quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Livro: Casamento Blindado

Oi Gente, beijos em vocês.
Tudo bem?

Então essa semana eu li o livro Casamento Blindado, e gostei bastante...
É um livro com base e fundamentos cristãos, ao meu ver não é mais um livro de autoajuda, e sim uma troca de experiências, de ensinamentos dos autores, o casal Renato e Cristiane Cardoso.
Confesso que demorei a me convencer a ler esse livro, justamente por achar que era esse tipo de leitura chata, com receitas prontas pra vida da gente... E na realidade não é bem assim, não há receitas, não há mágica...




LIVRO: CASAMENTO BLINDADO.
AUTORES: RENATO & CRISTIANE CARDOSO.
EDITORA: THOMAS NELSON BRASIL.
PÁGINAS: 271.
MINHA NOTA: ÓTIMO LIVRO...

Então, um dos motivos que me fez adiar a leitura, era o fato de não "simpatizar" muito com o pai da Cristiane, o bispo Edir Macedo, mas tentei ser o mais imparcial possível, e ler com olhos apenas de leitora, esposa, não de crítica, e tentei botar minhas opiniões pessoais de lado...
Enfim, como mulher, esposa, mãe, e por viver  um relacionamento de 18 anos, um casamento sólido, li para conhecer o que havia de bom no livro.
Até certo ponto, afirmo que não me senti tão surpreendida, porque muitos dos pontos citados no livro, eu já vivenciava em minha vida de casada. Então foi uma leitura interessante para acrescentar conhecimentos.


" Por isso, entenda: NENHUMA amizade é tão valiosa quanto o seu casamento... aprenda a fazer do seu parceiro seu melhor amigo." Pag. 44.

"Casamento FELIZ dá trabalho" Pag 45.

"A propósito, o que é o divorcio senão uma maneira de fugir dos problemas conjugais que o casal nunca conseguiu resolver?" ... "Viver feliz no casamento é uma arte, a arte de resolver problemas" Pag. 48.

Bom, o livro tem uma escrita fácil de ser compreendida, é bem objetivo, tem alguns pontos que eu não gostei muito, quando ele compara o dia a dia do casamento com uma empresa, eu particularmente não consigo enxergar meu relacionamento assim... e também orienta e nos desligarmos ao máximo das emoções para resolver os problemas do dia a dia... Pra mim algo também bem difícil, pois sou emoção em pessoa, mas isso nunca me atrapalhou ou impediu de ter bons diálogos, respeito e solucionar as coisas na minha vida pessoal ou no casamento.

O livro é bem claro e objetivo nos assuntos que atormentam a vida de qualquer casal, eu adorei as dicas que Renato e Cristiane dão pois a primeira lição do livro é aceitar os defeitos do seu parceiro ou parceira como algo positivo, ele dá o exemplo de uma empresa onde praticamos isso todo dia, mantemos a boa convivência com quem não gostamos no nosso trabalho pelo ambiente pedir, então porque não aceitar o defeito de quem amamos ? Que tal entender um pouco da bagagem que cada um carrega e entender o comportamento do seu atual marido ou esposa?

Eu digo que esse livro é muito interessante ESPECIALMENTE PARA OS CASAIS MAIS JOVENS, que estão iniciando  seus relacionamentos, que pensam em casar, pois o capítulo 3,  que eles tratam da "Mochila nas Costas", é aquela questão de que cada um vivi sua vida, tem costumes, famílias, amigos diferentes, e ao casar carregam consigo suas "bagagens emocionais", é necessário aprender a lidar com os defeitos e qualidades do outro. Muito elucidativo esse capítulo! Recomendo!
 
Na verdade todo o livro é bem interessante, para os que tem uma base cristã, a leitura torna-se ainda mais fácil de ser compreendida e gostosa, fácil de ser aplicada no dia a dia, pois quem segue os princípios cristãos, entende que o casamento é especial para Deus e vontade Dele!

Página 46
"Sozinho você consegue o possível. Com Deus você consegue o impossível."

Página 141
"Muitos problemas seriam resolvidos se o orgulhoso apenas dissesse: "Me desculpe, eu errei, não vou mais fazer isso."

Gostei do livro =) trouxe mais ensinamentos positivos para meu relacionamento... Recomendo as minhas amigas casadas, namoradas... =) todas.
E para quem quiser saber mais acesse: Casamento Blindado

Beijos, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário