segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dieta da Semana: Dicas do Dr. Máximo Ravenna


Oi gente....... E ai, como foram de final de semana?
Segunda-feira começou com tudo... vamos pensar na dieta! 
Já falei pra vocês do livro que li do Dr. Máximo Ravenna, o médico argentino, autor de dois livros, 
A Teia de Aranha Alimentar - Quem come quem?  ( esse eu ainda não li! ), mas o livro aborda aspectos envolvidos nos processos de dependência e adição. Ele analisa as causas da obesidade e nos oferece um método que emagrece, educa, sustenta e cura. E o outro, Entre Abrir e Fechar a Boca - Histórias de obesos que mudaram seus destinos.  




Editora: Guarda-chuva
"Entre Abrir e Fechar a Boca" traz oito histórias de pessoas comuns que decidiram dar um basta na gordura, e escolheram fazer isso através do método global de emagrecimento desenvolvido pelo médico argentino especialista em obesidade e distúrbios alimentares.


Será que podemos dizer que a obesidade é psicológica? De acordo com o médico argentino Máximo Ravenna, o excesso de peso é estimulado pelo ambiente em que vivemos aliada a compulsão gerada por certos alimentos.

Ele criou um método de emagrecimento que combina trabalho psicológico, eleição de alguns grupos alimentares e atividade física com o objetivo de mudar o comportamento do obeso e ajudá-lo a se livrar de vez dos pesos indesejados.
O estilo de vida das pessoas mudou. Atualmente passamos horas em ambientes fechados e cada vez mais estamos suscetíveis ao estresse. Isso gera uma demanda maior por alimentos apetitosos, como massas, biscoitos, doces entre outros.
Os alimentos que geram a compulsão são feitos de farinha refinada, açúcar e gordura saturada e os produtos processados e industrializados. Seus ingredientes não têm muito valor nutricional e ainda são capazes de alterar, na massa cinzenta, os níveis de neurotransmissores como dopamina e serotonina, relacionados à sensação de prazer e bem-estar. É por isso que o seu consumo gera dependência.

Segundo Ravenna, os pilares do emagrecimento são:
  • Cortar radicalmente carboidratos simples;
  • Porções reduzidas de alimentos, sempre selecionando itens que aumentam a saciedade;
  • Evitar situações que disparem a compulsão. E, claro, isso varia de indivíduo para indivíduo;
  • Atividade física orientada;
  • O maior diferencial: frequentar, até diariamente se for o caso, sessões de terapia em grupo, onde se trabalham questões como a autoestima e os gatilhos que levam a buscar — por ledo engano — alegria de viver na comida.
Fonte:  Emagrece-brasil
Sua base tem por finalidade fazer com que a paciente tenha pouco consumo de calorias, porém as pacientes precisam seguir rigorosamente a dieta informada, a mesma também precisa ser aliada a atividades físicas, pois dessa forma é potencializado a perca de gordura do organismo. Essa dieta consiste em se alimentar quatro vezes durante o dia, e como é possível ver em sua composição, o consumo de carboidratos durante a noite também deve ser totalmente excluído.

Como fazer:

No café e no lanche deve ser seguida essa alimentação: Café, Iogurte desnatado, fonte de proteína como no caso de carne, fruta
No almoço e no jantar você pode optar pela seguinte alimentação: Porção de caldo, vegetais, Salada verde, fonte de proteína, sobremesa
Lembrando que durante o jantar é necessário se alimentar em quantidade menor, também opte por consumir  pouca sobremesa, sendo que na maioria das vezes a sobremesa é rica em calorias e devem ser evitadas.


DICA DE CARDÁPIO:

Sopa de Legumes:
Ingredientes: 
  • 1/2 abóbora japonesa descascada
  • 2 cenouras médias
  • 1 beterraba média
  • 1 chuchu médio
  • 1 berinjela média
  • 1 abobrinha média
  • 1 cebola média
  • 2 folhas de louro
  • 4 dentes de alho
  • Cheiro verde
  • Sal
  • Azeite extra virgem

    MODO DE PREPARO

    1. Corte os legumes em cubos e reserve-os
    2. Na panela de pressão, doure o alho socado com sal e a cebola num fio de azeite
    3. Acrescente os legumes, o louro e o cheiro verde
    4. Coloque água até cobrir os ingredientes
    5. Tampe a panela e deixe ferver por 10 minutos após a pressão
    6. Deixe esfriar um pouco e bata tudo liquidificador, mas nao se esqueça de retirar as folhas de louro antes de bater
    7. Além de saudável, esta sopa tem pouquissimas calorias e pode ser consumida fria no verão ou bem quentinha no inverno
    8. Uma dica sirva com uma colherada de requeijao cremoso light, fica divino=)

      É isso gente...vamos entrar na dieta essa semana?
      Beijos.
      Boa semana....

3 comentários:

  1. Dicas muito interessantes, gostei obrigada por compartilhar, bjs Rô

    ResponderExcluir
  2. Oiêeee adorei esse post, muito bom mesmo!!! Me identifiquei, pois toda vez que chuto o balde da dieta, mesmo seguindo há dias, fazendo atividade física certinho, é quando estou com grupo de amigos beberãoOooooos, que só querem saber de se empanturrar nos fds c/aquele churrasco bem típico de brasileiro e cervejada... Confesso que quando saio de casa, meu pensamento é não deixar influênciar,kkk, mais é muito difícil, pois todos comendo e bebendo, quando vejo, depois de uma cervejinha, estou comendo igual a eles....rs, resolvi me afastar até chegar meu objetivo, mais práticooo,kkk

    ResponderExcluir
  3. Esta dieta é bem antiga, nossos ancestrais a 10 mil anos já faziam... Chama-se dieta Paleolítica. O tal doutor deu uma repaginada e batizou com seu nome, criou uns "diferenciais" para tirar uma graninha de quem não conhece a dieta... Na internet tem muita coisa para ler... De graça! Por sinal, a dieta Paleolítica funciona muito bem, fiz e recomendo, perdi 12 kilos em dois meses. Sem sofrimento.

    ResponderExcluir