terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Livro: Conversando com Deus...

Oi Gente,
Bom fazer essa resenha foi antes de mais nada um exercício pra mim.
Pois sempre leio diversos tipos de gêneros, gosto mesmo de ler para poder formar minha opinião sobre determinado livro, tema e tudo mais...
Como a maioria de vocês sabe, meus amigos próximos sabem, eu sou cristã, acredito em Deus, nas palavras de Cristo e em Seu Evangelho. Já li vários livros que contradizem tudo isso, que criticam a Bíblia ou coisa do gênero... Mas enfim  RESPEITO as opiniões, e crenças de cada um.
Soube depois que comecei a ler esse livro que existe UM FILME baseado nele, ainda não assisti... o que faz gerar uma certa confusão quanto as verdadeiras ideias defendidas no livro.
O filme é considerado "gospel", cristão... mas o livro não é o que parece...
Só lendo para entender melhor, mas vou tentar explicar minhas impressões sobre tudo que li nesse primeiro livro... ( tenho ainda mais dois da série para ler...mas vou ver se vale a pena ).

LIVRO: CONVERSANDO COM DEUS I.
AUTOR: NEALE DONALD WALSCH.
EDITORA: AGIR.
PÁGINAS: 255.
Minha Nota: 5,5... ( é minha opinião )


Bom, o livro é escrito por Neale Donald Walsch, ( o professor de O SEGREDO), então dai as principais ideias do livro já se baseiam na teoria "do segredo" e não em fé em Deus.

“Para minha surpresa, quando escrevia a última das perguntas amargas e irrespondíveis e me preparava para pôr de lado a caneta, minha mão permaneceu fixa sobre o papel, como se mantida ali por uma força invisível. De repente, a caneta começou a mover-se sozinha. Eu não tinha a menor noção do que iria escrever, mas uma idéia pareceu surgir, por isso decidi deixá-la vir.” Pag. 14.

Na verdade é meio uma mistura de literatura espírita ( psicografia ), com teoria do segredo...

O que esse livro diz que é? Vamos ler a sinopse do livro 1: “Imagine que você pudesse conversar com Deus. E, nessa conversa, abordar os temas que mais o inquietam, animam, alegram e entristecem. Questões das mais íntimas às mais gerais: do amor ao sexo, da vida à morte, da família às relações com o desconhecido. Em Conversando com Deus, Livro I: Um diálogo sobre os maiores problemas que afligem a humanidade, o autor revela que essa conversa é possível. “

Parece interessante, não? Parece até cristão! Mas não é. No decorrer da leitura ele faz muitos PARALELOS com as passagens Biblicas que interessam a ele, porém contradiz o Cristianismo muitas vezes, e até critica.  Achei que fosse uma obra literária em que o autor colocasse as respostas que supostamente Deus daria, ou que encontraria uma forma criativa de fazer o leitor sentir-se em um “diálogo” com Deus. Mas nããão! O cara foi visitado por uma entidade que se apresentou como Deus (Sessão de descarrego nele!) =)
Mas o livro não é espírita! ( oi?)


Estabeleci uma relação de amor e ódio com esse livro. Enquanto algumas passagens fluíam bem e me faziam não querer parar de ler outras me pareceram uma ladainha interminável.
Recomendo a leitura deste livro apenas se for lê-do desprendido de qualquer pré concepção.
Aproveitei várias frases isoladas dele mas foi só. ( Aquelas ligadas ao POSITIVISMO, otimismo, boa fé na vida)... De um modo geral ele não foi muito útil pra mim.
O autor é um cara comum que teve alguns insights e resolveu publicá-los, o Deus com o qual ele conversa é na verdade ele mesmo. Infelizmente, este "eu divino" deixa muito a desejar em suas assertivas.

O autor colocou no livro os diálogos que teve com Deus, então há de se ter muita cautela ao ler, pois uma pessoa em desespero ou com pouco conhecimento religioso e filosófico pode levar ao pé-da-letra e fazer interpretações erradas.

 
Refletindo na leitura da semana...
"Eu falo com todo mundo. O tempo todo. A pergunta não é com quem eu falo, mas quem me ouve? ... Esteja atento. A letra da próxima canção que ouvir. As informações do próximo artigo que ler. O roteiro do próximo filme que assistir. As palavras da próxima pessoa que encontrar. Ou o murmúrio do próximo rio, do oceano, da brisa,...todos esses instrumentos são Meus; todos esses caminhos estão abertos para Mim. Eu lhe falarei e vc me ouvirá. Eu o procurarei e vc Me chamará. Eu lhes mostrarei que sempre estive presente. Sempre..." Pag.15 e 76.
É como falei no início, cada um tem uma opinião, uma maneira única e pessoal  de interpretar o que lê... eu consigo ler um livro assim, e tirar dela apenas as "coisas boas para mim", não me deixar influenciar pelas afirmativas evasivas e conceitos vagos que o autor prega, mas respeito as demais crenças, e consigo tirar bons pensamentos em meio a escrita meio confusa.

Um dos textos que gostei foi esse transcrito acima. 

Tem muitas frases soltas que são boas! =)
E sem dúvida o conceito do segredo, que nos faz manter a FÉ, e crer que o que pedimos a Deus Ele nos concede, eu até gosto, mas minha fé, vem de Deus não das minhas capacidades, vem baseada na vontade do Pai para minha vida, e onde eu busco FALAR COM ELE é na leitura da Bíblia e nas minhas orações diárias. ( essa sou EU ).


Mas é isso... valeu a leitura, mais um aprendizado. =)
Beijos até a próxima.










4 comentários:

  1. Queria muito ler um livro cristão bom!!!! Pois tb tenho muita fé, não sou batizada, mais frequento igrejas evangélicas.
    Obrigada pela dica, ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, pois é também li esse livro e fiquei meio na dúvida sobre seu contexto real...
    Beijos.
    Seu blog é ótimo.
    Ana Luiza.

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei sua resenha, simplesmente fantástica....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir
  4. Absurdo demais. Distorce totalmente a realidade de quem crê em Jesus. Não estou me referindo à religião, mas a crença em Deus. Jamais recomendarei, até porque o Deus que eu acredito não é o mesmo q se faz passar nesse livro.

    ResponderExcluir