sexta-feira, 26 de abril de 2013

Livro da Semana: Doidas e Santas da Martha Medeiros.


Oi Gente querida ,
E ai que andam fazendo da vida? Lendo um pouquinho, além das demais coisas?
Eu adoro, não sei ficar sem um livro ou dois na cabeceira pra ler durante a semana... 

Livro: Doidas e Santas - 231 páginas.
Crônicas -  Editora: L&PM Editores - 33ª edição.
Da Martha Medeiros.

Pois bem, meu  livro da vez foi o Doidas e Santas da minha querida Martha Medeiros, como vocês bem sabem sou mais uma das admiradoras dela... adoro tudo que a Martha escreve, e não por ela ser “famosa”, ou estar sendo comentada nas redes sociais ou coisas do tipo. Gosto do que ela escreve pela simplicidade, pela naturalidade que ela consegue dar as palavras, como ela se expressa e faz-se entender de forma tão sutil, sem usar palavras muito rebuscadas, ou querer complicar muito sua escrita, ao contrario, ela escreve como quem está sentando ao nosso lado para um bate papo de amigas...  a escrita de Martha flui como águas de um rio caudaloso, que abre caminho pra nosso conhecimento. 
Martha escreve CRÔNICAS como ninguém, e olha que crônicas é meu estilo literário preferido, mas das tantas que já li, as dela sempre me conquistam  mais.

Eu gosto mesmo de ler por ler, pra mim é um prazer, chegar em casa esticar as pernas na rede da varanda ou na cama junto as almofadas e LER seja Martha, seja Clarice, seja Danuza, seja Paulo Coelho, seja revista, jornal, seja LEITURA, mas não vale qualquer coisa não, tem de ser algo que me atraia, que me prenda os olhos, a cabeça e o coração, que me faça esquecer um pouco da vida lá fora e refletir sobre o texto que estou lendo...  Adoro!
É meu ópio, meu vício do bem, meu relax no fim ou no decorrer do dia, pois carrego sempre comigo um livro na bolsa, afinal perder a oportunidade de ler um pouco seja numa sala de espera, ou numa hora vaga de almoço, nem pensar.


Pois bem, minhas coleção de Martha tá crescendo... ainda faltam alguns, mas em breve chego lá...  Doidas e Santas é mais um dos seus livros deliciosos, suas crônicas como sempre tratando de assuntos muito atuais, gostosos de ler, falando da vida, do amor, das amizades, do gosto e desgosto de cada um, e especialmente da nossa loucura de todo santo dia =) são crônicas escritas de 2005 a 2008 , mas super atuais!
Quem me conhece sabe o quanto adoro ler crônicas e o quanto me identifico com o JEITO TODO ESPECIAL da Martha Medeiros escrever... essa gaúcha me ganhou faz tempo!
Leitura recomendadíssima mais uma vez!  _ E olha que sei que algumas amigas começaram a ler e gostar dela de tanto que eu falava... “adoro a Martha” ... Risos...


Como resumir as crônicas desse livro numa única resenha? Impossível...  pois eu me via a cada página lida... Se você ler sei que vai me entender... 
Eu me vi quase chorando, quando li “A moça do carro azul”... pois já fiz dessas, de chorar em pleno trânsito minhas dores, sem nem me dar conta que estava ao volante e que ao lado haviam olhos curiosos e até preocupados... ( Pág.33 ).

Eu me vi na “Faxina Geral”, quando ainda outro dia estive aqui falando sobre essas mudanças na vida e no tanto de coisas que me desfiz para me sentir mais leve...  _ como ela bem diz: “ E, se avaliarmos a situação sem meter o coração no meio, chegaremos a um previsível diagnostico: quase tudo que guardamos é tralha”...  ( Pág. 11 )


  
Enfim, ler Martha é sempre edificante... me vi em “Espírito Aberto”, quando ela diz: “ Eu já fui um caramujo ambulante, daquelas criaturas desconfiadas, que torcia o nariz para tudo o que não fosse Xerox do meu pensamento.” Pág.121.


É isso... leia... =) Tenho certeza de que você já deve ter lido algum texto dela, ou frases de suas crônicas que vivem rolando em fotos postadas por seus admiradores nas redes sociais. ( Que eu saiba ela mesma não tem perfil nenhum nessas redes, mas escreve como ninguém! ) 
Beijos gente querida...
Até a próxima.


5 comentários:

  1. A Martha é cronista de primeira linha ... Tudo o que ela escreve é de extrema clareza, prendendo seu leitor até o final. ADORO, também. Aliás, eu não só gosto de ler, como sou 'metida' à poeta, também rsrs ... dou meus canetaços, amiga, no tocante à escrita ... Boa dica ! Estar no meio desta gauchada é tuuuuudibom. Recomendo, também, ler o Assis Brasil, outro excelente escritor aqui dos Pampas. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Já vou lá na minha estante pegar esse livro para fazer a leitura do fim de semana. Ele já está lá há algum tempo mas com certeza será um ótimo programa. Ah Sandra, amo seu blog. Sempre que posso passo por aqui viu? Abraços, Celeste

    ResponderExcluir
  3. Sandra, sou assinante da revista Cláudia e na seção das cartas, li a sua. Como estou na caminhada da RA, me interessei em ler seu blog. Que grata surpresa!!!Você tem muitas coisas em comum comigo...Por isso resolvi deixar um comentário...Nessa sintonia está a paixão por Martha Medeiros, por leitura em geral, o amor por agendas e afins, o engordar trazido pelo casamento, a depressão e a luta por mudar os caminhos. Serei sua leitora daqui para frente. Um beijão e parabéns pela sua história de sucesso e de inspiração!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga estou de volta com tudo.
    As coisas por aqui estão caminhando como a vontade de Deus, continuarei em oração sempre e aqui no blog estarei mais presente, no face nem tanto. Grande bjo e ótima leitura. Também amo ler e atualmente estou lendo CASAMENTO BLINDADO, simplesmente maravilhoso. Grande bjo!!

    ResponderExcluir
  5. HELOISA: ( postei aqui pra vc ver seu comentário! ) =)

    Oi Sandra, bom dia! Meu nome é Heloisa Davino, vi sua opinião na revista Claudia desse mês(pg 20) e lá vc comenta do seu blog e eu fui pesquisar. Já me cadastrei como mais uma seguidora. Achei muito interessante, vc tem uma escrita divertida, criativa e traz opiniões e seu olhar sobre o mundo com coerência e inteligência. Eu adoraria poder comentar mas, confesso que não consegui achar o caminho. Olhei tudo e não vi. Vai que tá na minha cara mas, não encontrei. Vc poderia me dar essa orientação? Assim, poderemos trocar algumas figurinhas, não é? Uma ótima e produtiva semana pra vc. Bj.

    COMENTÁRIO RECEBIDO DA HELOISA VIA FÃ PAGE =)

    ResponderExcluir