quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Livro: Luiza...

Oi Gente querida...
Essa mês já li alguns livros muito legais, vou começar a postar as resenhas para vocês.
Ganhei Luiza do meu esposo, foi um dos presentes de Natal, ameiiii...

LIVRO: LUIZA.
AUTORA: LAURA MALIN.
EDITORA: PRIMEIRA PESSOA.
PÁGINAS: 256.

Bom, o livro é a BIOGRAFIA de Luiza Brunet, a mulher, modelo que fez fama e sucesso nos anos 80, e que até hoje continua a ser ícone de beleza, elegância, charme, sofisticação... porém o que sua biografia revela são os traços trilhados na vida dura e difícil no interior do Mato Grosso, quando ainda vivia com a família, muitos irmãos, um pai alcoólatra, uma mãe submissa, e uma vida dura, de dificuldades, violência, sofrimentos. Quem vê Luiza assim tão bela, bem sucedida nem imagina os caminhos por que passou...
 

O livro me chamou a atenção por ser prefaciado por Fernando Henrique Cardoso, o que de certa forma me fez pensar: " esse homem não ia botar a assinatura dele em qualquer coisa por ai, esse livro deve valer a pena"... E de fato valeu! 
Ele diz sobre o livro e Luiza:
" Poucos creem que pessoas famosas e afortunadas possam ter convivido com a miséria e enfrentado desgraças como se descobre ter ocorrido com Luiza Brunet. Ela NÃO CAMUFLA NADA, pelo contrário, exibe com tremenda sinceridade sua intimidade, e essa atitude, HUMILDE, a HUMANIZA. A lição é dupla: serve às pessoas desanimadas, encorajando-as a encarar a vida de frente, como serve também aos ególatras que preferem construir o futuro se escondendo do passado. "  Podem ler Luiza que vale a pena. Fernando Henrique Cardoso. Pag.11.

A relação familiar turbulenta, e aos mesmo tempo de amor... as necessidades enfrentadas, as separações dolorosas, os abusos... muitas verdades são contadas no livro. Algumas verdades duras e difíceis de serem aceitas, acredito que muitas pessoas podem julgá-la por alguns atos, mas só quem passa sabe a dor e a delícia de ser o que é, e o preço que se paga por isso.

" Minha mãe já estava cansada demais para nos abraçar ou beijar, par nos levar a um rincão diferente qualquer, ou brincar num belíssimos rios que alimentavam aquelas terras. Se ela não levantava a mão para bater, tampouco a estendia para fazer um carinho." Pag.36.

 


Lendo sobre sua vida, vamos nos surpreendendo de certa forma com cada relato, " O livro me prendeu. É difícil parar de ler a história de vida de Luiza, contada por ela mesma através da escrita talentosa de Laura Malin." Pag. 8.
Há relatos muito fortes, que faz respirar fundo, e até pensar NAS OUTRAS MILHARES de famílias pobres que vivem hoje a mesma realidade que Luiza viveu em sua infância e adolescência...

" Eu e Lúcia, cada uma com um irmão no colo, ficamos paralisadas ao ouvir o choro abafado de Leid juntar-se ao dele. Esticamos o pescoço para ver o que era, e foi então que testemunhamos a CENA MAIS CHOCANTE de nossa infância: meu pai de quatro, comendo a comida do chão  junto com os cacos de vidro do prato quebrado." Pag. 32.



Mas Luiza, tinha sonhos, acreditava neles, talvez tenha mesmo nascido predestinada  a um futuro diferente, se tivesse a coragem de ousar... ela foi... sofreu... "O único problema era eu mesma com minha baixa autoestima, ( nem sabia o que era isso à época). Não me achava bonita. E tinha vergonha de tudo: das roupas, do cabelo, dos dentes, da casa, da escola, do trabalho, da família, do pai alcoólatra, da maneira como falava.
... um pensamento novo veio à cabeça: não adiantava o mundo ao meu redor mudar. Eu tinha que acompanhar a mudança e mudar também"
Pag. 106.



Nunca neguei meu passado, nunca me escondi, apenas me afastei para me tornar melhor.
pag.124.



Luiza...é um livro de VERDADES... eu adorei.
vale a pena a leitura!
Beijos até a próxima.
Sandra Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário