pois é, isso existe aos montes, infelizmente!

É uma busca incansável pelo TER, pelo PARECER, pelo APARECER, querer mais e mais... mas até onde isso é saudável, vale a pena, e faz bem?
É interessante cuidar do corpo, da mente, da alma, do coração, dos sentimentos, do TODO... independente de   religiões, mas ter DEUS no coração faz bem, acrescenta, enobrece a alma, e muito do que somos na aparência e ações vem daquilo que carregamos no coração e na alma.


Então gatas garotas, ( e garotos) vamos ser LINDOS por completo, ok! =)
beijos no coração de vocês...
Cuidem-se!

sábado, 2 de março de 2013

Mantendo a Dieta e o Treino... E você?

Oiiiiiiiiiii gente linda e querida do meu coração =)
TUDO BEM com vocês?

Gente eu estava numa correria essa semana passada, pois foi a primeira semana de trabalho PÓS-férias, ai a gente fica meio fora do ritmo, né, não tem jeito...mas tô conseguindo voltar aos poucos a TUDO que fazia certinho...pelo menos o trabalho tá OK, e VOLTEIIIIIIIIIIIIII definitivamente para MINHA DIETA e para minha querida academia e meus treinos =)
TÔ TÃO FELIZ POR ISSO que não caibo em mim! \0/
Nossa........foram 6 meses de OFF total, e voltar é uma RENOVAÇÃO geral...


Tanto que esse finde eu aproveitei para também fazer umas "arrumações" pessoas na vida, nas relações, no armário, no escritório ( home office)... é muito BOM fazer isso vez por outra, renova os ares e tira de perto da gente tudo ( e todos) que não vale muito a pena manter, e causa acúmulo de energias ruins, né!
Aproveito e faço doações de roupas, sapatos, bolsas, livros, tudo que não uso e não me serve mais, e RENOVO o ambiente e me sinto mais leve... Já experimentou fazer isso? Vale a pena!
Recomendo!



"Hoje é dia de faxina
Pegue todos os seus medos , problemas, ansiedade, sofrimentos, tudo aquilo que te impedi de ser feliz e jogue na lata de lixo.
Faça uma faxina na sua vida, limpe tudo sem medo de ser arrepender, deixei tudo preparado para um novo dia, um novo amor, um novo amanhecer,uma nova vida.
Comece agora mesmo a se desfazer de tudo, não perca tempo, cada segundo é valioso demais.
Não se esqueça de nada que possa atrapalhar sua nova vida.
È preciso ter coragem para se livrar de tudo aquilo que durante muito tempo construímos, é preciso ter coragem para recomeçar, para dar um chance a si mesmo, é preciso ter coragem para seguir em frente sem medos, sem se importa com os outros, é preciso ter coragem para se livrar dos problemas, é preciso ter coragem para não fraquejar no primeiro obstáculo.
Olhe para você , lute por você, não desista de você, lute para que sua vida não se torne pesada, escura, sem vida, sem riscos.
Se olhe no espelho todos os dias e diga a si mesmo. Eu posso, Eu sou, Eu vou conseguir.
Corra o risco de tentar não levar mais a sua vidinha mais ou menos, e comece agora mesmo a construir uma nova vida cheia de coragem.Se livre de tudo que impeça você de tentar começar a uma nova vida, se livre de tudo que impeça você de ser feliz.
Vá hoje é o dia da faxina, limpe tudo e seja feliz." ( Maria Alves)


Então... voltando ao pique, treinei a semana toda, adorando retomar as aulas na academia, adoro as aulas de dança da nossa linda e querida professora Jake =) e as aulas de Step e local com a Adriana =) queridas!
Depois de suar bastante a camisa, minha dieta seguiu certinha, muitas saladas, pouco carbo, só integrais, nada de excessos, muita água, nada de açúcares... ÔPAAAA, ÔPA, ÔPA, Tô mentindo!!!
Eu PRECISO confessar, sucumbi e comi um danado de um NÊGO BOM! ( Já ouviu falar?)
É esse docinho embalado em plástico que está na minha mão na foto kkkkkk.
Um quadradinho pequeno feito com doce de banana e açúcar... cara, o danado é bommmmm, viu, preciso ficar bem longe desse nêguinho delicioso ai.... kkkkkkkk ( adoro, mas fujo! )
Isso é imoral...é sacanagem...mas eu vou deixar aqui a "receita" do nêguinho... pra quem não conhece ou nunca ouviu falar dele >>> Receita do Nêgo Bom! 

Mas vá.......só comi 1 ( ÚNICO) tem cerca de 46 cal... tô perdoada... =)

Dai chegou MARÇO, seu lindo..............trazendo novos ares, novo clima, verão se despedindo... ( adoro outono)... que venha cheio de novas energias, e renove a todos nós!

Que renove junto com o dia a nossa FORÇA DE VONTADE, pois ela reside ai, dentro de você, assim como em mim, basta buscá-la, e fazer ACONTECER... sopre pra bem longe o que te prende, te atrapalha, te agride, te incomoda, chegaaaaaaa....a gente NÃO É OBRIGADO a conviver com o que faz mal, com gente falsa, com pessoas ruins, com pensamentos negativos, a gente tem TODO o poder de virar esse jogo, renovar tudo, criar nova atmosfera ao nosso redor =)


Desejo a você ( a todos os meus amigos queridos do meu coração ), e até para aqueles que nem conheço, e mais ainda para os que "torcem" contra, os agourentos, e sugadores de felicidade alheia, que Deus abençoe MUITO os caminhos, e faça TODO MUNDO FELIZ... afinal quem é feliz não incomoda os outros! Né?=)
 

Então é isso........... que nosso mês de MARÇO seja pleno meus queridos, com muita ENERGIA BOA =)


Mais pratinhos e comidinhas da minha semana =) Falei sobre esse SAL LIGHT no último post... se quiser saber mais dá uma olhadinha lá >>> Alimentação-saudável-felicidade-bem-estar!
Vu indo, pois meu love me chama... cineminha nos aguarda...Beijosssss.