terça-feira, 18 de março de 2014

Viagem, Férias... Santiago do Chile...

Oi Gente, voltei, graças a Deus!
As férias foram ótimas, a viagem maravilhosaaaa.... vim cheia de dicas e novidades pra postar, vou ter de dividir esse roteiro em mais de uma postagem, porque Santiago é maravilhosa e cheia de lugares pra ver e conhecer, e os arredores também, visitei mais umas três cidades e duas vinícolas ....tem muita história pra contar! Vamos lá.... =)

Bom, vou postar as dicas conforme o roteiro que fizemos, mas saiba que todos os passeios são flexíveis, você pode escolher o que quiser fazer, nos dias que desejar... e o mais importante, se você quiser ir ao Chile para ESQUIAR confirme antes as melhores datas:  "Mas atenção: só há neve garantida para tocar em julho, agosto e meados de setembro. E não há neve em janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro." =) Dicas maravilhosas no blog do Ricardo Freire, Viaje na Viagem , <<< é só clicar.

Fomos no verão, minha ideia era conhecer o máximo de lugares possíveis, e o inverno me deixaria meio limitada por conta da neve e frio demais... Lá na frente eu conto do frio que pegamos mesmo no verão!!!

Bom prepare-se para UM DIA INTEIRO só para viajar... são umas 3h. e tanto até São Paulo ( eu saí do aeroporto de Recife ), e uma conexão de mais 4h e pouco de São Paulo até Santiago, saímos de manhã chegamos lá só a noite... Mas vale a pena, tudo tranquilo, graças a Deus... Fomos pela TAM - LAN que operam esse trecho.  ( O bom que entre um voo e outro sempre rola aquelas comprinhas do Duty Free) #adoro.... =)

.                             ...Saída de Recife ...     ...Comprinhas no Duty Free de Guarulhos...

E aquele bom companheiro, o café do Starbucks! #amo

Bom, nosso primeiro dia, fizemos uma programação semelhante ao que optamos na Argentina, parece meio comercial demais, mas nos ajuda MUITO a escolher todos os demais roteiros dai em diante... é fazer um Tur pela cidade por meio de um ônibus turístico que nos leva nos principais pontos da cidade, com opção de paradas e com fone de ouvido em diversas línguas, inclusive português... É nosso ponto de partida...
Fizemos o Tur , que chama-se HOP ON - HOP OFF, em Santiago pela empresa Turistik , que tem vários pontos de vendas nos principais hotéis, shoppings, e pontos turísticos, como na  Plaza das Armas, fica ao lado do Museu Histórico Nacional,  fácil de encontrar =)
Custa em média: $ 20.000,00 ( pesos chilenos ) equivalente a R$ 84,50 ou US$ 36,00 dólares.

É uma forma de conhecer a cidade toda, com rapidez, mas para tirar dai suas opções do que você quer voltar para conhecer melhor... e você ainda pode descer nas paradas que são anunciadas, e voltar a subir no bus depois, funciona das 9:30h as 18:00h.  Aproveitamos algumas paradas como a do Shopping Costanera Center Mall , lindo, moderno, cheio de boas opções, fica no bairro da Providencia e onde encontra-se o mais alto prédio de Santiago, com 300 metros de altura!
Como pegamos no Ponto Inicial que é a Plaza das Armas e voltamos para lá no final, ainda conseguimos conhecer a pé o centro e visitar alguns pontos que são todos muito próximos, dá pra fazer a pé tranquilamente.

Torre do Shopping Costanera Center...

Uma voltinha a pé pelo centro de Santiago... =)

Ao fundo a Catedral Metropolitana de Santiago...

O Museu Histórico Nacional ( não paga para visitar!) É lindo...

A Plaza das Armas estava passando por uma obra de revitalização, por isso as fotos mostram esses tapumes em volta, mas mesmo assim todo em torno é lindo e vale o passeio e a visita.

Todo esse roteiro fizemos a pé, mas as estações de metrô são bem sinalizadas, e próximas, você pode optar pelo serviço de metro que lá funciona MUITO BEM!!!! Batemos a cidade toda de metrô, melhor custo benefício! =)

No segundo dia, resolvemos dar continuidade nesse ROTEIRO URBANO CENTRAL, já que estávamos hospedados num Flat ( ótimo), no centro, conto no final da postagem sobre essa BOA OPÇÃO de hospedagem, ok.      Dai fizemos novas caminhadas até a bela "Iglesia de San Francisco", a mais antiga construção de Santiago e onde fica a padroeira da cidade... é linda...

Na mesma região, algumas quadras a frente encontra-se o conhecido Palácio La Moneda, que é a sede da presidência do Chile, onde dia sim dia não acontece a troca da guarda, mas não conseguimos pegar o horário da troca... mesmo assim vale a visita é bela...  do lado direito do Palácio, no subsolo existe o Centro Cultural Palácio La Moneda, onde sempre acontecem exposições diversas, nós visitamos e haviam duas, uma gratuita e uma paga.  Você pode ter mais informações no site: www.ccplm.cl/sitio/

Palácio La Moneda - Santiago - Chile.

Centro Cultural Palácio de La Moneda - subsolo

O palácio é ladeado por duas praças: ao sul, pela praça da Cidadania e, ao norte, pela Praça da Constituição....

Praças

Leve sapatos e tênis muito confortáveis, pois em Santiago se caminha muitoooooo =) a cidade é plana, e os principais pontos turísticos do centro são próximos, tudo se faz a pé...
Não deixe de visitar o Mercado Central, ( mesmo com o cheiro horrível de peixe lá dentro ) , mas vale a visita pelo lado cultural, para pelo menos VER a CENTOLLA que o carangueijo gingante do Chile, originário das águas frias do oceano Pacífico.  Nós optamos por NÃO comer lá, achei a tal Centolla MUITO CAROoooooooo!!! Em média o equivalente a R$ 200,00 a unidade (Oi?) E também por conta do cheiro de peixe, não conseguimos almoçar dentro do mercado... fomos para outro restaurante fora dele.
No blog a linda Cinthia, brasileira que mora em Santiago, tem outras dicas de onde comer a Centolla: chileparacriancas.blogspot.com.br/centolla-onde-comer

Centolla - Carangueijo gigante do oceano Pacífico. ( caro!!! $$$)

Mercado Central... vale a visita como ponto turístico =)

Também foi SUPER VÁLIDA a visita ao Mercado Central, porque lá nós conhecemos o NENÉM ( um pernambucano que vivi e trabalha em Santiago na empresa Ticket Tour Chile ( super recomendo! =) ) , fizemos os demais passeios para outras cidades e pontos mais distantes por meio deles, foi muito válido.
Contatos da Ticket Tour:  Telefone fixo: 56-02-2492-8289. / Celular: 997- 848-42 / Nextel: 46*206*18634 - E.mail: reservas@tickettour.cl  -
Foi onde encontramos o melhor custo benefício, preço justo mais bom atendimento e os guias são muito legais, simpáticos, falam em "portunhol" e fazem questão de mostrar tudo de melhor que a região tem, são conhecedores da história, cultura, e tudo mais. Adoramos e por isso eu recomendo!! =)

*************
Ufa, e fechamos esse dia de muitas caminhadas por Santiago com a visita e subida ao Cerro Santa Lucia, que fica na região central de Santiago, é o lugar ideal para quem quer visitar um parque com arquitetura diferente, fazer exercício subindo 70 metros de escadas e rampas e -como recompensa pelo esforço- ter uma visão panorâmica de 360 graus da capital do Chile com a cadeia de montanhas dos Andes ao fundo. Lindo! =)

São muitos degraus, a subida é meio cansativa até o alto do cerro, mas vale a pena, é linda a vista panorâmica da cidade... =)

Pronto.... fecho esse post com as dicas urbanas e pontos turísticos urbanos...
No próximo tem mais, muito mais. =) ... foram 10 dias conhecendo tudo por aqui...