quarta-feira, 31 de julho de 2013

Crônica do dia: Decepção...


"Certamente você já disse:
Caramba, que decepção... Jamais poderia esperar isso desta pessoa...
Na realidade, a pessoa em questão, a que causou a decepção, pode estar isenta de qualquer maldade pela sua atitude. O problema maior está em nossos valores e na forma de como “queremos que as pessoas sejam ou nos vejam”.
Primeiro vamos analisar a palavra decepção. Para mim ela é formada por decepa a ação. Eu quero vê-la assim; eu a sinto assim. Cada um pode encontrar a sua verdade na comunicação que faz com as pessoas. As palavras são verdadeiros torpedos de energia potencializadas pelo que estamos vivenciando e, portanto, sentindo naquele momento. Se a energia é boa a palavra fica suave. Se for ruim pode funcionar até como uma verdadeira “pedrada”.


Decepção, para mim, conforme frisei acima, determina o final de uma etapa ou da maneira de se ver a mesma coisa. Depois de muito estudar, eu fico com a segunda hipótese. Não é recomendável sofrer pelo que causamos a nós mesmos. A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.
Trata-se da quebra de um conceito criado pela nossa mente, invariavelmente não verdadeira. Fomos nós que construímos os valores e o rótulo que colocamos na outra pessoa. Foram nossos conceitos que pautaram o carinho, o amor e a amizade. Ninguém é igual a nós.

O outro só fez a parte dele. Na realidade a pessoa sempre foi o que está demonstrando naquele momento, mas éramos nós que não fazíamos a leitura correta de como ela realmente é em seu interior. As adversidades da vida nos mostram outras realidades com as quais não tínhamos contato. 
Muitas vezes me decepcionei. Em algumas, fiquei irritado, mas não sabia ler a vida como sei hoje. 

Lembro novamente do meu Mestre ND. Ele me disse: 
...você sofre porque espera demais das pessoas. Elas são elas com seus conceitos e valores, você é você. Cada ser humano é diferente e vê a vida com sua exclusiva evolução e entendimento. As verdades são singulares. Nas dificuldades as pessoas mudam. Nas festas são todos iguais. A musica e o ambiente contribuem para a harmonia do local. As pessoas dão o que podem dar. Nós é que temos expectativas diferentes.
Enquanto você está lendo este texto certamente está analisando a sua vida e encontrando novamente os momentos que te magoaram profundamente, simplesmente porque a sua expectativa não foi recompensada conforme seu desejo.

Temos que analisar este ponto para nos policiarmos e nunca esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar. Depois das várias lições e estudos que realizei, orientado pelo meu Mestre, pude perceber, acredite: era eu mesmo quem me feria. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Eu é que esperava mais delas.
Reconheço que foi uma batalha bonita entre meus conceitos passados, minha cegueira e a verdade que se pode encontrar em cada relação com o ser humano. Por isso nunca devemos considerar uma verdade como eterna. Ela simplesmente espelha um momento, uma fração de segundo. Depois tudo tende a se modificar porque as energias se transformam.
Por isso o termo EVOLUIR. 

Muitas pessoas apenas repetem-no, mas não entendem o real significado desta palavra. Ë crescer caminhando. Jamais crescer lendo. Jamais crescer sem atitudes. Só conhecimento não gera sabedoria.
Para que possamos efetivamente saber mais temos que ter conhecimento novo e aplicá-lo. Portanto, de hoje em diante, cabe a nós decidirmos se vamos ou não nos decepcionar com as pessoas no futuro. 
Cada um dá o que tem... Claro que você já ouviu isso, mas nunca prestou a devida atenção na composição exata da frase. Primeiro porque, certamente, você confundiu o dar com algo material, pecuniário ou -mesmo-, até de sentimento. Mas, antes de sentir a gente quer ver. 

Outra frase: Ver para crer... Pense em tudo que está em sua, na minha, em nossa volta e irá perceber que muitas verdades estão escancaradas à nossa frente, mas insistimos em não vê-las simplesmente porque não conseguimos “decifrar a verdade pelos conceitos ultrapassados que insistimos em adotar em nossas vidas”. Nem tudo se pode ver. O que se sente sempre supera o que se vê.
A decepção é uma delas."

Texto: Saul Brandalise Jr.

Sei que nos veremos
Beijo na alma - LUZ 
SANDRA FALCÃO.

3 comentários:

  1. O que houve? Qualquer coisa me chama inbox. Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. Sempre leio aqui coisas que passei recentemente, incrível. rs Acabei me decepcionando com uma pessoa que eu pensava "Com ele é diferente" , "Ele não faria isso comigo" e fez. Mas a errada foi eu por achar que estava livre dessas, rs. Amo a frase "A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional". A gente aprende e ver que todos estão aí pra errar e que mesmo pessoas que amamos um dia vai partir nosso coração. Temos muitas formas de aprender a ser forte, a amadurecer, mas se decepcionando sempre foi a "melhor" forma de crescimento.

    Beijos ♡♡
    comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que texto maravilhoso! Era tudo que eu estava precisando ler. E é verdade, esperamos demais das pessoas, porque nos preocupamos, nos dedicamos, esperamos o mesmo zelo e dedicação. Mas isso é um erro...

    Bjuu

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir