quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Livro: Extraordinário

Oi Gente...
Andei meio off esses dias, ocupada, dias corridos... mas LENDO MUITO como sempre... isso não deixo... =)
Entre alguns livros que li, um dos que mais me ENCANTOU foi o EXTRAORDINÁRIO! Lindoooooo!
"El foi nada menos que o Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times,
 eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de um
menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial.
Narrado da perspectiva de August e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos.
 Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo."


LIVRO: EXTRAORDINÁRIO.
PÁGINAS: 318.
INTRÍNSECA.
AUTORA: R.J.PALACIO.


August é um menino de 10 anos, mas é porque ele faz aniversário no meio do livro ;) que nasceu com uma síndrome genética que deformou seu rosto. Desde pequeno foi submetido a diversas cirurgias e também foi educado em casa pela mãe. Pela primeira vez ela sugere que ele entre para uma escola comum, reforça que o convívio com outras crianças da idade dele seria importantíssimo para a sua educação e crescimento.
Não era uma decisão fácil e August não fica muito feliz com a ideia. Mas ele acaba aceitando com a condição que poderia desistir a qualquer momento, desde que tivesse um bom motivo para isso.
Diferente de algumas pessoas, eu não achei este livro com o tal "tapa na cara da sociedade" que muitas criticas falaram, não senti o clima de  “vamos dar uma lição de moral pra essa galera aí“. É claro que ele tem uma mensagem bonita, mas ela é difundida aos poucos, conforme vamos confrontando as diversas visões da história. Aliás, o fato de o livro ter diversos narradores deixa a história muito mais rica.

 Além do August, algumas pessoas que convivem com ele desde pequeno como sua família, parentes, conhecidos e os novos colegas de classe têm oportunidade de contar um pouco sobre a sua reação e mudança – ou não – de pensamento sobre o August. É meio difícil distinguir alguns “certos e errados”, porque só vendo a visão da pessoa que está narrando a gente pode julgar o que ela decidiu fazer ou o que sentiu.
“Mesmo sem erguer os olhos, eu sabia que estava sendo observado. Sabia que as pessoas estavam cutucando umas às outras, espiando pelo canto do olho. Pensei que já estivesse acostumado com esse tipo de coisa, mas talvez não.”



“Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra de heróis depois que eles morrem (...) Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você. Por isso nossos feitos são nossos monumentos. Construídos com memórias em vez de pedra.”



Um dos grandes pontos positivos do livro  é a lista de preceitos do professor Browne. Onde os alunos recebem uma frase do mês para pensar nela, algo que pode melhorar a vida das pessoas e no final do ano, nas férias, os alunos também podem contribuir com seus próprios preceitos. Sério, gente, é tão lindo =’)
MINHA FRASE PREFERIDA =)
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. – Sr. Browne.



As vezes precisamos de um choque de realidade, para lembrar que os nossos problemas podem ser muito pequenos para tanta reclamação. Além disso, reforçar que o que vemos na aparência de uma pessoa nem sempre traduz o seu caráter. O famoso: Não julgue o livro pela capa.
RESUMINDO....AMEI DEMAIS ESSE LIVRO, É LINDOooooooo recomendo!
Sandra Falcão.

TRAILER DE EXTRAORDINÁRIO ! =)
desejando muito que vire filme!

2 comentários:

  1. Deve ser uma história cativante, gosto mais dessa capa do que da nova, que ficou um pouco semelhante a culpa das estrelas. Bjs

    ResponderExcluir
  2. genteee acabei de ler o livro extraordinario realmente ele é fantastico ,EXTRAORDINARIO vale a pena ler e reler ,simplimente estou anestesiada ,
    minha frase preferida do livro
    "todo mundo deveria ser aplaudida pelo menos uma vez na vida por que nos vencemos o mundo"

    ResponderExcluir