sábado, 24 de setembro de 2011

Minhas Dicas da Reeducação Alimentar...


 

Na reeducação alimentar você irá descobrir que é permitido consumir por exemplo chocolate, diariamente. Para isto o paciente deve seguir a risca as quantidades de alimentos proposta pela nutricionista. Afinal o que engorda não são os alimentos em si e sim o excesso deles!
Macarrão e batata também podem ser incluídos em um plano de emagrecimento, assim como feijão e outras leguminosas. Respeitando as quantidades propostas você perceberá que pode comer de tudo, mas de tudo um pouco!
A seguir algumas dicas para um emagrecimento saudável:

• Troque a gordura dos molhos industrializados pelo molho caseiro , feito com pouquíssimo óleo;• refogue o alho e a cebola com pouco óleo ( incline a panela para agilizar o processo ) ou apenas cozinhe os temperos na água;

• use e abuse dos condimentos em geral;

• troque sempre as frituras por grelhados, assados ou cozidos;

• oferecer carne vermelhas magras ( músculo, maminha, alcatra) e retirar toda a gordura aparente;

• tirar a pele das aves;

• varie com peixes assados ensopados e cozidos no vapor ( peixes magros: cação , pescada, linguado, entre outros ). Os peixes de água doce são mais gordurosos que os de água salgada;

• varie o sabor do leite. Experimente colocar gotas de essência de baunillha, que além de ter baixíssima caloria, dá um sabor muito especial;

• não consumir mais de 2 ovos por semana, uma vez que os mesmos são riquíssimos em colesterol.
  • Ingira muita água, no mínimo 2 litros por dia, isso ajudará na hidratação corporal.
  • Evite bebidas alcoólicas, pois são calóricas e não fornecem nutrientes ao organismo.
  • Faça suas refeições com tranquilidade, mastigue bem os alimentos, isso facilita a digestão.
  • Aumente o número de refeições por dia e diminua a quantidade, ou seja, faça de 5 a 6 refeições diárias porém diminua a quantidade de alimentos. E, não substitua o almoço ou jantar por lanches rápidos.
  • Controle o uso do sal, evitando assim a hipertensão.
  • Temperos (alho, orégano, cebola) podem ser utilizados à vontade, ajudam a melhorar o sabor dos alimentos.
  • Evite frituras, porém se não conseguir coma 1 vez a cada 7 ou 15 dias. Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados.
  • Inicie suas refeições pelas saladas, pois possuem fibras, as quais ajudam a dar sensação de saciedade e auxiliam na digestão.
  • Sucos, vitaminas e saladas de frutas devem ser ingeridos logo após o preparo, evitando assim a perda das vitaminas.
  • Alimentos como feijão, ovos, carnes e espinafre são ricos em ferro, seu consumo se faz necessário pois ajudam a  evitar a anemia.

realize sempre atividade física, melhorando sua saúde em geral.
Por: Renata Dias.
Como Emagrecer Comendo Bem
Abaixo estão alguns pontos a serem observados por quem pretende emagrecer comendo bem:

*Faça uma reeducação alimentar — é possível emagrecer comendo bem, mas procure ingerir também alimentos mais saudáveis e menos calóricos.
*Coma menos e mais vezes — este é uma dos grandes segredos da reeducação alimentar para emagrecer comendo bem.
*Ao invés de um almoço e jantar "caprichados", coma em menos quantidade nestas duas refeições, e compense ingerindo outros alimentos entre elas (de preferência frutas e/ou complementos alimentares).
*Complementos alimentares são seus amigos — existem diversos produtos que podem te ajudar a "matar" aquele fome sem alterar o equilíbrio calórico diário. Alguns têm até propriedades que auxiliam na perda de peso, como a farinha de maracujá(vou  pesquisar sobre os beneficios dessa farinha.rsrs)

Emagrecer Comendo Bem — Conclusão

Portanto, é possível emagrecer comendo bem, dependendo do conceito pessoal do que é comer bem. Com apenas alguma reeducação alimentar (comer menos em mais refeições, o uso de complementos alimentares, por exemplo) é possível sim emagrecer comendo bem.
Farinha de maracujá(deve fazer bem né)
farinha maracujá (também conhecida como fibra de maracujá) auxilia em regimes de emagrecimento, reduz taxas de glicemia e colesterol.

Estudos científicos indicam que a casca do maracujá é extremamente rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir as taxas de glicose no sangue. A farinha de miracujá contém também outras fibras insolúveis.

A fibra de maracujá, tendo como maior agente a pectina, que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos e da glicose produzida no processo digestivo e também nas gorduras, auxilia ainda a redução de glicemia e na taxa de colesterol.

A alta concentração de pectina contida na farinha maracujá diminui a concentração de glicose, contendo ainda fósforo, que é fonte de renovação celular, cálcio que ajuda no desenvolvimento dos ossos e dentes, ferro que dá mais energia e disposição, vitamina B3 que ajuda a transformar alimentos em energia.

Todas estas propriedades estão presentes na farinha de maracujá, um produto totalmente natural, saudável e excelente auxiliar na perda de peso





dicas
OS 10 MANDAMENTOS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Não adianta. Entre médicos e nutricionista já é consenso que quem quer emagrecer e, principalmente não voltar a engordar, precisa passar por um processo de reeducação alimentar. Mas, por envolver questões comportamentais, ligadas a hábitos alimentares adquiridos ainda na infância, esta reeducação é a parte mais difícil de um tratamento contra obsidade.

A seguir a nutricionista Maribel G. Melos enumera os '10 mandamentos' que podem ajudar quem quer ou precisa reeducar seus hábitos alimentares. Leia e avalie. Você vai perceber que com força de vontade, amor próprio e persistência a reeducação alimentar está ao alcance de todos.


1 - Amar e aceitar a si mesmo: este é o primeiro passo para se realizar uma mudança. Enquanto ficarmos brigando com nossos "defeitos", não conseguimos enxergar as qualidades.

2 - Não fazer promessas absurdas: é necessário usar de clareza quando nos colocamos frente a um desafio. Não adianta programar emagrecer mais do que consegue num tempo milagroso. Isso costuma desmotivar.

3 - Não ficar com fome: a fome é um mecanismo que nosso corpo utiliza para nossa proteção. Portanto funciona quase que instintivamente. Para comer com equilíbrio precisamos comer racionalmente, pensando e selecionando o que comer.

4 - Não beliscar entre as refeições: o hábito de beliscar não deixa "registros" nem físicos, nem mentais, o que "permite" que comamos mais do que devíamos.

5 - Valorizar ao máximo tudo o que for comer: se você está acima do peso certamente é uma pessoa que gosta de comer bem. Portanto use bem este prazer, evite o comer por comer. Faça um trato consigo mesmo:

"só comerei alimentos que realmente sejam muito bons".
Continuando . . .
6 - Não 'cobiçar' o prato do vizinho : o tempo das dietas do tipo alface e bife já era. Torne seu prato agradável ao olhar e ao paladar. Assim acaba aquela idéia de que só é bom o que não faz parte da sua dieta.

7 - Comprar apenas os alimentos que consegue controlar: se é difícil se controlar quando há muito queijo em casa, quando há um bolo no armário ou quando sente-se o cheiro do chocolate, para que passar por esta prova?! Se você já sabe que não consegue ficar apenas na primeira bala ou bolachinha... Não compre!

8 - Retomar sempre que cometer um pecado: este mandamento costuma ser o mais eficiente, mas também é o hábito mais difícil de ser aprendido. Para aprendermos a retomar após deslizes, precisamos exercitar várias vezes esta atitude.

9 - Ser verdadeiro consigo mesmo: de nada adianta esconder de si mesmo aquele pedacinho de bolo ou aquele pãozinho que comeu antes do jantar. Também não adianta mentir para si mesmo que está fazendo a dieta "direitinho" quando na verdade passa o tempo todo "roubando" comida. Emagrecer é muito mais difícil porque ninguém pode fazer por nós.

10 - Respeitar sua orientação nutricional: sua orientação nutricional é personalizada e formulada para atender suas necessidades nutricionais. Sempre que comemos com equilíbrio nosso corpo responde de forma mais equilibrada. Leia sua dieta e experimente cumpri-la da melhor forma possível.

Fonte: Maribel G. Melos - Nutricionista

DICAS SUPER SAUDÁVEIS: Coloque-as em prática 10 dias antes da menstruação.
- Diminua o consumo de sal, café, chá preto e refrigerantes.
- Evite frituras, alimentos gordurosos e chocolates, além de embutidos como salames , mortadelas e salsichas. Isto lhe ajudará a combater a retenção de líquidos, irritabilidade e enxaquecas.
- Beba muito líquido: aproximadamente de 8 a 12 copos de água ao dia para aliviar a retenção de água no corpo e desintoxicar o organismo. Conte com a ingestão de outros líquidos como chás de camomila , erva cidreira ou melissa que tendem a acalmar os ânimos. O leite aumenta a serotonina, portanto ajuda no bom humor.
- A sensação de cansaço pode ser atenuada com alimentação fracionada ao longo do dia em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) intercalada com três pequenos lanches.
- Mexa-se e pratique alguma atividade que lhe dê prazer. Tente ficar mais tempo em contato com a natureza. A atividade física estimula a produção de endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem estar e diminuição dos sintomas da dor.
- Consuma menos carne vermelha e mais peixes neste período.
- Aumente o consumo de alimentos que possuem efeitos diuréticos: alface, pepino,tomate, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, melão, morango abacaxi e outros.
- Para combater a insônia veja a receita de chá natural abaixo.
- A ingestão adequada de água ( 8 a 12 copos), a alimentação fracionada e rica em fibras ( saladas com hortaliças cruas e cozidas , legumes, alimentos integrais, frutas com a casca) e a atividade física evitarão o intestino preso.
PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE COMBATEM A TPM:
Arroz integral, gérmen de trigo, aveia, nozes, batata, banana e melado são boas fontes de vitamina B 6. Ajudam na produção de serotonina e outras substâncias que atuam na sensação de saciedade e bem estar. Combatem náuseas, nervosismo, dores de cabeça e irritabilidade.
Leite e derivados, vegetais e folhas verdes escuras como couve e brócolis, atum, sardinha e sementes de gergelim, são boas fontes de cálcio. Aliviam cólicas, nervosismo, diminuem a retenção de líquidos e dores nas mamas.
Leguminosas (feijão, lentilha, soja e grão de bico), folhas verdes escuras, tofu, grãos de cereais, figo, milho, mamão, maçã e amêndoas e nozes são boas fontes de magnésio. Reduzem os sintomas da ansiedade.
Nozes, castanhas, azeite de oliva, óleo de soja, de girassol e de milho, feijão, ovo, carne, soja, brócolis, espinafre e cereais são boas fontes de vitamina E. Aliviam vários sintomas da TPM como as cólicas, dores de cabeça e dores nas mamas.
Salmão, atum, sementes de linhaça, sementes de gergelim, iogurte, leite e couve são boas fontes de ácido graxos w3. Reduzem a irritabilidade, dores nas mamas e evitam as famosas cólicas.
Batata, mandioca, inhame, corn flakes, aveia, milho, pães, massas e arroz integrais, barrinhas de cereais, granola, frutas frescas com casca e frutas secas são ótimas fontes de carboidratos. Estudos demonstram que o consumo regular de carboidratos diminuem os sintomas da TPM, além de aumentar a concentração de serotonina no organismo, melhorando o bem estar e ajudando a manter o bom humor. Estes alimentos seguram a compulsão alimentar, principalmente por doces


Dr. Will Clower, é o autor de "A não-dieta dos  franceses", lançado recentemente pela editora Campus. O médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses.

"Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós.
E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force.
O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos:
comer alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo,
sem necessariamente se exercitar", explica no livro.

" Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios. Onde estavam os produtos light?"

Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo.

"Temos que reaprender o que é comida de verdade.. Alimentos d e verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo", defende.

Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.

- Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios - fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos..
Onde estavam os produtos light?                                 

Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de  que se deve ter em casa , fala sobre os benefícios da cerveja e do vinho, com moderação, é claro, da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo.
Os resultados, garante ele, surgem em seguida.

Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta!

1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O est??mago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.

2 - Garfadas menores.. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comi da, você nem sente o gosto.

3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais.

4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido.

5 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.

6 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares.

7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.

8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápi do e em grande quantidade.

9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.

10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.







Um comentário:

  1. amigaaa adorei os 10 mandamentos....
    to seguindo minha dieta a risca.... hj vou sair nao tem como conseguir ficar nela indo pra um show KKKK mais eu me controlo ao maximo..
    lindaaaa

    ResponderExcluir