domingo, 22 de dezembro de 2013

Livro: Mulheres, Comida e Deus...


 Oi Gente
 Lá vem mais uma resenha, outro livro que comprei pela curiosidade, já que uma amiga tinha lido e postado sobre ele...fiquei na vontade de ler.. e peguei um precinho bacana no site Estante Virtual , comprei no SEBO OLIVEIRA DIADEMA, recebi certinho, super recomendo! =)
Pra acessa-lo entre em www.estantevirtual.com.br/valmir2010 ok.

Bom, de início achei o livro meio maçante, de linguagem muito floreada para falar de um tema objetivo... lembro que pensei: " a autora fumou orégano mofado" =) ... risos...
Mas me forcei a continuar a ler para entender seu raciocínio, afinal a mulher era autora de um best seller pelo The New York Times... eu tinha de conseguir tirar algum proveito dessa leitura...
Continuei...

 
LIVRO: MULHERES COMIDA E DEUS.
AUTORA: GENEEN ROTH 
EDITORA: LUA DE PAPEL.
PÁGINAS: 190.

Pois bem...  se eu fosse a autora mudaria esse título, porque não tem muito a ver com o contexto... ela fala muito pouco ou quase nada de Deus, e muito mais de praticas de meditação e coisas do Budismo...  ( super respeito! ) , mas esse título confunde as pessoas, leva a uma interpretação de que o livro tenha algo de evangelizador, e não tem! 

A autora também fala sobre a indústria milionária que gira em torno das dietas e livros de dieta, mas o dela não foge muito disso, não é sobre dieta, mas é um livro de auto-ajuda relacionado ao assunto... =/
Confesso que não consegui me identificar com esse livro, por mais que eu tenha tentado!
Apesar de ter milhares de pessoas que gostaram, e dizem ter mudado suas vidas depois dele... pra mim não mudou muito não =)
Pois de certa forma o que li aqui sobre a ligação emocional das mulheres com a comida eu já havia lido em um outro livro que ao meu ver, eu considero mais claro e objetivo, sem desmerecer esse aqui...
O livro que falo foi Meta-se com a sua meta - do Meta Real , adorei esse livro tenho até hoje. =)
Mas enfim, tem algumas citações do livro que são bem legais, até a colega blogueira do Metamorfose de Ideias fez uns quadrinhos que copiei pra cá =) 

 


A autora prega a ideia do não-dieta... diz que de nada adianta fazer dietas, que elas são um sofrimento, um sacrifício, que deve-se comer de tudo o que o corpo pede e quer...
Particularmente acho isso meio perigoso para quem interprete de forma errada, como: "Ah, então estou livre e vou chutar o pau da barraca e comer tudoooooo que ver pela frente"...
Olha lá, não é bem assim.
Ela diz que a relação emocional das mulheres com a comida é que nos faz sofrer e como punição fazemos dietas...
Não consigo enxergar por essa ótica, no meu caso em particular, sempre segui dietas, tenho sim uma luta constante contra a obesidade que é um problema de saúde mundial e não só das mulheres, mas dos homens e crianças também, pelo estilo de vida sedentário, e exagerado que se leva atualmente...
Quando faço dieta ou reeducação alimentar busco em primeiro lugar a minha saúde e o equilíbrio físico e mental, emocional... =)

 

Mas nisso aqui eu realmente concordo com ela, muitas mulheres querem ser magras como se isso fosse sinonimo de felicidade... ( não acredito nisso! Vejo um monte de gente magra neurótica por ai, depressiva e louca)... como a autora diz, a perda de peso não traz felicidade as pessoas... nem paz... a magreza não resolve o vazio existencial, a vida tem de girar em algo mais do que apenas ser magra e fazer dieta...
=)
É isso........

Nenhum comentário:

Postar um comentário