terça-feira, 23 de abril de 2013

Hoje é dia do Livro, do encantamento que é ler...

Olá pessoal, tudo bem?
Esse post de hoje é uma viagem no tempo, aquela época da infância, das brincadeiras de criança quando ainda não haviam tantos aparatos tecnológicos e com isso se brincava muito mais e havia espaço para LEITURA que era uma verdadeira descoberta de novos mundos e fantasias...
Hoje dia 23 de abril de 2013, é dia internacional do livro... e como eles me são queridos... amigos de longa data!
Mas lembro-me exatamente de quando começou essa amizade, foi numa tarde de férias de verão na casa da avó mais linda e amada de todo o mundo, que era a minha, ( só podia ser ) , todos os netos que amam as avós pensam isso delas. Foi um presente dela, da vovó Lindaura, um dos meus primeiros livros... A Montanha Encantada de Maria José Dupré, uma historia muito legal de crianças de férias na fazenda e ficam perdidas numa montanha encantada e habitada por  anões, onde havia muito ouro ... é um sonho relembrar tudo isso... =)
Foi daí que nasceu minha paixão pela leitura...  Tudo começa com o incentivo... o estimulo.
Claro que antes desse houveram alguns clássicos como os livrinhos de histórias de Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os três Porquinhos, entre outros, mas esse em especial marcou a infância, eu devia ter algo em torno dos 9 anos... e uma imaginação fértil como ninguém.  Nessa mesma época surgiu minha vontade de ESCREVER =) e eu escrevi em qualquer papel que visse pela frente, minhas “estórias” e fantasias e vovó Lindaura guardava tudo que eu fazia...    nem imaginava eu que um dia ia me reencontrar com todos os desenhos e textinhos da infância... quando ela faleceu, minhas cartinhas e coisas minhas que ela guardava vieram todas pra mim ... junto com muita SAUDADE.




Mas é isso... dia do livro... e essa PAIXÃO por ler, coisa herdada, é mesmo de família, lembro da casa de vovó Zula, minha bisavó, onde havia uma estante antiga de madeira cheia de livros e romances que ela colecionava e lia constantemente... e leu até mais de 90 anos... 
Assim também é minha mãe querida, minha tia Denise, e assim sou eu...  e hoje em dia incentivo a prática da leitura ao meu filho =) se ele puxar a mãe nem que seja um pouquinho vai tomar gosto!







Sempre gostei de escrever, ainda lembro da mania das agendas, diários, cheias de recortes  e colagens, quem não fez isso? Na “nossa” época ainda se usava papel e caneta pra registrar tudo, não era só no virtual. =)
Ainda tenho guardadas algumas, e as vezes me pego pensando o que fazer com elas... já que são histórias da minha vida, não vão interessar a mais ninguém... não tenho coragem de apenas jogar fora, assim também não... se elas não servirem mais vão ser pelo menos incineradas, mas cair numa suja lata de lixo, isso eu não faço!
Mas é divertido essa viagem no tempo, as vezes me pego fazendo umas arrumações nas estantes e dou de cara com minha caixa de agendas antigas guardadas... ou as cartas de amigas, sim cartas!  Esse habito ainda mantenho =) em menor proporção que antes é verdade... mas ainda escrevemos. ADORO.



Essa caixa deve ter uns 20 anos ou mais ...kkkkkkkk... lembro que recortei isso da revista Capricho... essas meninas nas fotos são a Mylla Christie e Gabriela Duarte... que na época também eram viciadas em agendas decoradas...kkkkk...  eu colecionava revistas pra recortar frases delas pra colar nas agendas =)
BONS TEMPOS... =)


Essas são algumas das que restaram... em cada uma delas tem um pouquinho da minha história, tão gostoso reler as vezes, risos... Outras que as lembranças não eram muito agradáveis, dei fim, queimei... =/




E junto com elas as cartinhas... =) ah....essas as meninas vão lembrar, tenho TODAS as cartas da minha amiga Ceiça, são 22 anos de amizade, que nasceu assim, pelas cartas, por conta de um tal "Clube da Amizade" kkkkkkkk, lembra disso amiga? Na época que ainda não havia redes sociais, nem internet nesse fácil acesso que temos hoje... =) 


Tenho também ainda algumas cartas da Ingrid, e de outras pessoas queridas da minha vida. =) cartões, fotos, de pessoas especiais que ainda são presentes... e valem a pena guardar... tudo isso é LEITURA, é paixão por escrever...=) 


Meu canto preferido, entre livros, fotos, agendas e textos... que escrevo, que edito, que rasgo que publico...
O mais gosto disso é esse mergulho na imaginação, na criatividade...



Agendas dos anos 80, 90... cheias de colagens e lembrancinhas onde tudo que acontecia virava "post" colava-se do papel do bombom a entrada do cinema. =)
#ludico.


Hoje ainda uso e escrevo muito na agenda, mas o corre corre é diferente e o que vai pra ela normalmente são anotações de trabalho, compromissos, treinos, coisas das quais não posso esquecer! =)


Mas uma PAIXÃO eu mantenho sempre viva, a LEITURA... e salve o dia do livro!=)


Lendo no momento... Doidas e Santas de Martha Medeiros....=)
Pra quem curte e tem cadastro/perfil no site Skoob, me acha por lá com minha estante virtual de alguns dos poucos livros que li... Meu Pefil no Skoob , é só clicar! =)


Alguns dos meus preferidos... =)
FELIZ DIA DO LIVRO....
VAMOS LER MAIS.=)


LEIA.... pesquise, conheça, aprenda sobre outras culturas, outras crenças, ideologias, histórias.... e assim se aprende a RESPEITAR as diferenças!
nem todo mundo pensa igual, nem todo mundo tem a mesma fé, nem todo mundo quer a mesma coisa... isso é viver. ♥
BEIJOS.....Sandra Falcão.



6 comentários:

  1. Ain amei amei o post, que bom que você também gosta de livros assim como eu, fico feliz quando vejo que alguém tem carinho por eles. Que lindo seu blog, obrigada pela visitinha e já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  2. É uma delicia ler! Vou ti add no skoob, tá certo? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Aiiiii fiz isso tbm, joguei umas foras e as lembranças boas tenho guardada até hoje, ainda escrevo de vez em quando, e caixa de cartas também tenho hehehehehheh

    Bjussssssssssssss

    ResponderExcluir