quinta-feira, 27 de março de 2014

Mais Viagem... Valparaíso e Viña del Mar - Chile

Oi Gente, =D
Dando continuidade aos posts com dicas de viagem, hoje vou falar pra vocês de outras duas cidades lindas e também conhecidas do Chile, que são Valparaíso , e Viña del Mar ... ambas muito lindas, cada uma com sua beleza, sua história única, seu estilo e cultura, apesar de serem tão próximas, cidades vizinhas, mas são totalmente diferentes!
Vale conhecer!!!

Então, como nossa opção de transporte dessa vez, nessa viagem em especial, não foi o carro alugado, fechamos praticamente todos os nossos passeios e tours com a empresa de transfer Ticket Tour Chile, que fica no Mercado Central, no post anterior falo tudo sobre a empresa, achamos segura, e por isso recomendo os serviços! Ótimo custo benefício!
E nos passeios tivemos a sorte de conhecer outros brasileiros super gente fina, e mais algumas pessoas, uma japonesa que viajava sozinha e NÃO falava nada além de japonês =D ( uma figura!) , uma francesa e um espanhol, as vans levam sempre grupos pequenos em torno de 10 pessoas, tivemos a sorte de serem sempre pessoas ótimas!

VALPARAÍSO, fica a uns 120km de Santiago, é uma cidade portuária, então é bem diferente de Santiago, não se assuste com a chegada, onde se vê muitos morros, e casas trepadas lá em cima, isso é parte da cidade e de sua beleza, saiba olhar com o OLHO DIFERENTE para ela... Valparaíso é calma, a primeira vista, mas tem um centro meio caótico, parece ser uma cidade pobre, ou mal administrada, muitos prédios históricos estão precisando de reforma e reparos, especialmente depois do terremoto de 2010.

O Porto é o coração da cidade, um entra e sai de gente, carros, navios e embarcações, em frente a alguns prédios e praças históricas. Nós fizemos o passeio com ida e volta no mesmo dia, mas para quem quer curtir e conhecer mais da noite, da vida boemia e da gastronomia de Valparaíso, um dia é pouco...
O charme da cidade é seu casario, suas ladeiras...
Tive a sorte de ir no verão, um dia ensolarado, DE CÉU LINDO!!! ( repare nas fotos!)




Imagens do Centro de Valparaíso, escultura em bronze, junto com a feira no meio da rua, e prédio do governo...


Outra imagem CURIOSA, o uso do "funicular" um tipo de elevador para subir as altas ladeiras da cidade... suas casas são bem coloridas, e a maior parte da cidade é construída sobre rochas e morros. ( há quem diga que lembra uma favela, eu não vejo assim, lembrei de Olinda, e outras cidades históricas...)

Mirante e vista do mar de Valparaíso... lindo aqui...


Outro ponto que me chamou muito a atenção foi essa escadaria COLORIDA, que me lembrou de imediato a ESCADARIA SELARÓN no Rio de Janeiro, ai lembrei de tinha tudo a ver... =) afinal o criador da escadaria do Rio foi: Jorge Selarón foi um pintor e ceramista autodidata chileno radicado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Ele foi o autor de muitas obras que decoram os bairros cariocas da Lapa e de Santa Teresa.



Praça em frente ao Porto de Valparaíso.

Um dos pontos que EU não deixaria de visitar em Valparaíso era La Sebastiana uma das casas de Pablo Neruda, nossa um lugar incrível, cheio de histórias e memórias do poeta e escritor chileno, digo que muito válido para os leitores que gostam de Neruda, e também para os que nem conhecem, para conhecer mais =)

La Sebastiana - casa de Neruda em Valparaíso.
O desenho da casa lembra o formato de um navio,e lá em baixo o oceano Pacífico aos seus pés, vista linda!




Além da visitação a casa, que é paga, você pode vistar gratuitamente a biblioteca de poesia chilena de Pablo Neruda.... eu me perdi por lá, passei um tempão olhando os livros , encantada!!! AMO LER!  E em frente a casa tem também umas barraquinhas de artesanatos chilenos =) lindos... e baratos... 





**************************************************
Saindo de Valparaíso, você não sente que já entrou em Viña del Mar , as cidades são coladas, geminadas, juntinhas apesar de serem totalmente diferentes... Valparaíso é portuária, boemia, histórica, ladeiras, casario e cores... Já Viña del Mar é balneário badalado, cidade mais moderna, crescimento planejado, e conheida como "Cuidad  Jardín" , sim cidade jardim, para todo canto que se olha se vê flores e jardineiras lindas em Viña de Mar... e tem o mar do Pacífico como praia.... =) lindo, mas de águas GELAAAAAAAADAS! 


Relógio de Flores na entrada da cidade, lindo, as flores vão mudando conforme as estações do ano... (lembrou-me do relógio de flores da cidade de Garanhuns - PE )
Depois de uma volta pela cidade, uma parada estratégica no lindo Restaurante Castillo del Mar , como o nome diz é um CASTELO, num alto a beira mar, com essa vista LINDA para o Pacífico.

Vista da mesa... o restaurante é um pouco caro, mas tem bom atendimento, e vale pela boa comida, e vista panorâmica. Recomendo saborear os pratos com frutos do mar, os peixes e mariscos do pacífico são deliciosos! 




 Viña del Mar é sem dúvida uma cidade bela, atraente, no verão e férias é ponto de veraneio dos chilenos, as praias da cidade ficam cheias. Uma das mais conhecidas e badaladas é Reñaca , bem bonita, construções interessantes, e lá também tem uma rocha, essa que você vê nas fotos a baixo, onde é ponto de encontro de muitos leões e lobos marinhos! ( Tão LINDOS! nunca tinha visto um de verdade) =D
O mar tem água muito geladaaaaaaaaa!!! Mas os chilenos e argentinos curtem.



Rocha dos Leões Marainhos... eles ficam aos montes em cima da pedra. =) 

Construções da orla de Viña del Mar, muito interessante o estilo, e as famosas jardineiras espalhadas por toda a cidade dando charme, cores e beleza =) E pra fechar o passeio o por do sol de Viña del Mar....um espetáculo da natureza =) Lindo!!!

Beijos... até o próximo post....que ainda tem MUITO MAIS pra trazer pra vocês desses 10 dias de férias no Chile... e ótimas dicas. =)
Espero que gostem! 



3 comentários: