sexta-feira, 28 de junho de 2013

Livro da Semana: Uma Curva na Estrada - Nicholas Sparks


Oi gente,
Pois é confesso que ainda não tinha lido um livro do Nicholas Sparks, apenas visto filmes baseados em seus livros, que me encantaram, e por isso resolvi ler também.
Como ele tem muitas publicações resolvi escolher aleatóriamente e comecei por Uma Curva na Estrada...
Resultado? Virei mais um fã dele!

Livro: Uma Curva na Estrada
A
utor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Paginas :303


O livro conta a história de Miles Ryan, subxerife de uma cidade do interior, que tinha uma vida estável, família perfeita. Mas uma tragédia mudou totalmente a sua vida, com a morte da sua mulher. Missy tinha sido seu primeiro amor e único, uma noite ela saiu para correr e não voltou mais. Uma tragédia. Anos se passaram e as investigações não comprovaram nada, e o que todos sabiam é que ela tinha sido atropelada e o culpado fugiu sem presta socorro. Com o passar do tempo Miles foi tentando retornar a vida normal.

Dois anos depois ele conhece Sarah, professora do seu filho Jonah, que começa a dar aulas particulares para ele, e quando percebe ela já se envolveu totalmente em tão pouco tempo, quando percebem já se entregaram totalmente a paixão. Mas o que eles não esperavam é que uma reviravolta fosse prejudicar o relacionamento e o futuro deles. Até ai, a história parecia só mais uma de romance, mas o que está por vir é que faz PRENDER nossa atenção no livro por completo, e só querer largar quando chegar ao final!



SPARKS tem um dom maravilhoso de transformar atividades corriqueiras do cotidiano, em algo profundo, denso e tão carregado de sentimento que essas coisas banais do parecem situações deveras especiais e que marcam a vida, não só a dos personagens, mas a nossa também! J

UMA CURVA NA ESTRADA não foi diferente. O autor conseguiu me tocar da mesma forma e mudou um pouquinho sua fórmula, quem está acostumado a julgá-lo por seus finais tristes, surpreendam-se, dessa vez a tragédia acontece logo no começo (claro que ele não ia deixar de colocar sua marca registrada), e o restante da história é de superação, de realização, de tocar a vida para frente. E especialmente de PERDÃO! O livro tem horas que parece um polícia, e não romance, de tão tenso que fica, e a gente louca pra saber o que acontecerá na próxima página...


Mais uma vez o Sparks transformou o clichê em uma belíssima história de amor...e perdão.
Acho que é muito relativo de cada leitor, mas sempre – ou quase sempre – já sabemos o que esperar do autor: um casal apaixonado, que tem de enfrentar inúmeras provações, traumas e medos para superar o amor. E é isso mesmo...sempre – ou como disse, quase sempre. Porém, acho que é justamente esse o diferencial do Sparks, pegar uma história ‘comum’ e dá um toque especial, seja de sentimentalismo, suspense, tensão...
 Eu adorei o livro! 
Sandra Falcão.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Vamos Viajar? Pipa e Tibau do Sul - RN

Oi Gente,
Tudo bom?

Nesse post de hoje vou dar continuidade as recordações de viagem ao Rio Grande do Norte, dessa vez até TIBAU DO SUL e PIPA, a mais charmosa praia do RN, sem dúvida!
Já fomos várias vezes lá, e sempre descobrimos um canto novo, uma beleza diferente!

Você pode fazer essa viagem ESTICANDO um passeio de Bugue de Natal para PIPA, são só 90km em média, o passeio é quase todo feito pela praia, terminando em um dos cenários mais belos do litoral potiguar. A viagem vale a pena também pelo charme e pelo astral da vila de pescadores, repleta de bares, restaurantes, lojas e  pousadas, além de gente jovem e bonita vinda dos mais diversos cantos do mundo.

Como nós tinhamos Jeep, escolhemos nossa viagem de aventura! =) 

Chegando em Pipa fomos para o "Chapadão" no alto das falésias, lá de cima se tem uma vista simplesmente deslumbrante!!!! Que belo!  Deus nos mostrando a criação!
Você vê o mar com uma coloração linda , a perder de vista.


Vista do alto das Falésias - chegada de Pipa.

Entre as prais que visitei, lembro bem da PRAIA DO MADEIRO e PRAIA DA BOIA,  todas as praias de lá tem falésias, então prepare as canelas pra subir e descer muitas escadarias... =) como essas...

Escadarias de acesso as praias


Uma das minhas preferidas foi a Praia do Madeiro, com o mar agitado, golfinhos nadando entre os banhistas, surfistas e tranqüilidade. O acesso é feito pelo Mirante do Jegue. Não chamaria necessariamente de Mirante pois há uma densa vegetação na falésia da praia. Pouco se vê lá de cima. Na verdade, todas as praias de Pipa têm falésias. É uma característica do local. 

A escada que leva à praia é enorme e cai direto na Barraca do Jegue. A espreguiçadeira com barraca sai por 7,50 por pessoa (os barraqueiros cobram em quase todas as praias). Há outras barracas, mas essa é a mais central. 

No fim tudo que se quer é um SUCO GELADO pra matar o calor!


O vento é constante, o mar é forte e com sorte, da areia, vê-se golfinhos brincando entre as ondas. Cuidado com o mar pois não há salva-vidas nas praias. O salvamento (quando necessário) é feito por surfistas e barraqueiros. 
Para quem gosta de exercício, O Madeiro tem uma enorme extensão de areia, boa para uma caminhada. Tem também aluguel de caiaque, stand e aulas de surfe. Meia hora custa R$ 30. 

Praia do Madeiro tem SURF e mar agitado!


Outro passeio inperdível é o de BARCO , Escunas e lanchas partem da Praia da Pipa em direção à do Mardeiro para uma missão fácil por aqui: observar golfinhos 

Os Golfinhos acompanham o barco =) LINDOS 

Não repara, tenho barriga sim =) ASSUMIDA! risos...
Mas NÃO perco a foto e o passeio por nada! SER FELIZ é melhor! =)

Minha opção de hospedagem foi a LINDA e charmosa POUSADA MAGIA DA TERRA,  <<< clique aqui para ver mais, ... que tem um jeitinho bem aconchegante, sem muito agito, mas perto de tudo... linda, com café da manhã delicioso! Sem falar no charme do quarto =) amei...

Café da Pousada Magia da Terra

Nosso canto =)

Rua Principal - Pipa.

Não se pode deixar de falar da FAMOSA NOITE de Pipa, é muita gente bonita, muita badalação, muita música... pra quem curte a balada nada como uma noitada por lá... ( como eu sou um bicho do DIA, aproveito mais as praias e passeios... noite pra mim lá acaba cedo...kkkk, não viro a madrugada)

Tibau é calma e tranquila...
Não deixe de conhecer! 

Tibau do Sul é um lugar onde a natureza, a paz e a tranqüilidade reinam em perfeita harmonia. Aqui a natureza exuberante garante dias de paz ao visitante e também o sustento da pequena comunidade que aqui vive. A cidade antecipa a beleza da Praia de Pipa, mas é muito diferente de seu bairro tão famoso e agitado.

Conheça mais de Tibau <<<< Clique aqui!

Bom sem dúvida que Tibau tem muito o que se ver...entre os artesanatos e praias tranquilas... 

Mais informações encontre aqui:

Beijos. e BOA VIAGEM....
Sandra Falcão.

Vamos Viajar? Natal, Rio Grande do Norte...

Oi Gente Linda!
Beijos em vocês.
Hoje estou relembrando com muita alegria uma das viagens que fiz, essa é bem legal, para fazer com a família, as crianças adoram, ou em casal, ou com uma turma de amigos... NATAL no Rio Grande do Norte é LINDA e vale a visita! Vou deixar minhas dicas pra vocês.
E você, já foi à Natal?


Bom já começo com as dicas de Hospedagem, falo apenas dos hoteis que conheço, onde já fiquei, não tenho maiores informações de outras opções, mas sei que existem MUITOS BONS HOTEIS em Natal, antes de fechar qualquer coisa faça uma BOA PESQUISA antes! ;)
Ficamos a primeira vez no Sol Nascente Hotel , <<<<<clique aqui, bem localizado na beira mar de Ponta Negra.  E outra vez na Pousada Italia Natal. -
Descobri pesquisando que um dos GRANDES hoteis de Natal, que já foi até cartão postal da cidade foi desativado, ( já nos hospedamos lá no passado, muitos anos atrás ) era o antigo Hotel Reis Magos na Praia do Meio... Hotel_Internacional_dos_Reis_Magos =( 

Passeio de Bugue em Genipabu

Natal é uma cidade LINDA, bem estruturada, preparada para o turismo, de Avenidas largas , iluminadas e bem sinalisadas, mas as EMOÇÕES e o MELHOR ao meu ver, em Natal estão nas suas praias... 
Os grandes atrativos são as DUNAS que, aliadas aos bugues, fazem de Genipabu um verdadeiro parque de diversões no meio do nada. Os passeios podem ser "com ou sem emoção", o que significa mais velocidade e manobras radicais pela dunas móveis e fixas, vez por outra abençoadas com lagoas de águas doce. 
LINDO DEMAIS!

Do topo do monte de areia é possível apreciar a Lagoa de Genipabu e também fazer passeios na corcova de dromedários, que deixa o clima engraçado, parece que a gente tá no DESERTO...
 O percurso termina na praia de Genipabu - apesar de tranquila e protegida por uma coluna de recifes, não é tão bonita em função das águas turvas. Mas aproveite para fazer uma parada no Bar 21, certamente um dos mais fotografados do mundo pela perfeição do cenário: ele fica aos pés da duna, ao lado de um coqueiro retorcido pelo vento.


Eu no altos das Dunas e lá em baixo tem o Bar 21.


Passeios de Dromedários

Lagoa de Genipabu

Lindo, o Bar 21 no pé da duna...

Praia de Muriú...

A praia tem duas partes distintas. A  central, com calçadão e restaurantes; e a faixa mais à esquerda, com coqueiros e casas de veraneio. Na areia ficam tanto os barcos de pesca de lagosta como os que fazem passeios para os PARRACHOS, a um quilômetro da costa. ( Vale a pena esse passeio para mergulhar nos recifes)
A praia é a continuação do passeio pelas dunas de Genipabu, levando à lagoa de Pitangui para a prática do aerobunda e à de Jacumã para o esquibunda. ( Eu não me aventurei no esquibunda NÃO, tive medo de pagar o MICO de sair rolando duna a baixo kkkkk)


Morro do Careca e Praia de Ponta Negra.

A mais badalada praia de Natal tem barracas animadas no calçadão e um mar que reúne banhistas e surfistas. Ponto de encontro de várias tribos, é freqüentada por nativos e visitantes. Ponta Negra tem como marca registrada o Morro do Careca, uma duna de 120 metros de altura e cercada por vegetação, com acesso fechado.

Forte dos Reis Magos.

Outro lugar massa de visitar:  A Fortaleza da Barra do Rio Grande, mais conhecida por  "Forte dos Reis Magos" ou Fortaleza dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro, que também é LINDA). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico.
(84) 3202-9006
Horário de visitação
Diariamente - 8:00 - 16:30h
taxa R$ 3,00 (inteira)
1,50 ( estudante)
O Centro de Turismo de Natal =) 

Quando fui lá, faz tempoooooo, era amarelo, hoje se não me engano está pintado de rosa salmon, mas continua com a mesma estrutura para o turista.  É o antigo prédio da cadeia publica de Natal, restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o centro de Turismo, com várias lojinhas de artesanato, lanchonetes e restaurante. Acontece também no Centro de Turismo, o "Forró com o Turista", todas as quintas-feiras, a partir das 22 horas, com apresentação de sanfoneiros, emboladeiros e o famoso forró pé-de-serra.
(84) 3211-6149
Horário de Visitação
Segunda a sábado - 8:00 - 19:00h
Domingo e feriados - 8:00 - 18:00h
Mas Natal TEM MUITA MAIS O QUE SE VER... difícil é conseguir ESCOLHER pra onde ir... por isso VÁ COM TEMPO, porque as opções são muitas =)
O Maior Cajueiro do Mundo...

Ele tem 8.500 metros quadrados de copa, num emaranhado de galhos e cipós, o cajueiro está registrado no Guinness Book como o maior do mundo. Na época da safra, de setembro a dezembro, os visitantes podem saborear a fruta enquanto dão voltas pela árvore. ( Não desmerecendo a atração, mas eu não vi muita graça, eu preferi mesmo as praias! ) 

Mas ainda tem MUITO mais... alguns passeios nós não fizemos, mas tem: MARACAJAÚ no litoral Norte para mergulhar; BARRA DE TABATINGA onde tem o Parque dos Tubarões; e as PISCINAS NATURAIS DE PIRANGI DO SUL

E você ainda pode obter mais INFORMAÇÕES de como conhecer melhor NATAL por meio dos sites:
Natal Vans - Turismo Natal - e mais Portal Natal

Bom e ainda tem a opção de ESTICAR os passeios até PIPA e TIBAU DO SUL ali pertinho... mas essas dicas vou postar pra vocês no outro post! Ok...
BOA VIAGEM.......
beijos.
Sandra Falcão.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Terça: Looks com Xadrez

Oi Gente Linda e querida!
Agradeço SEMPRE o carinho de todos vocês leitores do Blog! Agradeço os comentários e atenção!
Desculpem a minha falta de tempo em conseguir dar respostas a todos os comentários e mensagens! =)
E ai, como tem sido esse início de INVERNO pra você? Bom, aqui em Recife não esfria muito, então a pedida das roupas de inverno é um MIX de casaquinhos leves, e camisas com SHORTS ;) sempr...
Eu amo XADREZ sempre, e nesse período uso mais, trouxe umas dicas pra vocês com LOOKS de Xadrez! 

Imagem: Bruuna Alves

É INVERNO, período de festas Juninas aqui no Nordeste,  a roupa xadrez, que estava um pouco tímida no verão, arranja um pretexto para aparecer em todos os lugares de maneira cada vez mais fashion.
E com um bom toque de criatividade você pode montar os mais variados looks com a mesma camisa xadrez. Pode ir a uma festa junina, trabalhar e até sair com os amigos para uma balada.
Basta mudar os assessórios e combinar algumas peças de roupas. Se você quer desfilar por diferentes lugares com a peça veja as dicas da design de moda, Marcia Blanc. ( eu amei! ) Vou compartilhar aqui pra vcs, do site: Vilamulher
Você que gosta de sair à noite pode abusar do xadrez, ele combina muito bem com as noites geladas de inverno. "No look balada podemos colocar uma meia-calça com short, bota ou salto"...

Caso o seu trabalho seja um local onde você pode se vestir casualmente, abuse do xadrez, ele ficará ótimo para o dia a dia. "Use sempre com sapatilha no pé e calça alfaiataria. Pode ainda colocar um suéter por cima da blusa xadrez, aparecendo as barras e colarinho, irá ficar muito elegante"




Para passear no shopping ou apenas para papear com as amigas o xadrez também ajuda a montar um look perfeito. "Podemos trocar o cardigã por um blazer cinza ou nude e usar um salto plataforma ou bota",


E é claro que não podia faltar aquela boa festa junina, não é? Caso você tenha sido convidado para ir a uma festa típica, o xadrez é indispensável. E não se esqueça de entrar no clima da festa e se vestir de caipira. "O look festa junina pode ser todo rosa ou ser substituído pelo azul e lilás, com bota da mesma cor para ficar ‘jeca’. Vale fazer um penteado de Maria Chiquinha ou chapéu com duas tranças, assim você será uma caipira chique"





O xadrez é tendência de moda que tá sempre em alta! Várias famosas como adoram apostar na peça para compor os looks! E a Atrê dá dicas de como usar o xadrez sem errar! Se liga!
#Ficadica
Se quiser usar o xadrez e fugir do look sertanejo, não combine uma camisa xadrez com bota cowboy. Também evite a combinação com jaqueta de couro- o look fica lindo, mas apenas se você estiver num clima rocker.

Cores básicas

xadrez praticamente não tem cores básicas. Ele pode ser bem colorido, misturando tons diferentes. O estilo mais dark pede tons de preto, roxo, azul-marinho, cinza ou vermelho. Já asromânticas podem apostar em cores claras, puxando para o branco ou tons pastéis.

Sapatos

Aqui vale praticamente qualquer coisa. Tudo depende do estilo que quer vestir. Se estiver num climamais romântico, aposte nos sapatos delicados sapatilhas. Se quiser algo confortável, opte por um tênis. Agora, se quiser incorporar o rocker, aposte no coturnoankle boot ou sandália. Botastipo montaria também são uma boa pedida.

Aposte!

- Misture a camisa xadrez com uma blusa básica ou um jeans sequinho;
- O xadrez também pode aparecer em outras peças, como vestidoscalças e jaquetas. Aí a combinação tem que ser mais neutra para o look não ficar poluído.
- Para um look romântico, aposte na mistura com rendas ou amarre um cinto fininho na cintura!
Dicas do site: Atrevida

Beijos e bom Inverno pra nós.
Sandra Falcão.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Segunda, e ai? Como fica a Dieta no São João?

Oi Gente...
Nossa, mês de Junho pra mim é mais difícil de manter a dieta do que nas festas de final de ano... Pois amo COMIDA DE MILHO, e as danadas são muito calóricas! UI...
Nesse finde viajei, estava nas festas de São João da minha terra, no interior, lá em Caruaru, lindooooooo de se ver! 

O mês de junho está aí, e com ele vem as comemorações aos dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Junto com as homenagens aos santos, vem também as festas juninas e suas guloseimas deliciosas, na maioria das vezes bastante calóricas. A boa notícia é que dá para aproveitar a festa sem descuidar da dieta e da saúde.

Pé de moleque, maçã do amor, cocada, pinhão, vinho quente, quentão, milho verde, canjica, arroz doce, paçoca, pamonha. As opções são inúmeras e fugir dessas tentações é missão quase impossível, então o jeito é não exagerar na quantidade.
Alimentos como milho, abóbora, arroz, amendoim, sozinhos não oferecem riscos a sua dieta, o problema é que na maioria das vezes eles estão acompanhados de açúcar, creme de leite, manteiga, leite de coco, coco, leite condensado.
Abaixo, veja uma tabela com as calorias de algumas preparações típicas nas Festas Juninas:

Como a maioria das festas acontece a noite, o ideal é que substitua o seu jantar por uma das preparações salgadas, o caldo verde e o churrasquinho no pão são ótimas opções.
Para a sobremesa, escolha somente uma das opções, de preferência a menos calórica e modere na quantidade.
Com equilíbrio e moderação é possível aproveitar a festa e todas as suas delícias, sem sair da linha e ganhar alguns quilinhos! 
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112
Beijos, Sandra Falcão.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Devendo o Post de Quinta: Retenção de Líquidos!

Oi Gente, ontem NÃO deu pra vir por aqui...
tive um COMPROMISSO indadiável com meu PAÍS... #fuiprarua protestar pacificamente pelos nossos direitos e menos corrupção nessa nação!  Não deu pra acompanhar TUDO, por conta do meu filho pequeno, não ia me expor com ele na multidão LINDA que seguiu pelas ruas de Recife... mais de 52 mil pessoas! Mas fiz minha parte apoiando! =) FELIZ!


#vempraruarecife #ogiganteacordou #semviolência

Mas vamos ao papo do dia... esse post tava pronto pra vcs, PROBLEMINHA CHATO que atinge um monte de gente, eu mesma sofro MUITO com retenção de liquidos especialmente no período pré-mesntrual, chego a ficar com até 2kg a mais!!! AFF ninguém merece. 



Quem sofre com o problema, sabe como incomoda – afinal, um dos principais sintomas é o inchaço. Estamos falando da retenção hídrica, que acontece quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células.

"O corpo apresenta mecanismos sofisticados e complexos para manter o equilíbrio de líquidos – até porque mais de 2/3 dele é composto de água. Ocorre que, por diversos fatores, este sistema deixa de funcionar adequadamente e a água sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, provocando o edema”, explica Carolina Mantelli Borges, endocrinologista da Clínica de Especialidades Integrada, pós-graduada em metabologia, medicina legal e perícias médicas pela Universidade de São Paulo (USP).


ALGUNS ALERTAS IMPORTANTES:

1- Suspender as pernas facilitará a circulação sanguínea dos membros inferiores. "O retorno venoso e linfático será beneficiado, diminuindo a ação da gravidade", assegura o angiologista Ary Elwing. O ideal é que as pernas fiquem em um nível mais elevado do que o restante do corpo.

2- "O líquido compõe parte do nosso peso", argumenta a nutricionista Thabata Martins. "Embora varie de pessoa para pessoa, a retenção pode levar a um aumento do ponteiro da balança de 2 kg a 3 kg em média", diz Carolina Borge

3- A endocrinologista Carolina Borges sustenta que, tonificando os músculos da perna, você já estará auxiliando a circulação sanguínea e a drenagem dos líquidos retidos. "Para isso, basta andar em ritmo acelerado por 30 a 45 minutos todos os dias. Caminhar, correr e andar de bicicleta são as atividades ideais". Importante lembrar que o excesso de peso e a gordura são inimigos da circulação, e praticando exercícios você estará reduzindo seu peso corporal. "Mas é bom deixar claro que, em alguns casos, como diante de males cardíacos, a atividade física pode ser prejudicial. Por isso, o médico deve ser consultado sempre para saber qual a causa da retenção de líquidos", adverte Ary Elwing




4- Na drenagem, o paciente fica deitado, enquanto o fisioterapeuta realiza movimentos suaves para estimular a drenagem através do sistema linfático. "Além de ativar a circulação, a técnica desentope os gânglios principalmente em pontos como pescoço, axilas, virilha e parte de trás dos joelhos", diz Carolina Borges, salientando que a massagem não representa a cura e nem evitará que o problema aconteça. Alerta: a drenagem linfática é contraindicada para quem tem varizes, disfunções renais e de coagulação do sangue, quadros infecciosos, tromboses e tumores


5- "Emagrecer significa reduzir o excesso de gordura no corpo, e isso a drenagem linfática não faz", diz Thabata Martins. O procedimento, explica Carolina Borges, pode dar a falsa impressão de redução de medidas, já que está drenando e fazendo os líquidos serem eliminados. "Líquidos, e não gordura". O método, no entanto, traz benefícios: melhora da oxigenação celular, atenuação da celulite, incremento da função intestinal e da circulação sanguínea e redução do inchaço

6- Remédios para males cardíacos e pressão alta, pílulas anticoncepcionais, >( no MEU caso elas são meu mal! ),  antidepressivos, antiinflamatórios não esteróides, hormônios e uso crônico de diuréticos e laxantes podem aumentar a retenção de líquidos



7- Os líquidos saem de dentro das células e migram para a parte externa, provocando alterações estéticas como a celulite. Além da drenagem linfática, que ajuda a combater o problema, alguns procedimentos são potentes para atacar não só a retenção de líquido como também a temida dupla celulite e gordura. Exemplos: manthus, um ultrassom que faz com que a gordura, que está dentro das células, se transforme em pequenas partículas e caia na circulação linfática, para depois ser eliminada por meio do suor ou da urina; e bandagem de talassoterapia com manta térmica e crioterapia, que promove um choque térmico no organismo para incrementar a circulação e a troca de líquidos 


8- Aumentar a ingestão de líquidos é uma das recomendações para quem sofre com inchaços, já que melhora o funcionamento do organismo como um todo e leva a pessoa a urinar mais, mandando embora toxinas e líquidos acumulados. "Quem pensa que irá favorecer a retenção está completamente enganado. A água é um dos principais meios para acabar com este problema hídrico, pois irá estimular o trabalho dos rins e consequentemente a eliminação dos excessos", diz Carolina Borges, acrescentando que apenas durante as refeições é bom diminuir a ingestão, para não atrapalhar o processo digestivo. Detalhe: quem gosta de chope e tem tendência ao problema, é bom ficar atento, pois a bebida contém muito sódio


9 - Quem faz regimes extremamente restritivos, e por longos períodos, pode acabar retendo mais líquidos. "Isso acontece porque o organismo não terá quantidade suficiente de proteínas no sangue para remover o excesso de água dos tecidos", explica Carolina Borges.


Os locais mais suscetíveis ao edema são pernas, tornozelos, pés, mãos, barriga e costas – nas pessoas que ficam deitadas muito tempo. “Quando permanecemos horas seguidas em pé ou sentados, os membros inferiores sofrem, especialmente no fim do dia”, diz a nutricionista. Importante: é possível adquirir, por este acúmulo de líquido, até 2 kg no período de 24 horas.

Está na dúvida se sofre ou não com a disfunção? Faça o teste: pressione, com os dedos, algumas áreas como pernas e pés, e observe se forma um sulco ou depressão. Perceba, ainda, se seus pés incham muito a ponto de sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia, ou se amanhece com pálpebras ou rosto inchado.
Causas
A lista de causas é extensa. O problema pode aparecer por variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue, ação da força da gravidade, reação às altas temperaturas, problemas vasculares e circulatórios, doenças na tireoide, reações inflamatórias, ingestão de remédios como anti-hipertensivos, alterações renais, cardíacas ou hepáticas e ingestão excessiva de sal.

Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética, em São Paulo, com curso de massoterapeuta pelo Senac, salienta que, além da alimentação inadequada – com embutidos, conservas, salgadinhos e azeitona, por exemplo –, o excesso de peso contribui para piorar o quadro porque dificulta a circulação do sangue.

"O ideal é priorizar um menu equilibrado com frutas, verduras e legumes, sem exagero de sal e açúcar. E, claro, fazer exercícios regulares, pois o sedentarismo é outro fator agravante.”

Atenção: é imprescindível consultar um médico para identificar a causa. “As razões mais frequentes são as hormonais – em decorrência dos hormônios femininos e da tireoide. Porém, outros distúrbios podem estar por trás, como os cardíacos: a falência do coração faz com que o mesmo não tenha força para ajudar no retorno dos líquidos da periferia – mãos e pernas –, ocasionando o edema nos mesmos”, ressalta o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento de laser. O mau funcionamento dos rins é outro fator de risco, assim como desordens linfáticas e venosas.

Problema de mulher?

Em relação à tendência, Carolina Borges diz que mulheres têm mais propensão por causa das questões hormonais: na fase pré-menstrual, é comum o problema aparecer pelas oscilações nos níveis de estrógeno e progesterona.

O diagnóstico se baseia na avaliação do quadro clínico e não raro incluirá o pedido de exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas. Estudos cardíaco, hepático, renal, imunológico e tireoidiano igualmente podem ser necessários, assim como a análise das veias e artérias próximas ao local mais afetado.
Fonte: Saude/temas/bem-estar

VAMOS CUIDAR DO CORPO DA ALIMENTAÇÃO E DA SAÚDE COM EQUILÍBRIO! 
BEIJOS GENTE ....
Sandra Falcão.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quarta: Crônica do dia... O Brasil Acordou!?

Fala Gente...
Sempre estou por aqui compartilhando com vocês diariamente parte da minha rotina de treinos, a dieta, e outros gostos, como a paixão pelos livros e a leitura, os looks de moda, viagens, e outros assuntos... e nas quartas sempre tem as crônicas, sejam escritas por mim ou textos de autores que admiro e compartilho com vocês.

Essa semana em especial estamos vivendo um momento HISTÓRICO em nossa país sem dúvida, e eu não poderia deixar passar sem comentar o assunto.
Afinal nosso país parece estar despertando de um longo período de adormecimento, de demência, e espero em Deus que essa onda de manifestações pacíficas não acabem num próximo final de semana por conta de alguma novidade da Copa ou coisa parecida, e que nada disso venha a virar pizza como é costume por aqui.
Mas algo me diz que agora parece ser diferente!
As manifestações se espalham por todos os cantos, pela internet, mas as pessoas saíram de trás de suas mesas e cadeiras e FORAM PRA RUA, dar seu grito de BASTA, de protesto contra tanto desmandos e atos de corrupção sem punição.
Tudo parece ter começado com o tal aumento dos  R$ 0,20 centavos? Nãooooo...não é só isso, não foi por isso...essa foi a GOTA D’ÁGUA... dentro de um copo que já vinham cheio!
As manifestações começaram em 2012, pelo MOVIMENTO PASSE LIVRE, ainda em Natal no Rio Grande do Norte, e aos poucos foi ganhando corpo, até EXPLODIR em manifestos essa semana... como dizem alguns jornais internacionais: “ O Brasil explodiu”!

Sim, veio a explodir de tanta indignação por tanta corrupção, tanta roubalheira do dinheiro publico, tem muita gente ( políticos ) nesse momento com o rabinho no meio das pernas, com medo, igual a cachorro acuado, porque estão percebendo que a população de alguma forma ACORDOU!
Não parece querer calar-se facilmente. Não são só os vinte centavos, os acordos de baixar tarifas que vão fazer esse povo aquietar-se! Não é possível! Já que levantaram a cabeça agora lutem até o fim!

É absurdo que nosso  país seja visto ai fora como “país do futebol, das mulheres  e do sexo fácil, do carnaval e SÓ!”... Nós somos MUITO MAIS QUE ISSO...e o mundo precisa saber!
É nojento o nosso poder publico, o nosso governo onde TANTOS CONDENADOS por crime de corrupção estão lá dentro ativos, isso é PODRE!  Onde a lei só é cumprida para os pobre e fracos, onde os ricos e influentes não são penalizados pelos atos errados.

É triste ver que no nosso país tão carente de TUDO, milhões foram investidos nos estádios apenas, em melhorias de “ faixada” para GRINGO ver... isso não nos leva a lugar nenhum, a educação, os transportes e a saúde publicas continuam precárias, decadentes...
É ISSO QUE O POVO REINVIDICA... não são por R$ 0,20.... são melhorias em todos os estados, é por RESPEITO ao nosso dinheiro, ao que pagamos de impostos e juros abusivos, e não vemos retorno. É um GRITO pela educação, por professores VALORIZADOS, por salários dignos e justos. Pelo fim de tanta roubalheira, safadeza e corrupção no nosso congresso nacional!
É por parlamentares mais próximos ao povo, menos ignorantes, menos preconceituosos.
Gente louca e desequilibrada como Marco Feliciano ENVERGONHA a nossa política, bem como os corruptos e ladrões que estão lá dentro impunes.

Hoje vismos a notícia ABUSRDA da aprovação do Projeto de lei CURA GAY aprovada por eles? Onde estamos? Quem esses caras pensam que são? O PRÓPRIO DEUS? Para julgar as pessoas assim? O Feliciano, se acha perfeito, e o próprio Deus no dia do Juízo, né?
Me poupe Feliciano, de sua ignorância e homofobia, me poupe de seu preconceito absurdo!



Não sou homosexual, sou uma mulher comum como tantas outras, mãe, esposa, filha, tenho uma família tradicional, MAS SOU CONTRA esse tipo de preconceito ignorante!

Enfim, desejo de coração que nosso país realmente passe por uma RENOVAÇÃO, uma REFORMA POLÍTICA, não apenas uma ONDA de manifestos, e que essa VOZ NÃO SE CALE.

Para quem quiser conhecer mais deixo o link: Protestos_no_Brasil_em_2013  
 

Brasília.

Cenas dos manifestos do dia 17 de Junho de 2013!
DATA HISTÓRICA para nosso país!
Queiram eles ou não!
Rio de Janeiro.

Tô contigo Brasil!
Sandra Falcão.