sábado, 24 de maio de 2014

Livro da Semana: TDAH - Crianças que desafiam...

Oi Gente...
Hoje a resenha é de um livro muito especial.
Que poderá ser de grande valia para as mamães, papais, enfim os responsáveis por crianças que tenham sido diagnosticadas com TDAH. 
O livro trás informações importantes, especialmente sobre o uso indiscriminado de fármacos!!! Vale a leitura!

 LIVRO: TDAH - CRIANÇAS QUE DESAFIAM.
AUTORA: MARISE JALOWITZKI.
EDITORA: GRÁFICA EDITORA PALLOTTI.
PÁGINAS: 253.

Quero antes de falar das impressões sobre o livro, apresentar a vocês a autora. Levando em conta o trabalho sério que ela realiza, e que merece ser divulgado ao máximo de pessoas. 
A Marise Jalowitzki, é uma gaúcha, educadora, escritora e blogueira,  onde ela publica seu trabalho, para quem desejar conhecer mais sobre as idéias da Marise entre no Blog dela: Compromisso Consciente ou ainda no grupo que ela mantém no Facebook para debates e apoio a pais: TDAH crianças que desafiam .

"Pouco importa o julgamento dos outros.
Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."
(Dalai Lama) Pag.3.


Bom, chega até ser difícil conseguir resumir TUDO QUE LI E APRENDI nesse livro gente! Mas ele nos traz uma oportunidade de conhecer mais sobre uma tema tão falado atualmente, que é o TDAH, porém de uma ótica diferente que leva a uma profunda REFLEXÃO!
Especialmente sobre como estamos tratando nossos pequenos, nossas crianças hoje?
Será mesmo que TANTAS crianças atualmente são portadoras do TDAH? Ou apenas estão sendo crianças, com suas típicas brincadeiras, falas, agitação, inquietação natural dessa fase, que atualmente vem sendo tão TOLHIDA, podada por nosso modo de vida limitador em tantos sentidos!
Vale muito a pena a leitura e a reflexão em cada palavra, cada texto e informação encontrados no livro.
Dai, depois de ler, você pode seguir o rumo que desejar, mas pelo menos terá tido acesso as informações que muitas vezes nos são ocultadas, camufladas, negligenciadas... ( como foi comigo )

"Leitura da semana.
TDAH crianças que desafiam.
Leitura enriquecedora... 
Sim o TDAH EXISTE, é fato, infelizmente ainda pouco compreendido por muitos que não vivenciam a rotina de crianças e adultos portadores. Sim eles sofrem, compreendem seu problema... e sentem frustração, indiferença, e toda ordem de sentimentos.
A PALAVRA CHAVE para lidar com o TDAH é PACIÊNCIA! Não é uma ficção, não é preguiça, não é falta de interesse ou educação.
É um transtorno que tem tratamento por meio de psicoterapia, prática de esportes, dieta equilibrada, homeopatia,...e SIM merece todo carinho e respeito. 
#tdah #dda #marisejalowitzki #livrodasemana#oqueestoulendo #books #instabooks





Gente alguns dados merecem uma atenção especial: 

" ...o metilfenidato, uma anfetamina, viciante, vem sendo comercializada em nível assustadoramente crescente..." Pág.9.
Sim, a tal da Ritalina, Concerta e outros que tem na composição a droga METILFENIDATO, é sim do grupo das ANFETAMINAS!  Confesso que como leiga, quanto aos fármacos eu desconhecia essa informação tão importante!
E o Brasil é o segundo maior consumidor do mundo do remédio tarja preta ( só fica atrás dos Estados Unidos) Pag.44.
Com uma "explosão nas vendas de cerca de 3.200% nos últimos anos" Pag. 47.
Gente, esse dado é muito sério!!! Lendo mais sobre o assunto, descobri que em outros países como na França o uso desse fármaco é quase ZERO! Porque? Será que só no Brasil existem crianças com TDAH? Não... é uma questão de cultural essencialmente. Questão de consciência.

Sim, em nenhum momento afirma-se que o TDAH não exista, mas o que necessita de reflexão é até que ponto os tantos diagnósticos dados atualmente são de crianças "doentes" de fato?
Parece que para muitos pais receber um diagnósticos de TDAH é como eximi-las de "culpas" por seus filhos serem arteiros, ou inquietos, "inadequados", e muitas vezes apenas mal educados sim...
O que percebe-se é que está havendo uma verdadeira epidemia de diagnósticos, muitas vezes dados de forma irresponsável, apressadamente, sem a devida investigação por parte de médicos e até da família havida por uma solução imediata.
O que precisa ser levado em conta é, será que tantos pais estão sendo ALERTADOS sobre os riscos do uso de uma medicação traja preta, e todos os efeitos colaterais que essa medicação pode trazer? 
( Eu nunca fui alertada, você foi? )

"A singularidade do grupo de sintomas que compõem o diagnóstico do TDAH demonstra o quão difícil é determinar quem, realmente, precisa de tratamento e que tipo de tratamento é mais adequado. Cada caso é um caso." Pag. 66.

Gente, eu falaria horas e horas aqui sobre o livro e seus vários temas muito oportunos e de muita importância. Porém preciso resumir, para que vocês tenham uma visão geral, mas continuo incentivando VALE A PENA A LEITURA!!! 

Sim, eu já havia lido muita coisa sobre o assunto TDAH, mas de certa forma era tudo na mesma "embalagem comercial" que favorecia o uso do metilfenidato. É tanto que eu não sabia que existiam tratamentos alternativos, como dieta, Neurofeedback, e a homeopatia. 

"Estudos publicados no British Homeopathic Journal mostram que, em dez dias de tratamento com Stramonium, Cina, e Hyoscyamus Niger, as crianças demonstraram melhoras significativas no comportamento e atenção, constatada por pais e responsáveis." Pag. 118.

Acredito que todas as alternativas possíveis de tratamentos alternativos são viáveis e devem ser exploradas por pais e responsáveis, levando em conta os graves riscos do uso de metilfenidato, inclusive risco de morte súbita e suicídio. =(
"A Aliança Nacional contra o Mandato de Rastreio de Saúde Mental e uso de Drogas Psiquiátricas em Crianças ( www.ritalindeath.com  ) contem muita informação, além dos relatos de mortes por uso de metilfenidato. " Pag. 127.

Bom queridos leitores, acredito que como foi de grande valia para mim, como mãe, como pessoa consciente e responsável que busca sempre o melhor caminho para educação e cuidados para meu pequeno, creio que será também muito válido para todos você que tenham interesse em saber mais sobre o assunto.
O livro é rico em informações valiosas!

Encontra-se a venda no grupo do facebook que citei acima, bem como nesse link:
tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br

Boa sorte!
E muita LUZ pra todos nós.

PS.: Mais informações sobre o assunto, numa entrevista dada pela docente Maria Aparecida Moysés à UNICAMP: unicamp noticias: Ritalina e os riscos de um genocidio do futuro.





 


sexta-feira, 23 de maio de 2014

A desilusão de um quase...



"Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos “Bom dia”, quase que sussurrados.
Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer.
Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.
Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."


                                                                                                   Sarah Westphal 


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Livro da Semana: O Diário de Suzana para Nicolas.

Oi Gente...
Tem algumas resenhas novas pra postar pra vocês.
Só ando precisando organizar melhor a agenda e o tempo para conseguir postar tudo... =)


LIVRO: O DÁRIO DE SUZANA PARA NICOLAS.
AUTOR: JAMES PATTERSON.
EDITORA: ARQUEIRO.
PÁGINAS: 142.
MINHA NOTA PESSOAL: MARAVILHOSO!!!!!

Gente, eu confesso que me surpreendi com esse livro! Gostei TANTO que resolvi até fazer um sorteio de um exemplar dele no Instagram pra vocês. Foi o primeiro do autor que li e amei.
Como já citei em outras resenhas, os romances melosos, tipo os do Nicholas Sparks não são meus preferidos, apesar de gostar de romances, mas sou meio seletiva com os que leio, e esse em especial me agradou muito! 


" É o seguinte.
Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam, trabalho, família, saúde amigos e integridade. Você está mantendo as bolas todas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você deixar cair ela vai pular de volta. As outras quatros bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada ou lascada ou vi se quebrar de vez.  Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida." Pag. 14.

O livro conta da história de um relacionamento que ia muito bem, e de repente do nada tudo acaba, deixando Katie, uma jovem editora, arrasada e sem compreender o motivo que levou o seu amor, o poeta Matt Harrison terminar tudo com ela...
A grande sacada do livro é justo a forma como o Matt resolve contar a verdade para Katie!
A cada página que lemos do romance vamos imaginando cenas e situações assim como a protagonista da história, tudo é um mistério ainda incerto...

Katie, conhece Matt na editora em que trabalha e onde ele vai em busca de publicar seu livro de poesias. Passam um ano juntos, e de repente katie se vê sozinha, abandonada por Matt... sem compreender ao certo os motivos disso. Ela percebe que pouco conhecia sobre a vida pregressa dele, até pelo fato dele fugir do assunto sempre que era questionado por ela quanto ao seu passado.
Uma tempestade de desconfianças e hipóteses começam a perturbar Katie, será que ele ainda estava casado? Será que ela havia sido apenas usada por ele para conseguir publicar seu livro?



Porém existe algo muito especial que Katie iria contar a Matt na noite em que ele a abandonou... ( eu queria contar logo pra vocês o que era....mas não posso, assim tira a magia do livro, leiam que vale a pena!!!)

Matt, deixa na porta de Katie um diário, embrulhado, para que ela possa ler e descobrir por si mesma as tantas histórias e segredos que ele guardava e o porque de não gostar de falar do seu passado e o motivo pelo qual a deixou...

Katie, ao pegar o diário vê: "O Diário de Suzana para Nicolas"... e fica atordoada sem entender o que aquilo significa.
Ao começar a ler o tal diário Katie vai descobrindo que ele foi escrito por Suzana, que era casada com Matt e mãe de um filho seu, o Nicolas...
Suzana era médica, que mudou-se para uma ilha para mudar o estilo de vida e curar-se de um infarto que sofreu. Dai conhece Matt, seu faz tudo...

Imaginem só que situação??? O livro é INCRÍVEL gente... uma narrativa super envolvente, história linda, cheia de emoção, ( chorei ) , confesso....
Vale a pena cada página!
Recomendado.
Beijos....


Tem Sorteio no Instagram!

Oi gente!
VAI LÁ NO INSTAGRAM que dá tempo =)

Como prometido, vamos realizar o 2° Sorteio do Blog.

Dessa vez o LIVRO é da Editora Arqueiro, "O Diário de Suzana para Nicolas" do autor James Patterson. História linda, romance emocionante!!! 1° lugar da lista do New York Times.
Para participar basta:
*curtir a foto 
*seguir o @sandrafalcaoblog 
*e indicar 3 amigos! 
O resultado sairá quinta-feira , dia 22/05/14, e será sorteado eletronicamente pela internet. Divulgarei o ganhador (a), aqui no Ig.
Participem! 
Boa sorte!!!!!
:)
#sorteio #sandrafalcaoblog #boasorte #livro #instabooks #books#JamesPatterson



Beijos.
Sandra Falcão.