sábado, 21 de dezembro de 2013

Livro: Meu Amigo Jesus Cristo

Oi Gente,
Livro dessa semana =)



LIVRO: MEU AMIGO JESUS CRISTO.
AUTOR: LARS HUSUM.
EDITORA: GUTENBERG
PÁGINAS: 287.

Bom, o livro é um romance que conta a história forte, cheia de altos e baixos, surpresas, muitas delas desagradáveis, muitos acontecimentos marcantes sobre a vida de NICOLAJ, um adolescente de apenas 13 anos, que perde os pais prematuramente num trágico acidente de carro.  E apesar de sua mãe ser uma cantora famosa e rica, ele e a irmã mais velha SIS, herdam toda a fortuna da mãe, porém SÓ DINHEIRO não bastou para fazê-los delizes.

A relação familiar da mãe de Nicolaj com os avós é conturbada e inexistente, o que dificulta ainda mais a aproximação ou educação dele, já que ele fica sendo criado apenas pela irmã mais velha, que tem apenas 20 anos. Uma carga muito pesada para ela. Visto que o irmão torna-se um delinquente, arruaceiro, depressivo, que tenta o suicídio, e faz todo tipo de pirraça que um jovem pode fazer para se auto afirmar a chamar a atenção...


 Confesso que esperava que a figura de JESUS tivesse mais importância na história, dado o título do livro, mas não é bem assim...
Sim existe um homem que aparece na vida de Nicolaj assim meio do nada, em meio a seu apartamento, uma pessoa diferente, misteriosa, que sabe muito sobre ele e lhe dá ordens para tentar ajudá-lo a mudar de vida para tornar-se alguém melhor, já que ele está depressivo e sofre dores físicas dos pesos emocionais que carrega.  Ele vivi metido em brigas e confusões.

" Parece robusto, de cabelo cumprido, barbudo, forte e transpira confiança.  Preciso tomar cuidado, não posso travar uma briga justa, mas um sujeito que invade meu apartamento não pode esperar ter uma briga justa" Pag.  86.

 " Mas são pensamentos bons. São Jesus dizendo que entrou na minha vida para me ajudar a ser um ser humano melhor" Pag. 91.
 

Uma sequencia louca de coisas vão acontecendo na vida de Nicolaj, perdas dolorosas, confusões, até que esse amigo misterioso, que se diz chamar JESUS aparece em sua vida e começa a lhe dar regras de um plano para ajudá-lo a sair da DOR que se encontra.
Ele muda de cidade, encontra novos amigos, os quais chama de OTAN, que vão ajudá-lo na missão de tentar reparar os erros que já cometeu na vida...

Confesso que o livro não é assim dos mais emocionantes que já li, mas tem uma linguagem prática e objetiva, gosto disso... apesar de relatar muitas cenas de violência e sexo sem emoção, o contexto geral é uma GRANDE REFLEXÃO sobre as escolhas que se faz na vida e as graves consequências dela para os envolvidos.
Não gostei do fim do livro... Mas gostei do geral... Não espere nenhuma mensagem religiosa ou redentora, evangelizadora nesse livro, NÃO HÁ... mas há sim uma mensagem MUITO REAL, do que pode ser uma vida vazia, regada apenas por dinheiro e a falta que uma família pode fazer na formação e personalidade de alguém.
Valeu a pena a leitura!
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário